Portugal tem sido um dos maiores produtores de cobre extraído na UE e fornece uma grande quantidade de berilo, ferroligas, estanho e lítio.
A indústria mineral de Portugal é relativamente pequena, mas o país tem uma rica variedade de minerais presentes sendo actualmente extraídos mais de 36 minerais de commodities.
Mineração e Prospecção de Ouro em Portugal |
Gandaieiros do Tejo, by National Geographic |
Outrora, a mina da Panasqueira era um dos maiores produtores mundiais de tungsténio fora da China. Os minerais foram um dos sectores industriais em mudança do país, principalmente devido às jazidas de cobre e estanho de Neves-Corvo.
Globos de ouro - SIC
A estrutura do negócio mineral poderá mudar mais cedo ou mais tarde, tendo em conta a enorme exploração mineira por parte de investidores privados, especialmente de cobre, ouro, chumbo, lítio, pirites e estanho.
Há 775 minerais válidos tanto no Continente como nas Ilhas, sendo 17 (TL-localidade tipo) os minerais válidos que só existem aqui.
Lista das pedras preciosas que são encontradas em Portugal:
As grandes minas de ouro de Portugal
A jazida de Nova Jales é um território ocioso de mineração de ouro situado na zona de Vila Real, no nordeste de Portugal. As minas de Jales interromperam a produção há mais de 20 anos, mas a exploração recente dos recursos restantes aqui está sendo considerada para operações futuras.
As jazidas de ouro da Gralheira estão situadas na zona de Trás-O-Montes, no Norte de Portugal.
A mina e as jazidas estão em um território com histórico minerário.
A mina de Ouro mais produtiva do país
Minas de Jalles, Poço de Santa Bárbara |
Entre os anos em que esteve activa (1933 a 1992) da antiga Mina de Jales extraiu-se mais de 23 toneladas de ouro durante os seus muitos anos de operação, sendo que no auge da exploração, chegaram a trabalhar nas minas cerca de mil trabalhadores, que extraíam à volta de 30 quilos de ouro por mês. Portanto a área provavelmente ainda terá potencial para operações futuras.
Na jazida da Gralheira, amplos estudos geofísicos e geoquímicos têm sido realizados na área nos últimos tempos.
No segmento norte da propriedade, os esmagadores veios de quartzo inclinados no sentido norte-noroeste são atravessados por um conjunto subordinado de veios inclinados leste-oeste. Diz-se que o ouro ocorre como “ouro livre” e electrum em microfraturas de pirita-arsenopirita e como veios de electrum dentro do quartzo.
Electrum é uma liga de ouro natural contendo pelo menos 20% de prata (muitas vezes significativamente mais) ligada ao ouro.
Conheça o Electrum, uma variedade de ouro muito comum em Portugal:
Lista de todas as Minas de Ouro de Portugal
Clica AQUI
Potenciais depósitos de placer
Existem muitas águas em Portugal onde uma pessoa poderia potencialmente encontrar ouro garimpando em riachos e rios.
É claro que a primeira área a considerar seria a proximidade das grandes operações mineiras históricas.
O ouro de placer, chamado de ouro de aluvião, ocorre quando uma rocha que contém o ouro em veios e fontes maiores são liberados por processos naturais de erosão, e essas partículas de ouro eventualmente chegam aos riachos misturados com o cascalho com a argila e com a areia.
A região do Vale do Ceira e Góis é conhecida por possuir ouro há milhares de anos. Os antigos romanos mineraram nesta área.
O Rio Ceira tem sido explorado extensivamente ao longo dos anos.
Embora a grande maioria do ouro de aluvião encontrado em Portugal seja muito fino, existem alguns relatos históricos de grandes peças de ouro encontradas.
Veja quais são os rios auríferos em Portugal:
Conheiras de Portugal
Conhal é um vestígio romano e de uma mina de ouro de aluvião.
A extração fazia-se através de água, que também era utilizada na lavagem dos sedimentos.
“Basicamente, consistia em desmanchar os depósitos detríticos auríferos servindo-se da força motriz da água. Neste processo as pedras maiores eram retiradas manualmente e empilhadas onde não estorvassem. A jusante havia tanques de decantação e lavadouros (agogas) onde as pepitas eram separadas do cascalho e areia.”
Conhal. Deriva do nome “conhos”, os calhaus rolados de quartzito.
Veja mais sobre as minas romanas de Portugal em:
Ouro e Quartzo
Em Portugal o ouro esta sobretudo em veios ou filões de quartzo.
Ouro na matriz de quartzo, Portugal |
É naturalmente mais bonito de se apreciar uma pedra destas na sua matriz com o ouro, além de poder ter um valor acrescentado melhor que o seu peso em ouro.
Saiba mais sobre o ouro na matriz de quartzo em Portugal:
O futuro da mineração de ouro ainda está para ser visto
Parece que grande parte do interesse renovado sobre a mineração de ouro em Portugal ocorreu há alguns anos, quando os preços do ouro atingiram um pico de mais de 1.900 dólares por onça. Agora que os preços dos metais preciosos diminuíram um pouco, ainda não se sabe quanta atenção será dada à remodelação das antigas minas em Portugal.
Veja mais informações em:
Não há dúvida de que ainda há ouro escondido nas rochas, mas extrair esse ouro com lucro é outra questão completamente diferente.
Fontes:
Sem comentários:
Enviar um comentário