Diferenças entre Granada e Rubi

Como diferenciar uma granada de um rubi
Será que você seria capaz de identificar somente olhando para as duas imagens de pedras a seguir e dizer qual é a Granada e qual é o Rubi?
diferenças entre granada e rubi
diferenças entre granada e rubi
Se você tem uma afinidade por rubis, pode ser interessante aprender a diferenciá-los das granadas, que são similares quanto à cor, mas muito mais baratas. A maioria dos joalheiros são pessoas honestas e te dará um certificado de autenticidade no momento da compra. Caso você prefira adquirir a pedra online ou de um vendedor individual, você pode acabar caindo em um golpe.

O rubi é uma peça de valor, que pode ser passada de geração em geração, e merece o tempo e o esforço envolvidos em certificar sua autenticidade.
Anel de rubi sob luz ultra violeta, verdadeiro
Quanto à pedras brutas, deverá efetuar alguns testes, isto se você não é conhecedor das diferenças entre destas duas pedras que aparentam ser idênticas e que confundem pessoas menos experientes.

Principais diferenças entre a Granada e um Rubi
Densidade e dureza de minerais:
Densidade da Granada: 3,1 a 4,3
Densidade do Rubi: 3,97 a 4.05

Dureza na escala de Mosh da Granada: 6,5 a 7,5
Dureza na escala de Mosh do Rubi: 9

Lustro das Granadas:
Varia entre vítreo e resinoso, podendo ainda ser transparentes ou opacas, conforme a presença ou ausência de inclusões.
Lustro dos Rubis:
Sub adamantina, vítrea, perolada (em partes).

Variações de cores de Granada:
Vermelho, amarelo, marrom, preto, verde, ou incolor.
Variações de cor do Rubi:
Vermelho alaranjado a vermelho fortemente arroxeado.

Fluorescência ultravioleta:
Rubi: Vermelho sob onda longa (LW).
testar rubi
Rubi e diamantes sob luz ultra violeta (LW-UV).

Granada: variável.

Testes rápidos a olho:
Segure a pedra na frente do seu olho.
granada bruta
Movimente a pedra na direção da luz e role-a entre seus dedos lentamente.
Examine os padrões de luz resultantes dentro dela. Se você estiver segurando um rubi verdadeiro, verá diversas sombras de vermelho e azul em formato de arco-íris. Uma granada, por sua vez, refletirá um arco-íris contendo as cores verde e amarelo.

Procure arco-íris duplos.
Um rubi é uma pedra de refração dupla, portanto reflete a luz de maneira muito diferente da granada, que possui só uma refração. Caso você esteja segurando um rubi, a imagem do arco-íris será embaçada e parecerá com um arco-íris em cima de outro. A imagem dentro da granada será muito mais clara, devido à sua refração única.

Granada
Membros do Grupo Granada:
Os membros do grupo da granada subdividem-se através da sua variabilidade química.
tipos de granadas

Andradite
Andradite ou Andradita é uma granada de cálcio e ferro de fórmula Ca3Fe2 (SiO4) 3, embora sejam comuns substituições catiónicas importantes. As cores tem variações e podem ser vermelho, amarelo, marrom, verde ou preto. As variedades reconhecidas são topazolita (amarelo ou amarelo), demantoide (verde) e melantita (preto). A andradita pode ser encontrada em rochas ígneas de profundidade, como os sienitos, e em rochas metamórficas como os xistos e calcários. Seu nome homenageia o mineralogista brasileiro José Bonifácio de Andrada e Silva.

Piropo
Piropo, ou Rubi do Cabo, é uma granada de cor vermelho-sangue, devido a seu conteúdo de ferro e cromo. A sua fórmula é Mg3Al2(SiO4)3. O magnésio pode ser substituído em parte por cálcio e/ou ferro ferroso (Fe2+).
O piropo raramente possui inclusões, mas, quando presentes, estas se encontram em forma de cristais arredondados ou apresentam contorno irregular. Como todas as granadas, o piropo não possui clivagem, e a fratura é de subconcoide a irregular.
O piropo é encontrado em rocha vulcânica e depósitos aluviais e pode, juntamente com outros minerais, indicar a presença de rochas portadoras de Diamantes.

Grossularita
Grossularita ou grossulária é uma granada de cálcio-alumínio com a fórmula Ca3Al2 (SiO4) 3, embora o cálcio pode em parte ser substituído por ferro ferroso (Fe2 +) e o alumínio por ferro férrico (Fe3 +). Como cores mais comuns deste mineral são verde, canela, marrom, vermelho, e amarelo. Uma grossularita é um mineral típico de metamorfismo de contato de calcários, onde se encontra associada a uma Vesuvianita, Diópsido, Wollastonita e Wernerita.

Almandita
Almandita, almandina ou carbúnculo é uma granada do ferro-alumínio com a fórmula Fe3Al2 (SiO4) 3. As variedades transparentes podem ter bastante valor enquanto pedras preciosas. A almandita é um mineral comum em rochas metamórficas como o micaxisto, onde ocorre associado a Estaurolite, Distena, Andaluzite, entre outros.

Espessartite
Espessartite ou Spessartita é uma granada de manganês e alumínio de fórmula Mn3Al2 (SiO4) 3. O nome é derivado da cidade de Spessart na Baviera. Esta variedade pode apresentar variedades de cores, de acordo com o tipo e quantidade de impurezas.

Uvarovita
Uvarovita ou Uvarovita é uma granada de cálcio e cromo de fórmula Ca3Cr2 (SiO4) 3. Dentro do grupo das granadas, é a variedade mais rara, surgindo em pequenos cristais de cor verde associados a cromita e serpentina.
Um cor verde atraente e brilhante da uvarovite se deve à presença de cromo. Os cristais são muito frágeis, com fratura de subconcoide a irregular.
A uvarovita ocorre em rochas de serpentina.

Rubi

Rubi vs. Safira rosa
Geralmente, corindon com qualidade de gema em todos os tons de vermelho, incluindo rosa, são chamados de rubis. No entanto, nos Estados Unidos, uma saturação de cor mínima deve ser alcançada para ser chamado de Rubi; caso contrário, a pedra será chamada de Safira rosa. Traçar uma distinção entre rubis e safiras rosa é relativamente novo, tendo surgido em algum momento do século XX. Frequentemente, a distinção entre rubi e safira rosa não é clara e tem sido amplamente debatido.  Como resultado da dificuldade e subjetividade de tais distinções, organizações comerciais como a International Colored Gemstone Association (ICA) adotaram uma definição mais ampla para rubi, que engloba seus tons mais claros, incluindo rosa.

Conheça os diferentes tipos de Rubi:

Granada no Brasil
Podem ser encontradas os vários tipos de granadas de melhor qualidade nos seguintes estados por maiores volume: Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia, Espírito Santo, Ceará, Mato Grosso, Pará, Alagoas, Tocantins, São Paulo e Santa Catarina.

Rubi no Brasil
Pode encontrar coríndon Rubi de boa qualidade em Minas Gerais, Bahia e Goiás.

Fontes:

Sem comentários:

Publicar um comentário

Segue oficina70.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...