Como fazer ácidos para testar ouro

Como fazer uma solução ácida caseira para testar ouro?
barra de ouro umicore

Joalheiros profissionais e apreciadores de joias normalmente usam testes com ácidos no ouro para determinar o valor de uma joia. Diferentes ácidos reagem diferentemente quando derramados em metais básicos específicos, permitindo-lhe saber o quão puro é seu ouro. Como o ouro é muito delicado, a maioria de suas joias são feitas de algum tipo de liga. Os metais básicos como o cobre, o latão, o níquel e o estanho tornam o ouro mais durável e mais barato para a produção. Saber os resultados de seus testes com ácidos lhe ajudará a identificar vendedores desonestos e fornecedores de ouro.
Com estes ácidos também podem-se testar ouro sobre rocha.

Como fazer solução de kit para testar ouro:
Tenha em mãos 3 frascos conta gotas de plástico, uma pipeta de plástico, uma haste de vidro, um cilindro graduado para medidas de líquidos, uma balança digital de precissão, e os ácidos e sais descritos abaixo.
embalagens plasticas conta gotas
1. Etiquete três frascos conta gotas com seus ingredientes dentro. Escreva sais de dicromato de potássio, ácido nítrico e água destilada na primeira;
ácido clorídrico, ácido nítrico e água destilada na segunda;
e ácido nítrico e ácido clorídrico na terceira.

2. Etiquete as garrafas com os números 1, 2 e 3 escrevendo também os números nas tampas pois é essencial que você não as misture as tampas.
Misturar esses químicos em proporções erradas pode causar a formação de ácidos e gases perigosos.

3. Coloque as luvas de borracha, os óculos de proteção e a máscara. Use uma roupa velha que você não se importaria de manchar ou rasgar.

4. 1º frasco. Meça 10 gr de sal de dicromato de potássio em uma balança de precissão. Coloque-o na primeira garrafa junto com 21 gr de ácido nítrico e 7 gr de água destilada. Mexa com uma haste de vidro e tampe. Para ouro 14k.

5. Enxague a haste de vidro com água fria por pelo menos 60 segundos. Você deve fazer sempre isso entre as misturas de cada garrafa de teste.

6. 2º frasco. Adicione 100 ml de ácido clorídrico e 24 ml de água destilada à segunda garrafa. Mexa com a haste de vidro e depois enxague-a cuidadosamente. Para ouro 18k.

7. 3º frasco. Adicione 85 gr de ácido clorídrico e 28 gr de ácido nítrico à última garrafa. Mexa cuidadosamente e depois enxague a haste de vidro. A maioria dos cilindros graduados estão marcados com as medições em gramas e onças. Ouro 24k.

8. Faça três ranhuras em sua peça de ouro, deixando um espaço entre elas de aproximadamente 1 cm. Coloque uma gota de cada solução em cada ranhura.
Atenção, leve em consideração que este teste poderá danificar sua jóia.

9. Examine as ranhuras. O ouro puro não mudará de cor, já ouro com outras partes de metais (ligas) os ácidos irão reagir, e o latão tornar-se-á marrom, o cobre marrom claro, o níquel azul e tanto o estanho como o chumbo tornar-se-ão amarelos. Cada solução faz o teste para diferentes ligas e assim você poderá dizer qual é a combinação de metais do seu ouro.

ATENÇÃO:
Tenha muito cuidado ao trabalhar com ácidos, especialmente o clorídrico. Nunca toque o ácido com sua pele desprotegida.
Se espirrar ácido em você, enxague a área imediatamente com água fria e contate um serviço de emergência.
Nunca misture os ingredientes do teste de ácido em proporções que não as especificadas. Proporções inapropriadas podem levar a ácidos e gases cáusticos e trazer consequentes riscos à sua saúde.

Fonte:

9 comentários:

  1. Boa noite!!!

    Não entendi muito a separação dos vidros, faltou identificar melhor quais os frascos ideais para o ouro 14, 18 e 24, ou seria respectivos frascos 1,2, e 3?

    Tem algum contato que consigo falar com vcs? preciso fazer os ácidos em maior quantidade, exemplo 10 lts de cada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato, a 1ª para ouro 14k, a 2ª para ouro 18k e a terceira garrafa para ouro 24k. Quanto a contatos encontran-se no cabeçalho na aba "Contatos Oficina70". Fica bem.

      Eliminar
  2. Boa tarde! Na segunda garrafa par 18k só vai clorídrico com água destilada? Ok!

    ResponderEliminar
  3. Olá, como está? Por acaso vc teria a formula epara star o teor da prata?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode fazer com estes teste de douro, mas só vai dizer se a prata é de boa ou má qualidade. Poderá comprar um equipamento que mede a densidade, inclusive da prata com outros metais/liga. Veja-o no seguinte link: https://pt.aliexpress.com/item/32971358194.html
      Ou pesquise no Google por: AU-2000K, Medidor Digital de Densidade para Ouro, Prata e Platina.
      Fica bem e boa sorte

      Eliminar
  4. Olá, para o toque 18k vai apenas clorídrico e agua destilada mesmo na proporção indicada?? Mais nada mesmo? Eu sou ourives mas to com uma grande dificuldade em encontrar ácidos que funcionem corretamente, todos encontrados nas Fornituras ou casas químicas não estão apontando corretamente o 18k

    ResponderEliminar
  5. Qual é o percentual de acido nítrico para testar Ouro 53 ou 69%?

    ResponderEliminar
  6. bom dia, para testar o ouro 14 sem usar o dicromato depotássio, qual seria o percentual de ácido cloridrico ou nitrico? o ácido nitrico tem em diversas porcentagens de concentração a venda, qual deve-se usar para a fórmula apresentada? qual concentração??

    ResponderEliminar