Quartzo Prasiotrino

Prasiotrino é uma variedade de quartzo
Quartzo Prasiotrino
Foi descoberto em 2008 no estado do Ceará, chegando a popularidade em meados de 2010 e ainda é considerada uma pedra rara e com pouco conhecimento.

Prasiotrino 
Ele oscila entre 3 a 4 cores alternando entre o verde do prásio, o roxo da ametista e o amarelo do citrino e o transparente do quartzo.
Embora hoje ainda não seja conhecido o potencial completo, destacaremos as características mais relevantes para que isso nos ajude a entendê-lo melhor.
quartzo prasiotrino bruto
O Prasiotrino, é um mineral considerado novo e foi descoberto muito recentemente (em 2008), em uma mina de ametista no Brasil, muito provavelmente nos rejeitos da Mina Maia, no Ceará, uma vez que este tipo de informação é novo e muito raro as infomações também são raras afim de não prejudicar o local e o seu garimpo exclusivo.

Formação natural de prasiotrino
Prasiotrino, é uma formação natural de Citrino, Ametista, Quartzo e Prásio, algo que ainda não havia sido produzido, e se destaca por três cores presentes, verde, amarelo e roxo.
formação do quartzo prasiotrino
Pertencente à família do Quartzo, a formação muitas vezes dentro tem listas triangulares perfeitamente formados por inclusões de Ametista (Violeta), Prásio (Verde) e Citrino (Amarelo) que se alternam com o Quartzo transparente que os contém, sendo que mais raramente é encontrado no popularmente conhecido, quartzo fantasma.
prasiotrino formação triangular
Devido a esta formação multicolor, esta particularidade o transforma em um Master Crystal na Gemoterapia, capaz de fundir terapeuticamente mais de 4 frequências em si.
Às vezes você verá nele as seguintes cores mais raramente,o quartzo rosa, muito fraco, ou quartzo azul também muito fraco. Geralmente as combinações mais habituais são mesmo as cores padrões de verde e roxo ou verde e amarelo.

Afloramento de quartzo na superfície
afloramentos de quartzo prasiotrino na superfície
 Em pedras e cristais de quartzo que se encontram em superfície as cores são menos intensa devido a ação do sol, sobretudo na cor roxa das ametistas, pedras com cores de melhor qualidade são encontradas mais a fundo no solo.

Prasiotrino vs Ametrino
prasiotrino brutoametrino bruto
Prasiotrino tem 3 a 4 cores distintas como explicado acima, verde, roxo e amarelo.
Ametrino/Bolivianita tem 2 cores distintas entre o roxo da ametista e o amarelo ou laranja do citrino.
Ametrino como gema existe apenas na Bolívia, vem da área de Ricón del Tigre, da mina de Anahí.

História do Prasiotrino

O Prasiotrino, como tal, aparece em 4 de junho de 2008, em alguns depósitos no Brasil, no estado do Ceará, onde a ametista era extraída para talhar. O restante dos materiais eram “descartado” e empilhado nos lixões do depósito. Enquanto Antonio V. FuentesAngels R Lukin descansavam em um monte de pedras descartadas, eles notaram um cristal diferente. Isso chamou a atenção de ambos. Era um quartzo "diferente", com cores que no mundo mineral ocorrem muito raramente em quartzo; verde e ouro. Eles se reuniram com Hugo Mol, mostrando-os um balde com quartzo dessa cor como uma “jóia” e disse que, como eram quartzo de novas cores, deveríamos dar-lhe um nome , para diferenciar de tantos outros quartzo, assim como o ametrino. Então, todos acabaram dando o nome de "Prasiotrino", porque fundia verde (prásio) e citrino (ouro). Nesse momento, a história do "Prasio-trígono" começou. Quanto às culturas do "passado", seria muito longo para contar. Nas cidades e pessoas que existem atualmente; era apenas mais um quartzo e, como disseram, era "descartado". Para algumas pesquisas que foram feitas sobre "navegadores" antigos, é provavelmente "La Piedra de Tarsis" , a pedra que representava a tribo de Benjamin. Faz parte do "peitoral judaico" e, portanto, parte das "pedras preciosas" que os navios de Salomão carregavam a cada três anos com os fenícios nas mãos do rei. Quanto a outros lugares onde ele apareceu, conhecesse alguns depósitos na África do Sul que mineram quartzo de várias cores, que podem ser comercializados como prasiotrinas. No entanto, a prasiotrina é muito mais do que uma pedra colorida.
História do Prasiotrino
Como personagem principal da história do prasiotrino, Chiquito também forma uma parte "básica"; Um descendente dos índios "Juca", que é quem, com seu amor por sua terra e suas "pedras", foi quem ensinou Antônio e Angels onde tirá-los e como tirá-los, com o devido respeito pela terra.
A história completa se encontra AQUI.

Conheça a pedra Prasiotrino

Deixamos algumas fotos abaixo para que você possa apreciar e conhecer a gama de cores desse mineral. Pedras brutas e roladas em diversos tipos de qualidades gemológicas.
pedras de quartzo prasiotrino bruto
quartzo prasiotrino bruto rolado
quartzo prasiotrino polido
quartzo prasiotrino bruto
quartzo prasiotrino bruto rolado
quartzo prasiotrino bruto

Prasiotrino lapidados
Como gema, pedras de qualidade AAA (cristalinas) ficam muito bonitas quando lapidadas e mostram as suas fantásticas cores.
pedra prasiotrino lapidada
Prasiotrino bruta e lapidada em gota.
prasiotrino lapidada em gota

Pedras para colecionadores?
Nem tanto. No Brasil ainda há poucoS conhecimentos, mesmo ela sendo uma pedra nativa não há muitos colecionadores deste tipo de pedra, mas se por acaso tenha ela na sua coleção, comenta aqui ou compartilhe este artigo nas suas redes sociais e seus grupos.
No exterior ela esta sendo muito falada, e vendida, principalmente em sites de Gemoterapia.

Notas:
O termo "prasiotrino" é somente um termo popular, cuja nomenclatura não é aceita ou quer mencionada pelo IBGM (Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos), também não há referências nos seguintes institutos de mineralogia e gemologia a nível mundial.

Também não foi "nomeado" ou descrito na 
CNMNC da IMA, que é a Comissão que classifica os novos minerais, e ainda não se encontra descrito as composições minerais no Banco de Dados de Minerais do Projeto RRUFF em parceria com o IMA.

Fontes:

Sem comentários:

Publicar um comentário

Segue oficina70.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...