Pedras preciosas de cor roxa

Pedras preciosas de cor roxa ou lilás
drusa de ametista extraída no Uruguay
Ametista Laye extraída de Catalán, Artigas Uruguay
Talvez a pedra mais conhecida por ter a cor púrpura e violeta é a Ametista e quanto mais roxa melhor. Pedras de ametistas encontradas na superfície ou expostas ao ar livre perdem facilmente a cor, por isto, toda a atenção se tiver em casa geodos, drusas ou pontas de ametistas, não as deixe exposta ao sol.
lista de pedras de cor roxa
A cor roxa é uma cor rara na natureza, dando às pedras roxas um fascínio extra.
Geralmente a coloração roxa é devido a impurezas férricas, onde uma interação complexa entre ferro e alumínio é a responsável pela coloração.
Porém, isto não acontece no caso dos diamantes roxos, onde na maioria dos diamantes coloridos devem sua cor a algum tipo de impureza. No caso de diamantes roxos naturais (sem tratamento), a cor é o resultado de uma presença incomumente alta de hidrogênio.
Embora alguns diamantes coloridos recebam outros nomes, no caso dos diamantes roxos, às vezes estes também são chamados de diamantes Ameixa, diamantes Orquídea, diamantes Lilás, diamantes Mauve, diamantes Lavanda e diamantes Uva.
Diamantes com a cor roxa são raríssimos.

Não existem muitas pedras roxas em comparação com outras cores, como azul, vermelho e verde, que têm centenas de variedades de pedras preciosas para escolher, mas o número de pedras roxas é bem pequeno.

Existem muitas variedades de roxo, incluindo violeta, lilás, lavanda, malva, amoreira e vinho.
Aqui estão as 12 principais pedras preciosas de cor roxa:
diamante roxo encontrado na Sibéria - Rússia
Diamantes roxos;
Calcedônia roxa;
Espinélio roxo;
Iolite;
Jade roxo (purple jadeíte);
Safira roxa;
Fluorita roxa;
pedra roxa bruta kunzita
Kunzita roxo;
Turmalina roxa (Siberita);
Purpurita,
Sugilite e
Jaspe roxo.

Outras pedras com a cor roxa:
Pedras preciosas púrpuras que não estão incluídas na lista acima das 12 pedras preciosas de cor roxa.
Para ser uma pedra preciosa a maioria delas tem que ter dureza 7,0 ou maior na Escala de Mosh.

Cobalto de calcita - Cobaltocalcita é uma variedade de calcita com baixo teor de cobalto (carbonatos), não sendo reconhecida como um mineral válido pelo IMA. O mineral que é reconhecido como espécie é o esferocobaltito, que é o carbonato de cobalto.
Charoite - esta pedra preciosa varia na cor do lilás ao roxo profundo. É uma pedra preciosa um pouco suave e translúcida que é encontrada apenas na Sibéria e é bastante rara.
Ágata roxa - Ágata pode ser encontrada em todas as cores em variedades de cor única e bandadas. Ágata roxa normalmente vem do Botswana e do Brasil.
Lepidolita roxa - Esta bela pedra preciosa tem um brilho vítreo e é transparente a translúcida em claridade. No entanto, é muito macio (2,5 a 3,3 Mohs) e não é muito adequado para jóias.
Scapolite roxo - Transparente com um brilho vítreo, a escapolita é uma pedra brilhante com dureza média. É uma pedra preciosa muito rara e é procurada por entusiastas e colecionadores e minerais.
Vesuvianita Vesuvianita roxo brilhante, são das vesuavianitas mais raras. Pedras com terminações cristalinas com um roxo intenso só foram encontradas no Canadá.

Sugilita, ou sugilite, também conhecido como luvulite, é um mineral de cor roxo.
Não se trata de uma pedra preciosa mas por vezes esta associada com outros minerais, como albite, egirina, pectolite, titanita, allanite, andradita, zircão ou apatita. Quartzo de Sugilita é muito parecido com quartzo ametista com uma cor roxa fraca, porém este mineral só é encontrado na África do Sul.


Fontes:
https://www.jewelryshoppingguide.com/purple-gemstones
https://www.leibish.com/purple-diamonds
https://www.gia.edu/doc/Natural-Color-Purple-Diamonds-from-Siberia.pdf

Sem comentários:

Publicar um comentário

Segue oficina70.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...