Como encontrar ouro usando uma bateia

Como encontrar ouro com a bateia
  Antes, saiba o que é uma bateia:
Uma bateia é um utensílio usado na mineração em pequena escala, geralmente em depósitos de sedimentos em cursos de água, para a obtenção de concentrados de minérios metálicos, sobretudo os preciosos, como o ouro ou diamante. Ao colocar-se uma pequena quantidade de sedimento na bateia e adicionar-se alguma água, procede-se à agitação da mistura através de movimento aproximadamente circular. Tal agitação, conjugada com a diferença de densidade entre os minérios metálicos e os restantes sedimentos, permite efectuar a separação daqueles.


gold panning in usa

Existem diferentes técnicas, desde as mais básicas (praticamente gratuitas) até as mais avançadas como com o uso de detectores de metal e outros dispositivos.

Então você será o único a decidir qual método vai usar na hora de procurar ouro.

Batear ouro no rio é simples
O batear ouro é uma técnica manual de separar o ouro de outros materiais. Bateias largas e rasas são cheias de areia e cascalho. A bateia é submergida em água e agitada, separando o ouro do cascalho e outro material. Como o ouro é muito mais denso que outros minerais, ele rapidamente se deposita no fundo da bateia. O material de panorâmica geralmente é removido dos fluxos e o tipo é chamado de depósitos de colocação.

O garimpo de ouro é a técnica mais fácil e rápida para procurar ouro, mas não é comercialmente viável para extrair ouro de grandes depósitos, exceto onde os custos de mão-de-obra são muito baixos.

Essa técnica é baseada no uso de um tipo de prato, cujo nome é bateia, onde utilizando-se de movimentos constantemente e circulares a terra e a areia são lavadas.
O procedimento é muito básico e não requer experiência, então qualquer um pode fazê-lo.
A operação é simples, com uma bateia você separará qualquer material do ouro, que, sendo mais denso, sempre permanecerá no fundo.
A técnica consiste em adicionar pouco a pouco cascalho e terra à bateia e, ao lavá-la, os materiais menos densos (mais leves) subirão à superfície do prato, enquanto metais densos, como o ouro, permanecerão abaixo.
Deve-se ter um certo conhecimento de onde possa haver ouro para poder ir à sua busca e assim obter êxito.
Procure nos rios entre os cascalhos ou então onde numa interseção do rio haja areia preta.

Separando os materiais maiores
Para separar os maiores materiais são usados classificadores para remover pedras maiores.
O recipiente é preenchido quase completamente com cascalho e alguns centímetros são introduzidos na água.
Comece a mover a bateia primeiro para cima e para baixo e, em seguida, em um círculo para que o conteúdo comece a girar para dentro. Desta forma, a lama e a terra sairão pelas bordas da bateia.
Repita estes passos continuamente para remover os materiais mais grossos e densos que ficarão no fundo da bateia.

 Agora é a vez de lavar o cascalho e a areia fina
Coloque a bateia na água como se quisesse pegar a água.
Movimente a bateia da mesma forma que antes com o nível da água acima das bordas , pouco a pouco os sedimentos vão estagnar.
Repita o processo continuamente até que você tenha uma grande quantidade de areia dentro da bateia, que será principalmente areia preta.
Aos poucos, adicione água para continuar retirando os sedimentos de areia que são mais leves.
Incline a bateia em sua direção para que você possa detectar ouro ou alguma poeira ou pepita no fundo da bateia.
Se necessário, use um imã embaixo da bateia para reter esta areia preta e separar o ouro.
Repita esse processo constantemente até recolher as pepitas de ouro com uma pipeta ou uma garrafa aspiradora, colocando-as com muito cuidado em uma pequena garrafa de vidro ou tubo de ensaio.
Repita o procedimento sempre que for necessário.

Conheça quais são as melhores bateias para garimpar ouro
http://www.oficina70.com/2017/12/melhores-bateia-para-garimpar-ouro.html

Treinamento antes de por em prática o garimpo de ouro com a bateia

Tente praticar algumas vezes somente com areia, isso pode levar tempo até que se ganhe alguma experiência, mas será de grande valia quando for garimpar a sério.

Você pode começar em sua própria casa com elementos que contenham chumbo para separá-los das amostras e dominar a técnica.

A quantidade de material que você vai processar vai depender da sua habilidade e não só, mas da concentração de ouro que existe no lucal que escolheu para garimpar (esta última característica é a mais importante, não adianta ser um especialista em um lugar onde não há nada de ouro). Por isto, antes de ir garimpar ouro, será necessário conhecer, digamos, o terreno.

Algumas dicas úteis de onde garimpar ouro com bateia
Um dos truques mais usados ​​é olhar sobre rochas ou argilas que estão no rio, já que o pó de ouro dissolvido se acumula gradualmente em torno desse conglomerado, de modo que a probabilidade de acumular pepitas é maior.

Certifique-se de que a água tenha uma altura maior que 17cm, caso contrário, a corrente arrastará materiais sólidos que levarão mais tempo para removê-los.

A velocidade da água tem que ser lenta já que para o ciclo de lavagem continuar a corrente tem que tirar a areia fazendo o ouro e outros minerais mais densos permanecer no mesmo lugar.

Escolha entre uma bateia de plástico ou metal.
O primeiro é para pessoas sem experiência pelo seu conforto e cor, geralmente preto para detectár o ouro melhor visualmente.

Esta técnica é perfeita para aquelas pessoas que querem saber como encontrar ouro enterrado sem um detector de metal e outras coisas e que podem ser muito mais caras.
Uma bateia é ligeiramente o utensílio mais usados por iniciantes para se encontrar mais facilmente o ouro.

AQUI tudo sobre o ouro nativo (na natureza).
http://www.oficina70.com/p/como-identificar-ouro-em-uma-pedra.html

Onde comprar bateia para garimpar ouro:
BRA
POR

Como fazer bateia caseira para garimpar ouro

Bateia feita com chapa de ferro fundido


Bateia muito usada em países asiáticos e em alguns locais da Russia e Ucrania.

Outros métodos para garimpar ouro
http://www.oficina70.com/2017/01/metodos-e-tecnicas-artesanais-de.html

Fontes:
https://en.wikipedia.org/wiki/Gold_panning

Sem comentários :

Enviar um comentário

Segue oficina70.com