Ágata de fogo, verdadeira

Ágata de fogo
rough fire agate
Ágata de fogo é uma variedade de calcedônia que contém inclusões de goethita ou limonita, produzindo um efeito iridescente chamado de "fogo".

Composição química da ágata de fogo verdadeira:
Contém calcedônia opaca, com camadas de goethita ou limonita e iridescente, devido a difração de luz em suas camadas estruturais, ao contrário da ágata vermelha, que possui apenas Sílica SiO2.
Essa junção de elementos, fazem com que a ágata de fogo tenha cores que lembram um arco-íris.

Ágata de fogo verdadeira e falsa
Sempre há um grande número de pessoas que confundem a ágata vermelha e cornalina com sendo ágatas de fogo, estas variedade de ágatas são totalmente diferentes das ágatas de fogo.

Ágata de fogo verdadeira é uma ágata fenomenal com flash iridescente de vermelho, amarelo, laranja e verde.

O que é a ágata de fogo?
A ágata de fogo é uma pedra rara e interessante e de beleza incomum. É uma ágata marrom que reflete flashes brilhantes de amarelo iridescente, vermelho, laranja e verde nas superfícies hemisféricas dentro da pedra. Essas características hemisféricas são um hábito característico de ágata de cristal, conhecido como "hábito botrioidal", e raramente ela não ocorre nesta forma.
agata de fogo verdadeira e falsa
Em gemologia, uma gema fenomenal é aquela que reage com a luz que entra nela para produzir um efeito óptico interessante. Na ágata de fogo, o fenômeno são as cores iridescentes. Eles mudam de cor conforme a gema é movida, ou conforme a fonte de luz. O fenômeno da ágata de fogo é uma reminiscência do jogo de cores da opala preciosa, mas é completamente diferente.
O nome "fogo" é usado, mas a cor não é causada pela dispersão; o fenômeno que causa o "fogo" visto no diamante.

A ágata de fogo tem tudo a ver com as cores iridescentes dinâmicas.

Na ágata de fogo, o hábito botrioidal foi construído à medida que muitas camadas ultra-finas de ágata foram depositadas, uma sobre a outra, para produzir as formas incomuns que você vê na gema. Algumas dessas camadas de ágata ultrafina foram revestidas com minúsculas partículas de goethita, um mineral hidróxido de ferro. Pensa-se que o colorido "fogo" seja produzido pela interferência entre os raios de luz à medida que são refletidos e refratados pelas camadas ultrafinas compostas de goethita e ágata.

E assim como acontece com outras pedras, há ágatas de fogo com melhor qualidade que outras, as com mais "fogo" são as mais valiosas.

Locais de ocorrência de Ágata de Fogo
ágata de fogo
A ágata de fogo é rara e só é encontrada em quantidades comerciais em alguns locais. Isso inclui locais nos estados de Aguascalientes, Chihuahua e San Luis Potosi no México; e, nos estados do Arizona, Califórnia e Novo México, nos Estados Unidos. O maior número de localidades relatadas de ágata de fogo é no Arizona, onde o material é popular entre designers de jóias, lapidários, colecionadores de gemas e coletores de minerais há cerca de cinquenta anos.

Ágata de fogo vs Opala negra
As ágatas de melhor qualidade podem rivalizar com a opala negra australiana.
Por serem uma forma de quartzo de calcedônia, as ágatas de fogo são mais duráveis ​​que a opala, tornando-as adequadas para praticamente qualquer aplicação de joalheria.

Gemologia da Ágata de Fogo
A ágata de fogo não é uma gema amplamente conhecida. Isso ocorre porque é um material raro que nunca foi fortemente promovido ao público. Cada pedra cortada da ágata de fogo é diferente. O tamanho e a forma de cada pedra são determinados pelas propriedades do bruto.
As pessoas que cortam a ágata de fogo estudam o material bruto e depois fazem o possível para produzir uma gema atraente. Por esse motivo, a ágata de fogo não é uma jóia adequada para a fabricação de milhares de peças idênticas de joias comerciais. Em vez disso, é uma pedra que é colocada em jóias por uma pessoa que criará um cenário especial para cada pedra.

A ágata de fogo tem uma dureza na escala de Mohs de 7, o que a torna adequada para a maioria dos tipos de jóias. Devido a raridade, cada pedra encontrada é disputada por designers de jóias, museus de coleções e colecionadores de gemas e minerais.

As outras variedades de Calcedônia:
https://www.oficina70.com/calcedonia-variedades.html

Fonte de imagens:
Fotos da coleção de Oleg Lopatkin
http://www.pegmatite.ru/smallru.htm

Fontes:

Sem comentários:

Publicar um comentário

Segue oficina70.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...