Rios auríferos em Portugal

Em Portugal os principais rios auríferos se encontram na região de Castelo Branco, sendo um dos principais pontos de mineração a céu aberto da Europa antiga.
Sobretudo no Concelho de Vila Velha de Ródão onde várias áreas de extracção de ouro a céu aberto vulgarmente e nomeadas na idade romana como "conheiras" existiam ao longo dos principais cursos de água que atravessam este território.

As conheiras são amontados de seixos rolados, resultante de escavação ao céu aberto de exploração mineira de ouro aluvionar pelos Romanos.

Minas e o Ouro Romano em Portugal

Notas:
Meio ilegal para garimpar ouro:
Em Portugal é expresamente proibido o garimpo de ouro em locais históricos e/ou sem autorização governamental e do Ineg para fins comerciais e de indústria.

Meio legal para garimpar ouro:
Como hobby é aceitável, desde que não se efectuem o garimpo em sítios históricos e com equipamentos manuais (bateia) e/ou artesanal para minerar ouro e sem a depredação dos meios naturais, sob risco de elevadas multas pela GNR-SEPNA (Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente).


Factos:
Na actual data há relatos de que nos afluentes do Rio Tejo que cruzam este território como o Rio Ocreza, Erges e Avaril aventureiros ainda encontram pepitas de ouro.

Um exemplo é o do Rio Ponsul onde é referido que na Freguesia de Escalos de Baixo na foz da ribeira dos Escalos (ribeiro da Ribeirinha) ainda se encontram ouro nos seus areais e também na Freguesia de Lousa na ribeira de Alpreade, residentes confirmam que "em alguns verões vêm gandaeiros, e há notícia que algumas vezes acham seus grãos de oiro", e também na Freguesia de Malpica do Tejo é referido que "os moradores de Arganil alguns anos vêm tirar ouro de suas areias".

As zonas auríferas neste afluente do Rio Tejo se extendem na margem direita nos terraços quartzíticos junto da imponente falha tectônica deste rio.

Quando fiz uma descida de canoagem no Rio Zêzere, reparei que a certa altura na margem direita alguns "gandaieiros" garimpavam o solo de forma artesanal à procura de ouro, se lucram êxito? não sei, pois não parei para os perguntar.
SUCESSO e boa sorte a eles.

Hobby

Se quer se dedicar ao garimpo do ouro como um hobby de fim de semana, então sugerimos umas aulas de como garimpar ouro com os “gandaieiros”, que nada mais são do que um grupos de profissionais que se dedicam à exploração do ouro de aluvião no Rio Tejo.

Alguns destes antigos profissionais ainda podem ser encontrados na aldeia de Foz do Cobrão e que com certeza irá valer uma visita e conselhos de algum destes anciãos remanescentes na vila.

Estes são apenas alguns dos mais conhecidos rios auríferos em territórios lusos:
Rio Tejo
(no alto Rio Tejo);
Rio Ocreza;
Rio Erges;
Rio Avaril;
Rio Alva;
Rio Zêzere;
Rio Ceira;
Rio Ave,
(...)

Ajude a ampliar os locais onde é encontrado ouro nos rios de Portugal, escrevendo-os nos comentários logo abaixo. Obrigado.

Saiba como e onde encontrar ouro em Portugal:
https://www.oficina70.com/como-e-onde-encontrar-ouro-em-portugal.html

Para mais informações, favor consultar as seguintes fontes:

Fiscalização da actividade:

30 comentários:

  1. Ótimo site, muito informativo.
    Onde você pode prospectar? Você pode acessar todo o rio ou apenas em áreas públicas? Como você descobre quem é o dono do rio?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rios são do domínio público hídrico, porém, as propriedades às margens destes podem sim ser privadas. Assim sendo, cada caso é um caso. Devesse sempre serem observadas se a margem do rio onde quer prospectar é ou não privada. No entanto grande parte dos terrenos à margens de rios em Portugal são do estado. Se o rio é navegável por caiaque ou pequena embarcação, então pode-se ir onde quiser. Consulte antes se às margens há vedações ou indicações de que o local se trata de uma propriedade privativa. Para agir à margem das leis, consulte antes a Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local. Fica bem e boa sorte.

      Eliminar
    2. Vou mandar e-mail vou perguntar se posso rio Tejo ponta corvos pé da marinha

      Eliminar
  2. Queria saber se há ouro rio Tejo área ponta dos corvos é pé da marinha e legal??? Posso garimpar lá??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Respondido via e-mail. Boa sorte

      Eliminar
    2. Presiso de alguma licença para garinpar???

      Eliminar
    3. Não precisa de licença se respeitar e utilizar os meios artesanais de garimpo. Esta descrito no artigo acima. Boa sorte

      Eliminar
  3. Que indicações ou (DICAS) me podem facultar dos rios de aventura, vale apena !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei quais rios aventura-se. Mas passei informações no artigo sobre o Rio Zêzere por experiência própria. Boa sorte

      Eliminar
  4. Boas na zona do ave a algum sítio específico/relevante onde deva começar uma busca de fim de semana
    Obrigado pelo site e informações aqui disponíveis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas. Temos leitores que já nos informaram sobre a cata de pequenas pepitas, porém e claro, não nos indicaram o local. Sugiro uma pesquisa e abordagem em locais onde o ouro possa ancorar nos rios. Também sugiro uma pesquisa no site do GeoPortal do LNEG, o banco de dados de ocorrências minerais de Portugal, o SIORMINP. Fica bem e boa sorte

      Eliminar
  5. Alguem sabe se no rio Tâmega tem ouro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho a certeza e nenhum relato disto, uma vez que nunca fui a tal. No entanto se tivesse a oportunidade não hesitaria em fazer uma pesquisa, sondagem e prospecção, uma vez que conhecendo a história da mineração antiga, onde havia mineração do ouro no Vale do Douro em época romana, e sabendo que o ouro vem a montante, então seguimos o caminho do ouro. O rio Douro é um afluente do rio Tâmega, que é afluente do rio Peio, outrora conhecido como rio Ouro (nome antigo e bem sugestivo). Então porque não fazer uma pesquisa nestes afluentes do Tâmega? Com tempo e conhecimento poderá se deslocar e pesquisar nos locais onde é sabido o ouro ancorar em um rio, (ouro de aluvião). Use o Google Earth para ver estes locais. Fica bem e boa sorte

      Eliminar
  6. A norte de poetugal não temos ouro ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, há. Clica neste link que está no artigo, "Como e onde encontrar ouro em Portugal". Poderei o ajudar, mas diga-me de que zona é ou onde está a fazer as suas pesquisas e garimpo de ouro?

      Eliminar
  7. Olá, tenho me dedicado a esta prática de garimpo artesanal durante os últimos 4anos. Já visitei diversos rios e ribeiras incluindo alguns que não constam na lista de rios auríferos. Pensei em criar um clube, dar aulas práticas e teóricas e combinar saídas de prospecção. O que acha? Já existe algum? Obrigada pelo conteúdo, bom trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, há alguns grupos no Facebook sobre Garimpos em Portugal onde trocam-se experiências sobre o assunto. Adira a algum destes e contribua com as suas experiências e orientações. Oficina70 também tem página e grupo no Facebook. Para já, o amigo é de que distrito? Fica bem e boa sorte

      Eliminar
  8. Boas aqui em oeiras tem ouro onde procurar ,tem lugares perto da qui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom, primeiro saiba que em Oeiras já se garimpou muito ouro antigamente, onde até pequenas pepitas eram encontradas. Uma vez que Oeiras se situa na "barra do Tejo", e como todos sabemos a montante do Tejo há muitos rios e locais com ouro, sendo que até os Romanos sabiam e garimpavam ouro em conheiras, então nada mais natural que o ouro flua através da corrente do rio e pare onde a correnteza o represe contendo-o de seguir caminho mar adentro. Porém, devido a corrida ao ouro há muitos anos atrás é claro que o mesmo se esgotou, porém não há muito tempo o banco de dados do LNEG,o Geoportal SIORMINP identificava ouro fino nas areias pretas de uma certa pequena praia próximo a um "forte". O que digo é que é mais provável de se encontrar pequena quantidade de ouro fino algures na outra margem do Tejo. Então, tudo que tenho a dizer por agora é isto, se quiser mais informações leia os comentários do nosso artigo "Como e onde encontrar ouro em Portugal" ou entre em contacto (privado) via grupo de oficina70 no Facebook. Boa sorte

      Eliminar
  9. Alguém sabe se na Figueira da Foz já ouveram relatos ou se existe?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, eu descolheço sobre ocorrência de ouro em FF. Por ai há ocorrência de Autunite, Calcita, Celestine, Dolomite, 'Jet', Liebigite, Pirita e Quartzo. No entanto consulte o site do "Geoportal do SIORMINP (Sistema de Informação de Ocorrências Recursos Minerais Portugueses)": www.geoportal.lneg.pt

      Eliminar
    2. Resposta 5*. Até pode acontecer, tendo em conta os afluentes do Mondego, mas sugeria pesquisar por trilobitas é outro ouro e bem mais antigo.

      Eliminar
    3. Sim, trilobitas assim como amonitas são fósseis e se encontrar em bom estado pode valer algum bom dinheiro para um colecionador. Boa sorte.

      Eliminar
    4. Pela serra das alhadas, após o dolmen da carniçosa, descendo pela direita, amonites a 5cm de profundidade e com 15 a 20 cm de diametro são frequentes, pena que a malta do motocross as destrua na passagem.

      Eliminar
  10. Boa noite.
    Zona de Leiria ?
    Existem alguns relatos?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SIM, em Leira mesmo e Pedrógão Grande. https://www.oficina70.com/2015/12/como-e-onde-encontrar-ouro-em-portugal.html

      Eliminar
  11. Boa tarde a todos os garimpeiros, espero que esteja tudo bem com todos. Gostaria de saber uma informação caso alguém saiba ou já tenha estado pela zona. Há relatos de ouro no rio Ceira na zona de Góis alguém sabe se ainda aparece alguma coisa pela zona? Obrigado

    ResponderEliminar
  12. Sim, antigamente ouro também se extraia no Vale do Ceira e embora oficina70 tenha alguns relatos de ouro em outros pontos de Portugal, ainda não nos chegou nenhum relato de ouro encontrado recente neste rio. Faça uma pesquisa por conta onde eram os locais e verifique garimpando nestes locais. No entanto se o ouro ali parava é porque havia alguma rocha hospedeira, como o Quartzo, algures. Fica bem, boas pesquisas e boa sorte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confirmo a presença de ouro na zona de Góis, mais propriamente no colmeal. Não cheguei a utilizar calha pois estava apenas de passagem e o tempo era pouco, mas voltarei sem dúvida ao local em um dia com tempo para avaliar melhor a zona e fazer prospeção.

      Eliminar
  13. Boa noite sou da zona de Braga algum lugar aqui perto onde haja ouro?
    Obrigado pela atenção

    ResponderEliminar