Escala de dureza de minerais, identificação prática

Escala de Mohs
A escala de dureza de minerais usada em mineralogia e gemologia
Esta escala foi criada em 1812 pelo mineralogista alemão Friedrich Vilar Mohs com dez minerais de diferentes durezas existentes na crosta terrestre.
Friedrich Mohs atribuiu valores de 1 a 10. O valor de dureza 1 foi dado ao material menos duro da escala, que é o talco, e o valor 10 dado ao diamante que é a substância mais dura conhecida na natureza.
O diamante risca o vidro, portanto, é mais duro que o vidro.
Esta escala não corresponde à dureza absoluta de um material. Por exemplo, o diamante tem dureza absoluta 1.500 vezes superior à do talco. Entre 1 e 9, a dureza aumenta de modo mais ou menos uniforme, mas de 9 para 10 há uma diferença muito acentuada, pois o diamante é muito mais duro que o coríndon (ou seja, que o rubi e a safira).
a escala de dureza de minerais usada em mineralogia e gemologia

Mohs Mineral Scale
10. Diamante
9. Corindo
8. Topázio
7. quartzo
6. Feldspato
5. Apatita
4. Fluorita
3. Calcita
2. Gesso
1. Talco

Bruto mas prático
Assim Friedrich Mohs, desenvolveu um método bruto, mas prático, de comparar a dureza ou a resistência a riscos dos minerais tornando universalmente conhecida como Escala de Mohs.

Escala não comparativa
Deveria ser chamada de tabela com mais precisão, pois não está em escala, ou seja, os números alocados a diferentes minerais não são proporcionais à sua resistência a riscos real, de modo que a escala é realmente uma lista ordenada.
tabela de dureza de minerais e pedras preciosas
Pesquise por uma tabela intermediária de dureza de outros minerais.

Início da tabela
Mohs pegou dez minerais conhecidos e facilmente disponíveis, e os organizou em ordem de "dureza zero".

Se uma amostra a ser testada puder ser arranhada por um mineral conhecido da lista, ela será mais macia do que esse mineral. Se, por sua vez, arranhar outro mineral conhecido, é mais duro do que esse mineral. Isso fornece um teste de campo muito rápido e fácil para a dureza, ajudando na identificação do mineral.

Como tal, é muito útil para o mineiro ou garimpeiro. Embora seja muito destrutivo para ser comumente usado em gemologia, está disponível e pode ser muito valioso em pedras ásperas.
Este teste NÃO é uma escolha muito sábia em gemas lapidadas ou acabadas.

Medidas de dureza
Existem muitos aspectos diferentes dos materiais que podem ser considerados como uma medida de dureza. Dureza pode significar resistência a arranhões, indentação, flexão, quebra, abrasão, clivagem ou fratura. É muito fácil confundir durabilidade ou resistência com dureza.

TENACIDADE é diferente de DUREZA
Um exemplo muito simples é considerar uma bola de vidro e uma de borracha. O vidro é mais duro que a borracha, mas a borracha é mais durável. Tente pular os dois em um piso duro, a bola de vidro quebrará, enquanto a bola de borracha quicará. O aspecto da dureza, medido pelo teste de Mohs, é a capacidade de RISCAR um mineral.

Então NUNCA efetue o teste de dureza de minerais na MARTELADA, isto só vai danificar uma pedra que pode ser bonita e talvez até um diamante, sim, diamantes quebram se forem batidos com um martelo.

Importância das pedras na escala de Mohs
Geralmente, é desejável alta resistência a arranhões para pedras preciosas, e a tabela de dureza de Mohs com pedras de 7 ou superior é importante. A principal razão é que uma causa comum de abrasão é a areia, que é o grão de sílica (quartzo), e geralmente está presente no pó. Portanto, pedras mais macias que o quartzo não são adequadas para o uso diário como pedras preciosas facetadas em jóias, principalmente em anéis, embora muitas sejam bonitas e atraentes.

Algumas jóias, como pérolas, coral, turquesa, lápis-lazúli, âmbar e opala, são bastante macias, mas geralmente são polidas em cabochões ou contas, em vez de facetadas, e, portanto, não mostram riscos tão facilmente. Todas essas pedras são usadas com sucesso em jóias há muitos séculos.

Comprar kit de dureza de minerais
mineral hardness test pen
Você pode adquirir on-line um kit de dureza para iniciante ou mais avançado para testar minerais quanto à sua dureza (resistência a arranhões), que é uma das ferramentas mais importantes usadas na identificação de minerais em campo, na loja ou em casa. Uma das muitas excelentes ferramentas gemológicas usadas para ajudar a identificar seus itens preciosos.
Também investa em uma luz UV, SW e LW (onda curta e onda longa), uma lupa de 10X ou melhor e um kit de teste de raias (traço / cor do risco). Tudo isso tem uma importância e valor significativos na identificação do seu material, e investir um pouco nisto, pode ser de muito útil para quem gosta de buscar na natureza pedras preciosas ou minerais.

Estes Kits você pode comprar nos seguintes sites:
Mineral Hardness Test Pen

Outras escalas de dureza
A escala de dureza Mohs é usada em mineralogia; no entanto, existem outras escalas de dureza utilizadas em ciência dos materiais, tais como:
Dureza Brinell
Dureza Rockwell
Dureza Rockwell superficial
Dureza Webster
Dureza Vickers

Fontes:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Segue oficina70.com