gtag('config', 'UA-48662746-2'); oficina70.com: Como distinguir o ouro do latão

Como distinguir o ouro do latão

Aprendendo as diferenças metálicas entre o ouro e o latão
Tanto o ouro como o latão são metais brilhantes e amarelados.
Distinguir entre eles pode ser difícil para algumas pessoas sem experiência. Felizmente, existem algumas formas de diferenciá-los. Se você souber o que procurar, normalmente encontrará sinais que facilitarão a identificação. Também é possível testar as propriedades físicas e químicas do metal para determinar se ele é ouro ou latão.
laser diodo
Peças de latão usadas nos eletrônicos
Na sucata eletrônica algumas peças são confundidas como sendo de ouro mas não são. Geralmente no bloco de alojamento de laser de diodo são de latão, eles são encontrados sobretudo nos leitores de disco CD dos computadores e nos eletrônicos. Algumas placas de telefones celulares principalmente do tipo flip há um barramento em latão que muitos pensam se tratar de ouro, mas não são, pinos e peças de contatos são de latão, sendo que alguns são revestidos com uma fina camada de ouro que melhoram as passagens de dados ou energia.
pêndulo de latão com câmara para adicionar o que se quer detectar
Também os pêndulos para detectar ouro são feitos a partir de latão, os melhores são da liga Aich, já na maioria dos pêndulos não se conhecem as ligas.

O latão é o metal amarelo mais confundido com o ouro.
Latão é uma liga metálica de cobre e zinco com percentagens deste último entre 3% a 45%, dependendo do tipo de latão.

Como diferenciar o ouro e o latão
Observando propriedades físicas
Observe a cor:
Embora o latão e o ouro possuam cores semelhantes, o ouro é mais brilhante e amarelo. A cor do latão é mais opaca, e o amarelo não é tão vibrante como o do ouro puro. No entanto, se o ouro for misturado com outros metais, esse método pode ser menos eficaz.

Toque o metal com um ímã:
Ao contrário do latão, o ouro não interagirá com um ímã. Aproxime o ímã ao metal e observe se ele o atrai. Se atrair, o metal é latão, se não, é ouro.

Arranhe o metal em uma superfície de cerâmica:
O ouro é um metal bastante macio. Quando arranhado em uma superfície de cerâmica, ele deixará um rastro dourado. Em contrapartida, o latão é mais duro e deixará um rastro preto. Basta pressionar o metal em uma superfície de cerâmica não polida e arrastá-lo.

Teste a densidade do metal:
A forma mais precisa de testar a densidade do metal é medir o volume e a massa, e em seguida calcular a densidade matematicamente. Felizmente, há um método mais rápido e fácil. Basta jogar o metal para cima e deixá-lo cair (ou simplesmente levantá-lo e abaixá-lo rapidamente sem tirá-lo da mão). Como o ouro é mais denso que o latão, ele parecerá mais pesado do que o esperado. O latão parecerá mais leve, pois sua densidade é menor.

Identificando peças de jóias ou barras de ouro falsas
Procure pela contagem de quilates:
O quilate é uma medida utilizada para designar a pureza do ouro. Uma proporção maior de ouro em relação a outros metais equivale a uma contagem maior de quilates. O ouro puro equivale a 24 quilates. Uma peça de latão não possuirá uma marca com a contagem de quilates. A contagem normalmente é encontrada em um lugar discreto, como na parte de baixo ou por dentro do item, embora isso possa variar.

Procure pela palavra “latão”:
Embora não possua uma contagem de quilates, o latão às vezes é marcado. Muitos itens feitos do metal possuem a palavra “latão” escrita em alguma parte. A palavra normalmente é estampada ou gravada quando o metal é forjado. Assim como no caso da contagem de quilates, a localização variará, mas a palavra normalmente se encontra na parte de dentro ou de baixo do objeto.

Descubra o preço do metal:
Se você souber o preço do metal, será fácil distinguir entre o ouro e o latão. O ouro pode ser bastante caro, dependendo de sua pureza. O latão é relativamente mais barato comparado a metais preciosos como o ouro e a prata.

Testando propriedades químicas
Procure por áreas enferrujadas:
Um dos aspectos mais apreciados do ouro é o fato de que não enferruja. No entanto, o latão reage ao oxigênio no ambiente. Essa reação é denominada oxidação e dará um aspecto enferrujado e descolorado ao metal. Caso observe áreas oxidadas, o metal é de latão. Porém, a ausência da oxidação não serve como confirmação de que a peça é de ouro.

Teste uma área discreta:
Ao fazer um teste das propriedades químicas de uma peça de metal, escolha uma área que não seja muito visível. Isso evitará que o objeto seja arruinado. Procure por alguma borda com uma parte escondida, ou algum local do metal que permaneça coberto ou invisível.

Aplique ácido ao metal:
Aplique ácido concentrado no metal. Ao contrário do ouro, o latão reagirá ao ácido. Caso observe bolhas ou descoloração no local onde o ácido foi aplicado, a peça é de latão. Se não houver mudança após a aplicação, a peça é de ouro.

ATENÇÃO:
Os ácidos são corrosivos e tóxicos, use sempre equipamentos de proteção e manuseie longe de crianças e animais.
A aplicação do ácido a um objeto valioso pode diminuir seu valor.

Tipos de latão que são confundidos com o ouro
Liga de Aich:
Usado em atmosfera marinha e em muitos dos eletrônicos devido a sua resistência a corrosão, dureza e tenacidade.
Latão de príncipe Rupert.
É um tipo de latão alfa contendo 75% de Cobre e 25% de zinco. Devido a sua bela cor amarela característica, é utilizado em bijuterias como imitação de ouro.
Latão aluminado: 
Contém alumínio, o que aumenta sua resistência a corrosão. É usado para serviço em atmosferas marinhas e também em moedas (também conhecido como ouro nórdico).
Latão para cartuchos:
botão de cartucho de latão para controlador de playstation
É um latão com 30% de zinco com boas propriedades para trabalho a frio. Utilizado para cartuchos de munição de armas de fogo.

Sem comentários :

Segue oficina70.com