Variedades de Coríndon, Rubi e Safira

Variedades de Rubi e Safira
Sapphire from Sri Lanka by Kurt Story Photography
Safira bruta do Sri Lanka por Kurt Story Photography
Coríndon, Corindo ou Corundum é um mineral de forma cristalina com base de óxido de alumínio,  tipicamente contendo traços de ferro, titânio, vanádio e cromo, que representa valor 9 em dureza, na escala de Mohs. É um mineral formador de rocha. Naturalmente transparente, pode ter cores diferentes de acordo com impurezas que estejam incorporadas à sua matriz. Os espécimes translúcidos e mais cristalizados, são usados em jóias. Já as pedras que não apresentam estas características para serem transformadas e lapidadas para serem usadas em jóias, vão para a indústria o que perfaz cerca de 80% deste mineral encontrado bruto na natureza.

O coríndon de coloração vermelha é chamado de rubi
enquanto que o de coloração azul é chamado de safira.

Os rubis são vermelhos devido à presença de cromo, e as safiras exibem uma gama de cores dependendo de qual metal de transição está presente.
A safira engloba todas as outras cores, embora a cor mais popular e valorizada de Safira seja azul. A safira também é usada apenas para descrever a variedade da gema; caso contrário, é simplesmente chamado corindo.
Um tipo mais raro de safira, é a sapphire padparadscha, que tem uma cor rosa-laranja.

O corindo é um mineral muito duro, resistente e estável. Para todos os efeitos práticos, é o mineral mais duro antes do Diamante, tornando-se o segundo mineral com maior dureza. Também não é afetado por ácidos e pela maioria dos ambientes. 

Por causa da dureza do coríndon (o corindo puro é definido como 9,0 na escala de Mohs), ele pode arranhar quase todos os outros minerais. É comumente usado como abrasivo em tudo, desde lixa até grandes ferramentas usadas na usinagem de metais, plásticos e madeira. Alguns esmeril é uma mistura de coríndon e outras substâncias, e a mistura é menos abrasiva, com uma dureza média de 8.0 Mohs.

 Variedades de Corindon
Rubi
Rubi, safira, silimanite, quartzo fumê e granada
Rubi Tanzaniano
(Tanzanian Ruby)
Estrela de Rubi
(Star Ruby)

Conheça os diferentes tipos de Rubis:

Safira
Safiras brutas
Safiras azuis:
Safira Ceilão
(Ceylon Sapphire)
Safira de Kanchanaburi
(Kanchanaburi Sapphire)
Safira azul da meia-noite
(Midnight Blue Sapphire)

Safira fancy:
Safira estrela negra
(Black Star Sapphire)
Safira multicor
(Color Change Sapphire)
Safira verde
(Green Sapphire)
Safira Laranja
(Orange Sapphire)
Sapphire da cor de Padparadscha
(Padparadscha Color Sapphire)
Padparadscha Sapphire
(Padparadscha Sapphire)
Safira Rosa
(Pink Sapphire)
Safira roxa
(Purple Sapphire)
Safira estrela
(Star Sapphire)
Gross Blue Sapphire with asterism, good quality
Safira azul com asterismo (Star Sapphire) encontrada no Brasil
Safira do sol
(Sunset Sapphire)
Safira Branca
(White Sapphire)
Safira amarela
(Yellow Sapphire)

Outros nomes dados aos coríndon:
"Kashmir" safira
 "Kashmir" safira é um termo comercial para a safira de azul violeta para puro tom azul com forte a saturação vívida e tom médio-escuro. As pedras têm um brilho aveludado devido a inclusões minúsculas. A cor também é conhecida como "azul-centáurea". "Caxemira ...
Adamantine Spar
Uma variedade marrom e sedosa de corindo.
Alundum
Corindo artificial usado como abrasivo.
Safira Asteriada
Uma variedade de Safira exibindo a propriedade do asterismo. (Star Sapphire)
Barklyite
Uma variedade de rubi de cor magenta (corindo).
Originalmente relatado em Victoria, na Austrália.
Alexandrita Azul
Um nome comercial para safira azul/violeta
Safiras Cat
Sapphire Oriental, mas não com as cores característica.
Chlorosaphir
Uma variedade verde-escura de corindo de Drachenfels, Königswinter, Siebengebirge, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha.

Sobre o Corindon
Ruby, sapphire, spinello and zircon found in Gouise river alluvials, Chomélix, Craponne-sur-Arzon, Haute-Loire, Auvergne-Rhône-Alpes, France
Ruby, sapphire, spinello and zircon found in Gouise river alluvials, Chomélix, Craponne-sur-Arzon, Haute-Loire, Auvergne-Rhône-Alpes, France
Composição
É um mineral à base de óxido de alumínio, Al2O3, cristaliza no sistema hexagonal.

Cristalografia
Seus cristais são geralmente prismáticos, embora possam, algumas vezes, apresentar-se arredondados, à semelhança de pequenos barris, em que é frequente a presença de estriações horizontais profundas. O mineral ocorre na forma de cristais hexagonais perfeitos ou em granulometrias de diversas configurações, ora grossas, ora finas.
Os cristais são geralmente lisos ou arredondados nas bordas devido à ação aluvial. Também como cristais hexagonais em forma de barril, octaedros modificados, maciços e arredondados, seixos aluviais desgastados. Os cristais são às vezes estriados ou gravados.

Translucidez e pureza
Com brilho adamantino, os cristais têm dureza nove na escala de Mohs, que vai até dez pontos. A densidade relativa oscila entre 3,9 e 4,1g / cm3 (0,145 lb / cu in), que é incomumente alta para um mineral transparente composto de elementos de massa atômica baixa, alumínio e oxigênio. Podem ser transparentes, translúcidos e opacos.

Transparência: transparente a opaca
Gravidade Específica: 3,9 - 4,1
Lustre: vítreo a adamantina
Clivagem: Nenhuma, mas comumente exibe divisão romboédrica e basal
Fratura: desigual
Tenacidade: Frágil
Outras marcas de identificação: 1) Pode fluorescer laranja, amarelo ou vermelho na luz ultravioleta de ondas curtas.
2) Pode ser triboluminescente.
Testes Complexos: Insolúvel em ácidos
No grupo: Óxidos; Óxidos Simples
Características marcantes: Dureza imensa, alta gravidade específica, forma cristalina distinta

Colorimetria
É um mineral alocromático, com diversas cores ou matizes diferentes de uma mesma cor, graças à presença de impurezas metálicas em sua composição. Essa propriedade, é responsável pelo grande número de variedades encontradas na natureza.

O rubi, vermelho vivo, contém cromo, enquanto a safira, azulada, é composta de ferro ou titânio. Pode apresentar-se, ainda, nas cores lilás, amarela, verde, arroxeada e outras. As variedades constituídas exclusivamente de óxido de alumínio são incolores e se denominam safiras incolores.

Geologia
O corindo ocorre como um mineral em micaxisto, gnaisse e alguns mármores em terrenos metamórficos. Também ocorre em sienito ígnea com baixo teor de sílica e intrusivos com nefelina sienita. Outras ocorrências são como massas adjacentes a intrusões ultramáficas, associadas a diques de lamprofia e a grandes cristais em pegmatitos. Ocorre comumente como um mineral detrítico em areias de riachos e praias devido à sua dureza e resistência ao intemperismo.

No Meio Ambiente:
Em rochas metamórficas alteradas, como mármore e corneana (cornubianito ou hornfels), e em pegmatitos de sienitos nefelinos e em depósitos de placer.

Ocorrência mineral
Mineral relativamente comum, encontra-se principalmente nos calcários cristalinos, micaxistos e gnaisses. Algumas rochas magmáticas possuem o coríndon como um de seus minerais primários, é encontrado em formações rochosas e nos aluviões dos rios.

Cores artificiais
As pedras de rubi natural e safira podem ter sua cor artificialmente aprimorada ou aprofundada através de tratamento térmico quando usadas como pedras preciosas. Algumas pedras azuis escuras de certas localidades também podem ser feitas com uma cor azul brilhante desejável.

Corindo sintéticos
Safiras e rubis sintéticos têm sido produzidos desde 1902.
Será preciso ter bons conhecimentos para diferenciar peças naturais de sintéticas.

Locais de ocorrências no Brasil
No Brasil, é encontrado em formações rochosas e nos aluviões dos rios nos estados do Rio Grande do Norte, Barro Alto em Goiás, Roraima, Paraíba, Ceará, Diamantina, Vargem Alegre e Setubinha em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, em Jauru no estado do Mato Grosso, em Lajedinho, Chapada Diamantina e Paramirim na Bahia...
Rubi de Goiás, Brasil foto de Rui Nunes por mindat.org
Rubi de Goiás, Brasil foto de Rui Nunes por mindat.org
Safira bruta de Sobral, Goiás foto de Brazilian Rockhounds por mindat.org
Safira bruta de Sobral, Goiás foto de Brazilian Rockhounds por mindat.org
Fontes:

Sem comentários:

Enviar um comentário