Tesouros perdidos no Brasil

Tesouros perdidos e lendas do ouro no Brasil
(lista de tesouros brasileiros)

Esqueça o tesouro de Oak Island, há tesouros perdidos que podem estar mais perto de você.
Um bom caçador de tesouros deve estudar bem a história da região onde vai procurar tesouros, e deverá caçar em locais históricos como casas coloniais ou em campos em que houveram guerras ou conflitos, estes são os locais mais propícios a encontrar objetos antigos ou até mesmo tesouros. Informações como estas ajudam tanto quanto dispor de um bom detector de metais.

Tesouro da Trindade
Mapa da Ilha da Trindade publicado no livro "The Cruise of the Alerte" em 1890
tesouro da trindade
O nome Tesouro da Trindade é atribuído ao tesouro que teria sido escondido por piratas na distante Ilha da Trindade, pertencente ao Arquipélago de Trindade e Martim Vaz, um grupo de ilhas situado em meio ao Oceano Atlântico a cerca de 1.200 quilômetros da costa do Brasil, tratando-se da parte mais oriental do território brasileiro.
Tesouros perdidos e lendas do ouro no Brasil
Seu conteúdo, uma fortuna em ouro e pedras preciosas, seria parte das riquezas que teriam sido retiradas de Lima, capital do Peru, em 1821, durante a guerra da independência.
A partir deste tesouro dá-se a lenda do Tesouro do Pirata Zulmiro.
(veja mais neste artigo)

Leia mais sobre o tesouro de Trindade clicando no link a seguir:

O Tesouro do Morro do Castelo
Rio de Janeiro
A lenda do morro do Castelo refere-se a um fabuloso tesouro oculto em galerias secretas em suas entranhas pelos Jesuítas em tempos coloniais. A lenda deve-se a documentos do século XIX que continham informações curiosas como a denúncia de um morador contra um vizinho que escavava nos fundos da casa, na esperança de encontrar algumas das moedas de ouro dos Jesuítas.
Em 1905, por ocasião das obras para a abertura da Avenida Central (atual Av. Rio Branco), um túnel foi descoberto.
Pesquisadores confirmaram que os túneis realmente existiram, embora sem conexão com o suposto tesouro.
Com a descoberta do túnel em 1905, as antigas histórias retomaram força, tendo mesmo surgido um mapa das galerias e um inventário do tesouro, que dava conta de 67 toneladas de ouro além de uma imagem em tamanho natural de Santo Inácio de Loyola, também em ouro, com olhos de brilhantes e dentes de pérolas.

Leia mais sobre o tesouro do Moro do Castelo nos links a seguir:

O Tesouro da Pedra do Sal
Praia da Pedra do Sal e o misterioso subterrâneo dos jesuítas
Leia mais sobre esta história no link a seguir:

O Tesouro de Guanabara,
Rainha dos Anjos.
tesouro rainha dos anjos, Rio de Janeiro
Rainha dos Anjos era uma nau que naufragou em Julho de 1722 perto na Baía de Guanabara entre a ilha das Cobras e o antigo Forte de São Tiago, na atual praça XV, centro do Rio de Janeiro após uma forte explosão. A embarcação de guerra portuguesa armada com 56 canhões estava a dias de zarpar para Lisboa com uma carga de cerca de 136 vasos de porcelana e vidro esmaltado da era Kangxi (1661-1722) e, possivelmente, diversas joias e barras de ouro.
A 6 de julho de 1722, a Coroa contrata Jorge Mainarde para fazer o salvamento do que fosse possível da Rainha dos Anjos e durante quase dois anos foi feita a exploração dos restos da preciosa carga do navio. Na altura os meios de mergulho eram decadentes e estima-se que muitas peças ainda repousem no fundo da baía de Guanabara sob areia, muito lodo e lixo.

O Tesouro de Ilhabela
tesouro de Ilhabela, São Paulo
O tesouro de THOMAS CAVENDISH - Ilhabela
Conhecido também como Baús de Ouro de Thomas Cavendish
Entre 1586 e 1588, o navegador britânico Thomas Cavendish (1560-1592) rodou o mundo, passando por Peru e China. No caminho, saqueou o que pôde, inclusive as riquezas do galeão Santa Ana, que levava especiarias e peças de ouro das Filipinas a Acapulco, no México.
As riquezas, que incluíam peças de ouro incas e astecas, teriam sido escondidas pelo próprio navegador.
Tesouros perdidos e lendas do ouro no Brasil
Pode estar em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, local que abriga dezenas de embarcações que naufragaram ao longo dos últimos quatro séculos. Também esconde tesouros deixados por piratas. A praia do Saco do Sombrio, na borda oeste da baía dos Castelhanos, era uma das preferidas: tem acesso difícil por terra, é cercada por montanhas e tem saída para o oceano Atlântico.
E um dos tesouros mais famosos que estariam no local é o de Cavendish.

Morador de Ilhabela, o engenheiro belga Paul Ferdinand Thiry começou a procurar o butim em 1939. Desde então, moradores e turistas buscam sem sucesso. Além do fundo do mar, os baús podem estar enterrados ou escondidos em cavernas.


Mais lendas que Tesouros:

Tesouro de Laranjeiras, Sergipe
Lenda do túnel da Pedra Furada
Desde o tempo dos jesuítas até os dias atuais, circulam histórias de tesouros ,em ouro, prata, moedas, alfaias que foram escondidas e deixadas durante a fuga dos jesuítas durante o período da invasão holandesa.
Acredita-se que em  locais como a Gruta da Pedra Furada, uma 
formação de pedra calcária, e que serviu como refúgio para os nativos da região, seja um destes locais que guardam este tesouro perdido, pois ali os jesuítas celebravam missas.
Outro local da lenda do tesouro de Laranjeiras é a Gruta da Matriana, também um local utilizado como refúgio e para orações pelos padres jesuítas.

Saiba mais sobre esta lenda nos links a seguir:

Tesouro da Pedra dos Cinco Pontões
Laranja da Terra, Espírito Santo
Dizem que esta formação rochosa que serviu de esconderijo para um tesouro guardado por padres jesuítas.

Tesouro de Adolf Hitler no Brasil
Segundo informações não oficiais, Adolf Hitler não morrera em 1945, mas teria fugido para a América do Sul e, depois de passar pela Argentina e Paraguai, fixou-se no Brasil no estado do Mato Grosso onde supostamente faleceu.
A lenda ganhou mais força quando um tesouro com cerca de 75 peças, algumas pessoais do próprio, foram encontradas sob uma parede falsa em um quarto secreto em um domicílio da cidade de Béccar nos arredores de Buenos Aires. Acredita-se que ao mudar para o Brasil, trouxe parte de sua fortuna.
Saiba mais em:
Outra descoberta que só confirma que os alemães estariam na costa brasileira é que na costa norte catarinense foi descoberto um submarino nazi, o U-513, ele foi abatido por um hidroavião americano. Documentos antigos informavam as coordenadas do naufrágio.
Foi afundado nas imediações de São Francisco do Sul, estado de Santa Catarina, em 19 de julho de 1943 por cargas de profundidade lançadas pelo hidroavião. Desapareceram com o U-boot 46 tripulantes, sendo que sobreviveram 7 entre eles o comandante Kptlt. Friedrich Guggenberger.
O submarino foi redescoberto em 14 de julho de 2011, à profundidade de 135 m, por Vilfredo Schurmann da Família Schürmann e por uma equipe de pesquisadores da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).
Saiba mais em:

Tesouro do Pirata Zulmiro
Curitiba, Paraná

Tesouro da Pedra do Segredo
A lenda de Sepé Tiaraju e o tesouro da Pedra do Segredo
As lendas sobre o tesouro dos jesuítas em Caçapava do Sul, RS, permeiam o imaginário do folclore regional. A lenda mais conhecida é que na Pedra do Segredo teria sido escondido um tesouro jesuíta quando eclodiu a chamada Guerra Guaranítica (1753-1756). Em sua formação rochosa de 160m de altura, a Pedra do Segredo possui inúmeras cavernas e labirintos, e nestas teria sido escondido o tesouro. No entanto, a versão mais conhecida da lenda do tesouro jesuíta em Caçapava é que este tesouro não seria nem ouro, prata ou outro metal valioso, e sim o corpo do líder guarani, Sepé Tiaraju.
Veja mais sobre isto em:

A Guerra Guaranítica vivenciado pelos guaranis, jesuítas, bandeirantes e tropas ibéricas virou drama e foi mostrado no filme britânico A Missão, de 1986, estrelado por Robert De Niro e Liam Neeson com trilha sonora de Ennio Morricone.
Assinta ao filme completo:

Tesouros descobertos que eram desconhecidos:

Tesouro de Colares-PA
tesouro de colares, Pará
Um tesouro que foi encontrado sem nenhuma menção dele, muitos outros tesouros podem estar à espera de serem descobertos igual a este.

Clica nos links para ver e saber mais sobre:


clicando AQUI

Sem comentários:

Publicar um comentário

Segue oficina70.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...