Como extrair o ouro de quartzo

Ouro na rocha de Quartzo
Veios de ouro em quartzo encontrado em uma mina em Minas Gerais


Encontrando Ouro em Quartzo
Uma maneira que os garimpeiros de ouro procuram ouro é também tentar localizar sua fonte, o lugar onde o ouro se forma na Terra.
Nos depósitos de ouro epitermal, é bastante comum que veias de ouro consideráveis ​​atravessem a rocha de quartzo, e esses espécimes podem ser localizados usando um detector de metal de qualidade.

Muitas vezes, esses ouro em espécimes de quartzo são muito bonitos e interessantes, fazendo com que eles sejam altamente valorizados por coletores de minerais, às vezes até mais do que o valor do próprio ouro. Com o ouro de espécime como este, recomenda-se que o mineiro de ouro procure colecionadores que paguem um valor maior para eles em vez de esmagar e triturar esses espécimes minerais para ficar só com o ouro.

No entanto, há ocasiões em que o interesse dos pesquisadores é atrapalhar essas peças de minério.
Vamos discutir isso com mais detalhes abaixo.

Identificação incorreta comum do Ouro em rochas
Apesar do ouro ser um metal único com características muito distintivas, é talvez um dos minerais mais mal identificados que existe.
Isto é certamente devido ao seu alto valor e ao desejo de tantas pessoas de encontrar o metal precioso. Esse desejo muitas vezes nubla seu julgamento até um ponto em que qualquer pedra brilhante seja considerada ouro.

O fato é que o ouro é raro. Mesmo o minério de ouro de baixa qualidade que tem apenas pequenas quantidades de ouro visível ainda é extremamente raro. No entanto, as pessoas estão constantemente encontrando diferentes tipos de rochas brilhantes e esperando que tenham encontrado o verdadeiro negócio que os fará mudar de vida, enganam-se.

Diferenciar o ouro real da enorme variedade de  rochas que "enganam ser ouro" é uma discussão diferente, mas basta dizer que eu seria muito rico se eu ganhasse um dólar por cada pessoa que me enviou fotos de uma pedra brilhante e perguntou se é Ouro ou não.

Abaixo estão algumas imagens de diferentes tipos de "rochas brilhantes" que não possuem conteúdo de ouro.
Pirita, mica dourada ou calcopirita são alguns exemplos de rochas que são confundidas com ouro ou que contém ouro.

Identificando o grau de ouro
Qualquer tipo de quartzo ou rocha que tenha veias de ouro visíveis deve ser considerado de alta qualidade. Se você localizou uma fonte deste material usando um detector de metais ou outro método de mineração, certifique-se de dar-lhe a atenção que merece.
Pode haver muitas gramas de ouro na área circundante.

Há uma diferença entre o ouro de grau alto e grau de amostra
O tipo de amostra seria aquelas peças que vimos anteriormente e que têm um valor maior para os colecionadores.
Um exemplo é o da foto acima em que o valor da rocha de quartzo é maior do que as gramas de ouro nela impregnada, note que há prata na mesma rocha, agregando ainda mais valor. 

No entanto, existem muitos minérios de alto grau que não são tão atraentes e não irão ter um preço alto para um coletor de minerais. Então é mais viável que esses minérios devam ser esmagados para libertar o ouro da rocha.

Estas são algumas imagens em close-up de ouro REAL em espécimes de quartzo
Embora o ouro seja bom, não é realmente muito vistoso, a menos que esteja sob ampliação, então estas rochas são boas para triturar ...

Extrair o ouro do quartzo com ácido
ATENÇÃO, use luvas e óculos de proteção quando for lidar com ácidos e faça isto em áreas bem ventilada, longe de animais e principalmente de crianças.
Encha um vasilhame de vidro com ácido clorídrico (33% ou 37%).
Deixe até que o quartzo tenha se corroído como um todo, se necessário coloque mais ácido.
Depois que constatou que a rocha esta toda dissolvida em ácido, neutralise a solução adicionando um pouco de bicarbonato de sódio.
Passe por um filtro e lave com cuidado o ouro com água da torneira.
Deixe secar.
Guarde o ouro em um frasco de vidro.

Trituração de minério de quartzo de amostra com ouro
Há muitos trituradores de rochas de qualidade comercial que estão disponíveis e são usados ​​em operações de mineração em todo o mundo para processar eficientemente depósitos de ouro e liberar o ouro de moagem dentro deles.

Para um prospector médio, estes equipamentos provavelmente são muito caro e também não são necessários para o processamento de pequenas amostras de ouro de alta qualidade em quartzo.

Para pequenos pedaços de quartzo que contenham ouro visível, um simples triturador caseiro operado à mão fará bem o mesmo serviço. Muitos mineiros chamam eles de "vasos de dolly" e são simplesmente um pilão feito de aço que você pode colocar pequenas amostras de minério e esmagar.

Você pode comprar um ou fazer um com muita facilidade.

O da foto foi construído em um local de soldagem usando sucata de aço.

Coloque os pedaços de quartzo com ouro dentro do tubo e comece a bater. Faça isto até que você tenha quebrado o material transformando-o em um pó fino. Quanto mais fino o material, mais eficiente será a recuperação de ouro.

Se o pote ficar cheio de pó de quartzo fino, simplesmente esvazie-o e use um classificador para separar o material fino dos pedaços maiores que precisam de processamento adicional.

Continue esmagando até ficar com um material justo. Supondo que os espécimes que você está esmagando realmente contêm algum ouro, há ouro fino em todo esse quartzo. Tudo o que você precisa fazer é separá-lo.

Garimpando
Agora é a parte fácil. Depois de ter tudo esmagado para a textura fina, é uma simples questão de apenas garimpar o conteúdo. Você ficará apenas com o ouro.

Agora é quando você descobrirá se suas rochas brilhantes realmente contêm ouro ou não. Se essa coisa brilhante é realmente mica, calcopirita ou algum outro mineral leve, você vai perder isso no processo de garimpo. Se você tem ouro, e você fez sua trituração de ouro corretamente, você ficará com apenas o ouro.

Nota:
Esmague APENAS os espécimes feios
Novamente, deve notar-se que os pedaços bonitos de ouro em quartzo não devem ser esmagados. Mesmo que não seja assim tão carregado com ouro, se o ouro aparecer bem em um veio exposta que atravessa o quartzo, então pode valer mais como esta.

Ainda assim, a maioria dos minérios de ouro devem ser esmagados para perceber os valores mais elevados. Mesmo muitas peças que têm ouro visível não são atraentes, e não trarão muito dinheiro para um colecionador. O ouro é freqüentemente associado ao "quartzo sujo" que tem muita mancha de ferro e também não é muito atraente.

Se você não tem certeza do que é, esmague, garimpe e descubra!

Fonte:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Segue oficina70.com