Como e onde encontrar ouro em Portugal

E se eu quiser garimpar ouro? Posso?
Sim, pode.
Como e onde encontrar ouro em Portugal
Algumas pessoas farão por hobby já outras.... 

Garimpo do ouro em família nas margens do rio Ocreza e na ribeira do Cobrão.

Pode é levar muito, ou mesmo até demasiado tempo até encontrar a pepita de ouro que irá mudar a sua vida.

“Encontrado não é roubado”,
ai está um princípio que não se aplica à extração ou exploração de minas. Por isso, confine-se a procurar resquícios (sim, se encontrar algo será de reduzida dimensão) nas proximidades das minas ou em rios e riachos, que outrora fizeram alguns garimpeiros felizes, nomeadamente no Rio Tejo e no Rio Ocreza (Castelo Branco). Só precisa de uma bateia (utensílio usado na mineração para separar resíduos), sorte e paciência. 

Onde encontrar Ouro em Portugal?
Como encontrar ouro em Portugal
Pirita encontrada em Junceira, Tomar, Distrito de Santarém

Alguns dos locais mais requisitados para exploração de ouro têm sido Montemor, Valongo, Penedono, Jales e Vila Pouca de Aguiar.
Mais locais para garimpar e onde o pode fazer.
O rio Zêzere, na zona de Constância, o rio Ponsul, em Idanha-a-Nova, no Tejo é junto a Abrantes e a Vila Velha de Ródão,  e estão também identificados pela Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) com ocorrência de ouro. 
Mas também há indícios em Boa Fé no Concelho de Évora.
No Algarve há indícios de ouro e prata no maciço da Serra de Monchique e assim não é só o medronho que leva as pessoas à Manchique mas sim uma corrida ao ouro a que se estende também ao estuário do Rio Guadiana na zone de Castro Marim.
Como encontrar ouro em Portugal
Serra de Valongo

A extração de minerais está prevista na Constituição Portuguesa como de “domínio público”, estando restrita a empresas que apresentem vários requisitos, selecionadas após concursos promovidos pelo Estado. As faculdades também poderão obter autorizações para explorações, como explica a Direção Geral Energia e Geologia (DGEG). Se tiver interesse, siga o Sistema de Informação de Ocorrências e Recursos Minerais Portugueses do LNEG (Laboratório Nacional de Energia e Geologia), que regista onde são feitas diversas descobertas de ouro no território português.

Garimpar ouro no Vale do Ceira

Saiba exactamente onde há ouro em terras lusas
"lista de todas as localidades onde há ouro em Portugal"
(Seleccione seu Distrito, Concelho e Freguesia)
(Clica na imagem)
SIORMINP - Sistema de Informação de Ocorrências e Recursos Minerais Portugueses

Fontes:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Segue-nos ou partilhe isto...