Diferença entre Safira roxa e Ametista

Diferença entre Safira roxa e a Ametista
purple sapphire
Safira, um membro da família de pedras corindo, exibe uma ampla gama de cores. Impurezas em corindo claro matizam a pedra incolor, amarela, verde, rosa, roxa ou azul. Safiras roxas compartilham sua tonalidade real com outra pedra preciosa roxa vívida, a ametista. Embora suas variações de cores se sobreponham, os dois tipos de gemas têm pouco mais em comum.

(Veja lista de pedras de cor roxas no final do artigo)

Dureza
purple amethyst
O coríndon esta classificado em 9 de 10 possíveis na escala de dureza de Mohs; apenas o diamante é mais duro. Variedades de quartzo, incluindo ametista, caem muito abaixo na escala de Mohs em 7. Tanto a safira roxa quanto a ametista arranharão vidros de janela relativamente mais macios, um 6 na escala de dureza, mas outras formas de quartzo causarão danos a ametistas deixando as safiras intocadas. As jóias de ametista mais antigas mostram a evidência dessa suavidade nas bordas de suas facetas, que se desgastam visivelmente dentro de algumas décadas de uso diário.

Estrutura química
Safiras e ametistas roxas têm estruturas químicas distintas. O óxido de alumínio (Al2O3) descreve todas as cores do corindo; variedades roxas contêm átomos de vanádio ou cromo no lugar de um pequeno número de átomos de alumínio dentro de sua estrutura cristalina. As variedades de quartzo consistem em silício e oxigênio como dióxido de silício ou sílica (SiO2). A ametista deriva sua cor violeta da irradiação natural de impurezas de ferro dentro do mineral. Tanto a estrutura cristalina da ametista quanto os elementos que a compõem diferem dos da safira.

Brilho
purple amethyst
Embora as faixas de cores das duas pedras pareçam uma com a outra, seu brilho não. Safira tem um índice de refração maior de 1.762 a 1.778. Enquanto o índice de refração da ametista se situa entre 1,544 a 1,553 significando que a pedra tem menos brilho do que uma safira de cores semelhantes. Os gemologistas medem o índice de refração como uma característica distintiva de uma gema. Índices de refração de algumas gemas se sobrepõem, mas safiras e ametistas exibem uma diferença tão marcante em seu brilho que comparar amostras de cada pedra revelará qual é qual, mesmo a olho nu.

Raridade
purple sapphire
O quartzo mineral em suas várias formas constitui uma porção significativa da crosta terrestre. Embora nem todo quartzo seja ametista com qualidade de pedras preciosas, a pedra roxa clara é mais comum do que qualquer outra forma de coríndon, incluindo a variedade roxa. Grandes depósitos de ametista com qualidade de pedras preciosas ocorrem em toda a América do Norte, América do Sul, Europa Central e grande parte da Ásia. Safiras ocorrem em menos regiões. Os joalheiros avaliam as pedras de acordo; gemas de ametista semipreciosas obtêm um preço mais baixo do que safiras roxas de menor qualidade e tamanho.

Pedras que também podem ter a cor roxa:
Diamantes Roxos;
Calcedônia Roxa;
Espinélio Roxo;
Iolite;
Jade Roxo;
Fluorita Roxa;
Kunzita Roxo;
Turmalina Roxa;
Sugilite e
Jasper Roxo.

Outras pedras roxas:
Pedras preciosas púrpuras que não estão incluídas na lista acima das 12 pedras preciosas de cor roxa.

Charoite - esta pedra preciosa varia na cor do lilás ao roxo profundo. É uma pedra preciosa um pouco suave e translúcida que é encontrada apenas na Sibéria e é bastante rara.
Ágata roxa - Ágata pode ser encontrada em todas as cores em variedades de cor única e bandadas. Ágata roxa normalmente vem do Botswana e do Brasil.
Lepidolita roxa - Esta bela pedra preciosa tem um brilho vítreo e é transparente a translúcida em claridade. No entanto, é muito macio (2,5 a 3,3 Mohs) e não é muito adequado para jóias.
Scapolite roxo - Transparente com um brilho vítreo, a escapolita é uma pedra brilhante com dureza média. É uma pedra preciosa muito rara e é procurada por entusiastas e colecionadores e minerais.
Vesuvianita Vesuvianita roxo brilhante, são das vesuavianitas mais raras. Pedras com terminações cristalinas com um roxo intenso só foram encontradas no Canadá. 

Fontes:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Segue oficina70.com