Safira roxa e Ametista

Diferença entre a Safira roxa e a Ametista
e outras pedras de cor roxa.
purple sapphire
Safira, um membro da família de pedras corindo, exibe uma ampla gama de cores. Impurezas em corindo claro matizam a pedra incolor, amarela, verde, rosa, roxa ou azul. Safiras roxas compartilham sua tonalidade real com outra pedra preciosa roxa vívida, a ametista. Embora suas variações de cores se sobreponham, os dois tipos de gemas têm pouco mais em comum.

Dureza
purple amethyst
O coríndon esta classificado em 9 de 10 possíveis na escala de dureza de Mohs; apenas o diamante é mais duro. Variedades de quartzo, incluindo ametista, caem muito abaixo na escala de Mohs em 7. Tanto a safira roxa quanto a ametista arranharão vidros de janela relativamente mais macios, um 6 na escala de dureza, mas outras formas de quartzo causarão danos a ametistas deixando as safiras intocadas. As jóias de ametista mais antigas mostram a evidência dessa suavidade nas bordas de suas facetas, que se desgastam visivelmente dentro de algumas décadas de uso diário.

Estrutura química
Safiras e ametistas roxas têm estruturas químicas distintas. O óxido de alumínio (Al2O3) descreve todas as cores do corindo; variedades roxas contêm átomos de vanádio ou cromo no lugar de um pequeno número de átomos de alumínio dentro de sua estrutura cristalina. As variedades de quartzo consistem em silício e oxigênio como dióxido de silício ou sílica (SiO2). A ametista deriva sua cor violeta da irradiação natural de impurezas de ferro dentro do mineral. Tanto a estrutura cristalina da ametista quanto os elementos que a compõem diferem dos da safira.

Brilho
purple amethyst
Embora as faixas de cores das duas pedras pareçam uma com a outra, seu brilho não. Safira tem um índice de refração maior de 1.762 a 1.778. Enquanto o índice de refração da ametista se situa entre 1,544 a 1,553 significando que a pedra tem menos brilho do que uma safira de cores semelhantes. Os gemologistas medem o índice de refração como uma característica distintiva de uma gema. Índices de refração de algumas gemas se sobrepõem, mas safiras e ametistas exibem uma diferença tão marcante em seu brilho que comparar amostras de cada pedra revelará qual é qual, mesmo a olho nu.

Raridade
purple sapphire
O quartzo mineral em suas várias formas constitui uma porção significativa da crosta terrestre. Embora nem todo quartzo seja ametista com qualidade de pedras preciosas, a pedra roxa clara é mais comum do que qualquer outra forma de coríndon, incluindo a variedade roxa. Grandes depósitos de ametista com qualidade de pedras preciosas ocorrem em toda a América do Norte, América do Sul, Europa Central e grande parte da Ásia. Safiras ocorrem em menos regiões. Os joalheiros avaliam as pedras de acordo; gemas de ametista semipreciosas obtêm um preço mais baixo do que safiras roxas de menor qualidade e tamanho.

Lista de pedras que também podem ter a cor roxa:



Fontes:

Sem comentários:

Publicar um comentário

Segue oficina70.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...