Colecionadores de pedras e minerais

Colecionar pedras e minerais
A coleta de minerais é o hobby de coletar, identificar e exibir sistematicamente espécimes minerais e pedras, preciosas ou não.
Colecionadores de minerais
Coleção de pedras parideiras - Portugal

Nos Estados Unidos e no Canadá a geologia amadora é conhecida como rockhounding, e é o estudo recreativo e o hobby de coletar rochas e espécimes minerais do ambiente natural.
A coleta mineral também pode fazer parte da profissão de mineralogia e especialidades geológicas aliadas. Colecionadores individuais geralmente se especializam, por exemplo, coletando exemplos de várias cores e formas.

Até 1 de Janeiro de 2023 haviam no mundo cerca de 5.863 minerais conhecidos, estudados e devidamente catalogados no IMA, sendo que quase 300 são produzidos artificialmente.

Motivações de um colecionador de minerais
Pedro Serra Minerais
Pedro Serra Minerais, Portugal
Coletores de minerais encontram uma variedade de razões para coletar minerais. Muitos minerais são incrivelmente bonitos e coletados por seu valor estético. Outros se reúnem para aprender mais sobre mineralogia, a indústria de mineração local e/ou a geologia local. Alguns simplesmente gostam de explorar a natureza e socializar e negociar com outros colecionadores de minerais. Colecionadores sérios irão longe e podem viajar grandes distâncias para encontrar o espécime certo.
Uma razão para o aumento da popularidade da geologia amadora é que uma coleção pode começar simplesmente pegando uma pedra.
A.F.S2 coletando pedras na praia por oficina70
Esta atividade não só é interessante mas é uma arte colecionar minerais.
Segundo um dos mais importantes mineralogistas norte-americanos, Frederick H. Pough, entre as ciências básicas somente a mineralogia é um passa-tempo educacional, pois combina os conhecimentos da Química, da Física e da Matemática. Podemos acrecentar também, fruto dessa atividade, a Geografia e o Turismo, pois ao coletar minerais para nossas coleções, invariavelmente, podemos nos deslocar aos mais remotos e longínquos locais do planeta, além de nos orientarmos através de mapas geográficos, relacionando assim, as localidades onde os minerais são encontrados.

Por que colecionar minerais?
Colecionar objetos é inerente à natureza humana. Quando crianças, colecionamos figurinhas, adesivos, chaveiros, entre outros objetos. Já quando adultos preferimos objetos mais valiosos como relógios, objetos de arte, moedas e selos. Dentre estas atividades, colecionar minerais se reveste em uma das mais gratificantes formas de coleções. Suas cores, formas e diversidade nos encantam. Tal atividade é bastante desenvolvida em países como os Estados Unidos da América, Itália, Japão, Alemanha e Rússia. 
Colecionadores de minerais
Embora o Brasil seja um país muito rico em minerais são poucos ainda os que se interessam por colecionar minerais, mas existem boas razões para se iniciar uma coleção. A primeira delas é a facilidade relativa de se conseguir uma grande quantidade de espécies, pois são substâncias que ocorrem livremente na natureza. Outro aspecto interessante é a possibilidade de se conseguir materiais formados fora de nosso planeta, como amostras derivadas de meteoritos e, até mesmo da Lua e de Marte, além de se conseguir objetos formados a bilhões ou milhões de anos. É também uma oportunidade de se manter contato constante com a Física, a Química, a Matemática e a Geografia, coisa que nenhum outro campo do conhecimento proporciona simultaneamente.

Como colecionar minerais?
Uma coleção sistemática de minerais abrange todas as formas e tipos de substâncias possíveis. São coleções que precisam de amplo espaço  afinal existem mais de 5.272 minerais conhecidos, e muitos exigem cuidados de especialistas e isto pode ter sempre um custo muito elevado, estando na maioria das vezes vinculadas à instituições de ensino e pesquisa e, companias mineradoras.

Colecionadores particulares de minerais
Já coleções específicas são aquelas iniciadas por particulares e podem abranger somente algumas das classes mineralógicas, como também se restringirem à grupos específicos de minerais.
Você pode colecionar minerais por motivos geográficos, por exemplo, como os de sua região, de seu estado ou de seu país. Pode colecionar as diversas variedades de quartzo, por exemplo. Você pode colecionar minerais brutos encontrados na natureza, ou comprar minerais e pedras roladas e polidas.
Ou então por classificação química, sistema cristalino, magnéticos ou por cores, isto reduz a grande diversidade de uma coleção mais ampla e completa e dá ênfase a algo mais específico tornando sua coleção mais organizada.
O tamanho das peças que vai colecionar também é algo com que deve ter atenção, uma vez que elas devem seguir um padrão de tamanho consoante ao espaço que você tem disponível para a sua coleção.
As amostras, tanto numa modalidade quanto na outra, podem variar desde peças avantajadas (maiores que 3 m de diâmetro) a amostras-de-mão, chegando até "micromounts", que são amostras diminutas, geralmente de minerais muito raros.
Você poderá organizar sua coleção desde pequenas caixas ou até prateleiras.
Você também pode colecionar fósseis ou então pode colecionar meteoritos, mas isto terá um custo muito mais elevado.

Coleta de minerais
Os primeiros geólogos amadores eram garimpeiros em busca de minerais valiosos e pedras preciosas para fins comerciais. Eventualmente, no entanto, mais pessoas foram atraídas para a geologia amadora para fins recreativos, principalmente pela beleza que as rochas e os minerais proporcionam.
Os locais ideais para coletas de minerais são pedreiras abandonadas, minerações em atividade e rejeitos de mineradoras.

Identificar e catalogar seus minerais
Nas catalogações de uma coleção de minerais são imprescindíveis as seguintes informações: nome da espécie, composição química, classe mineralógica, sistema cristalino e origem da procedência.
Proceda a identificação do seu mineral antes disto.
Compre e leia livros de mineralogia, esteja em contato com outros colecionadores, ou geólogos. Participe de feiras de minerais e grupos de minerais e garimpeiros nas redes sociais.
Há também muitos clubes e grupos que procuram espécimes e os comparam em grupos como hobby. Os centros de informações turísticas e as câmaras de comércio de pequenas cidades também podem fornecer informações locais valiosas. A Internet também pode ser uma ferramenta de busca útil, pois pode ajudar a encontrar outros geólogos amadores.

Onde Oficina70 efetua as pesquisa
oficina de carro, barco, oficina de caminhão, oficina de moto, oficina de jóia, car oficina, truck oficina
Além de ser um colecionador amador, eu efetuo pesquisa em um dos maiores e melhores banco de dados de minerais que estão disponíveis na internet gratuitamente, o mindat.org que tem sido um recurso insubstituível para todos os campos relacionados à geologia. Seu objetivo original era compartilhar informações sobre minerais, suas propriedades e onde elas são encontradas. Hoje, é o maior banco de dados público mundial de informações sobre minerais, apoiado em todo o mundo por voluntários que adicionam e verificam novas informações diariamente.

Bancos de dados e informações sobre minerais:
Há outros bancos de dados, mas nós sugerimos o Mindat.org para as suas pesquisas assim como o Geology, WebMineral (database), Wikipédia, GeologyIn, GeologyPage, CPRM-RIGeoGeoPortal INEG, etc.

Equipamentos
ferramentas e geólogo amador e coletores de minerais
O equipamento principal do geólogo amador é o martelo de geólogo. Esta é uma pequena ferramenta com um ponto de escolha em uma extremidade e um martelo chato na outra. A ponta do martelo é para quebrar pedras, e a extremidade da palheta é usada principalmente para espreitar e cavar em fendas. A ponta da maioria dos martelos de pedra pode embotar rapidamente se for batida na rocha nua. Os colecionadores de minerais também podem trazer uma marreta para quebrar rochas duras.
Outra ferramenta eficaz é a lupa de geólogo 10X ideal para uma observação mais detalhada do mineral.

Locais para coletar minerais
Bons locais para um colecionador olhar são pedreiras, cortes de estradas, colinas rochosas, montanhas, córregos, afloramentos expostos, falhamentos geológicos, minas
abandonadas e/ou em atividade, a céu aberto ou subterrâneas.
Os falhamentos geológicos são excelentes locais para coleta de minerais, pois muitas dessas substâncias costumam cristalizar ao longo dos mesmos.
As coletas de minerais também são feitas em campo ao longo dos alinhamentos tectônicos (zonas demarcadoras dos grandes falhamentos geológicos).
As minas a céu aberto são excelentes pontos de coleta mas tome em atenção aos perigos de desabamento.
Outros locais favoráveis à coleta de minerais são os rejeitos das mineradoras, onde deve se dar atenção especial aos minerais supergênicos.
Também as minas subterrâneas fornecem excepcionais amostras para colecionadores, tanto em suas paredes, como principalmente nos planos de falha, mais uma ves tome especial atenção relativamente a minas abandonadas com risco de desabamentos.
Como a oficina70.com não dispõe de muito tempo livre para se dedicar à coleta de minerais na natureza, eu coleciono através do fascículo da coleção Minerais do Mundo da National Geographic, ou através de doações e compras de minerais daqueles mais difíceis de se obter.
Minha coleção tem cerca de 67 minerais e 72 pedras preciosas de pequenas dimensões, porém o diamante da minha coleção, foi o máximo que consegui, é um pequeno diamante carbonado.

Uma coisa leva à outra
Coleção de Pedro Serra - Minerais
Os ávidos colecionadores de rochas costumam usar seus espécimes para aprender sobre petrologia, mineralogia e geologia, bem como habilidades na identificação e classificação de amostras de rochas, e prepará-las para exibição. O hobby pode levar naturalmente a projetos de lapidação, e também ao corte, polimento e montagem de gemas e minerais em jóias. O equipamento necessário para isso inclui serras de rocha e polidores. Muitas belas variedades de cristais são normalmente encontradas em amostras muito pequenas, o que requer um bom microscópio para trabalhar e fotografar a amostra. Você pode também criar um site ou até mesmo uma loja e iniciar um negócio à volta dos minerais e manter-se economicamente disto. O hobby pode ser tão simples quanto encontrar belas pedras para um peitoril da janela ou se transformar em uma exibição detalhada e abrangente de qualidade de museu expondo-a na sua sala de visitas.
Compre pedras e minerais para coleção de:

Detectores de pedras preciosas
Provavelmente você nunca tinha ouvido falar em detectores que detectam pedras preciosas e minerais.
Detector de pedras preciosas F.A.R.O.
F.A.RO. gemstones and minerals detections

O normal são os detectores de metais que detectam minerais magnéticos como o ouro, por exemplo, mas o que você provavelmente não sabia é que existem alguns detectores que funcionam com outras tecnologias, sobretudo por ondas vibracionais e que detectam minerais e pedras preciosas, "pois tudo oque existe vibra e se vibra pode ser detectado" (por L. Machado).
Este é um de alguns princípios inseridos nas antenas F.A.R.O. (INPI).
F.A.R.O. é um equipamento exclusivo e com poucas unidades no mundo possuindo modelos para um mineral em específico ou para vários outros minerais em um mesmo produto.


Manutenção e limpeza da coleção
Coletores e colecionadores
Tenha sempre sua coleção limpa e organizada.
A limpeza após a coleta na natureza deverá ser feita usando uma escova de cerdas média apenas com água ou com ácido oxálico. ATENÇÃO ao uso de ácidos. ATENÇÃO também aos tipos de minerais, pois alguns não são laváveis pois são solúveis em água, outros podem ser tóxicos, por isto um conhecimento básico sobre minerais é essencial.

Leis de coletas de minerais e multas
Existem muitas leis diferentes em relação à coleta de rochas e minerais em áreas públicas, por isso é aconselhável ler as leis locais antes da prospecção.
A coleta de rochas e minerais é proibida na maioria, se não em todos os parques e reservas nacionais.



Fontes:

12 comentários:

  1. Eu tenho uma pedra e não sei direito o nome dela, o que sei é que a mesma veio da Turquia.

    ResponderEliminar
  2. Tenho uma rocha prateada, leve e muito brilhante, e gostaria de descobrir o que e....
    67 996036707

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por favor, envie fotos para o nosso grupo: https://www.facebook.com/groups/835460939940743/

      Eliminar
    2. tenho uma pedra do mar tranparete branco brilhante

      Eliminar
    3. Por favor, envia fotos de boa qualidade para o Grupo de Oficina70 no Facebook, quem sabe eu possa lhe fazer uma proposta pela sua pedra. Fica bem e boa sorte

      Eliminar
  3. Colecionar pedras é um hobby quero fazer parte de uma equipe pra trocar ideias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Junte-se ao nosso grupo no Facebook. Grupo de oficina70: https://www.facebook.com/groups/835460939940743/
      Até já.

      Eliminar
    2. Eu tenho duas pedras um chama pedra Jasper verdade escura e a outra chamada pedras de sangue eu identifiquei elas pelo um aplicativo nome Valdeci meu whatsapp pode me chamar 031996292061eu eu tenho elas a muito tempo guardado comigo pode me mandar mensagem que assim que eu chegar em casa eu já te respondo ok

      Eliminar
  4. Muito contente com o Oficina70
    Aprendo todos os dias e esse Robby é surpreendente ✨⛏️👍🤓

    ResponderEliminar
  5. Oi boa tarde
    Encontrei uma rocha prateada por dentro e é muito pesada na verdade não sei se é uma rocha ou metaemetaela também não é atraída por imã.
    Gostaria de saber o que pode ser mas não encontrei ninguém que possa mim ajudar com isso

    ResponderEliminar
  6. Boa noite, tenho um geodo inteiro com cristais rosa, uma amonite e uma trilobite e gostaria de obter valores!

    ResponderEliminar
  7. Tenho uma pedra muito linda,alguns dizem ser uma opala,mas não tenho certeza

    ResponderEliminar