Calcedônia, variedades

Calcedônia, informações gerais.
Calcedônia são os minerais de óxidos do grupo quartzo,
sendo que a fórmula química é Sílica (dióxido de silício, SiO2).
foto de oficina 70, Huawei Lite 10
Calcedônia é uma das variedades criptocristalinas do mineral quartzo, uma forma criptocristalina de sílica, composta por crescimentos muito finos de quartzo e morganita. Ambos são minerais de sílica, mas diferem porque o quartzo possui uma estrutura de cristal trigonal, enquanto a morganita é monoclínica.
Calcedônia é um termo genérico atribuído a todas as variedades de quartzo feitas de cristais microscópicos ou submicroscópicos, as chamadas variedades microcristalina de quartzo, conhecidas popularmente como ágata, jaspe, chert, crisoprásio, ônix, pietersita e outros.

A calcedônia tem um brilho ceroso e pode ser semitransparente ou translúcido e é geralmente branca a cinzenta, cinzento-azulada ou em alguma tonalidade de marrom, variando de pálido a quase preto.
A cor da calcedônia vendida comercialmente é frequentemente aprimorada com tingimento ou aquecimento, com ocorrência mais que normal na variedade, ágata, isto acontece porque muitas variedades tem impurezas nas bandas onde são porosas.

Outras tonalidades recebem nomes específicos.
A calcedónia vermelha é conhecida como cornalina ou sárdio;
a variedade verde colorida por óxido de níquel é chamada crisoprásio.
Prásio tem cor verde-alho.
Plasma é uma calcedónia de cor clara a verde-esmeralda que é encontrada às vezes com pequenos pontos de jaspe assemelhando-se a gotas de sangue; foi chamada de pedra-de-sangue ou heliotrópio.

A calcedónia é um dos poucos minerais que são encontrados em geodos.
geodos de ágata em bruto
Geodos de ágatas brutas
A calcedônia ocorre em uma ampla variedade de variedades.
Muitas pedras semipreciosas são de fato formas de calcedônia.

Distingue-se em mais de 70 variedades de ágata, 16 variedades de jaspe e 3 variedades de chert, dependendo das estruturas formadas, das localidades de ocorrência e das cores que apresentam.

As variedades mais notáveis de calcedônia são as seguintes:
Ágata
Nódulo de ágata
A ágata é uma variedade de calcedônia caracterizada por padrões de transparência ou cor, como bandas curvas ou angulares multicoloridas. Variedades opacas às vezes são chamadas de jaspe. A ágata de fogo mostra fenômenos iridescentes em um fundo marrom; A ágata da íris mostra uma iridescência excepcional quando a luz (luz especialmente pontual) brilha através da pedra. Ágata musgo é uma calcedônia com várias impurezas minerais diferentes com desenhos em inclusão que se assemelham ao musgo, é a variedade com inclusões dendríticas em forma de árvore com cores que vão de verde a negro ou de castanho a vermelho, sendo que se o desenho for mesmo idêntico a uma árvore ela é chamada de ágata paisagem onde os hidróxidos e ôxidos de ferro formam inclusões com aspectos arborescentes. Ágata amuralhada é uma ágata com bandas paralelas e angulares que quando ampliadas se parecem com montes fortificados.
Ágatas raras.
Àgata geométrica é uma ágata rara encontrada na Paraíba, assim como a designada "Ágata Rio de Sol", formada por um interior altamente complexo, com um único exemplar até agora mencionado.
(veja e leia mais sobre ela no final deste artigo)

Clica no link a seguir e conheça as mais variadas variedades de Ágatas:
https://www.oficina70.com/gemas-de-a-z-agata.html

Cornalina
 A cornalina é uma variedade de calcedônia marrom claro a translúcido ou vermelho acastanhado, comumente usado como uma pedra preciosa semipreciosa. Sua tonalidade pode variar de um laranja pálido a uma intensa coloração quase negra. 
sárdio botrioidal bruto
Semelhante à cornalina é o sárdio, que é marrom em vez de vermelho e é mais duro e mais escura (a diferença não é rigidamente definida, e os dois nomes são frequentemente usados de forma intercambiável).
A cornalina e sárdio são variedades da calcedônia mineral de sílica colorida por impurezas do óxido de ferro.
cornalina bruta de Foz do Iguaçú - PR

Nota: cornalinas por vezes são colocadas ao sol para mudar a cor do castanho para ficarem mais vermelhas. E, grande parte da cornalina vendida no mercado, é nada mais que calcedónia tingida.

Ágata de Fogo
true fire agate
Ágata de fogo verdadeira
É uma variedade de ágata (calcedônia) que é iridescente com um jogo de cores ou "fogo" semelhante ao da Opala. As ágatas de fogo geralmente têm bolhas botrioidais incluídas em seu interior. O jogo de cor é causado por inclusões de Goethite ou Limonite.
Podem ser pedras de cor compactas, com listas, com aspectos de musgo ou com inclusões dendítricas.

Nota: algumas pessoas confundem ágata de fogo com o quartzo irisado que tem uma iridiscência semelhante, mas provocada por fendas internas sendo que na ágata de fogo esta iridiscência é causada por camadas de óxido de ferro inseridas no quartzo e que dão um efeito oleoso.

Ágata de fogo verdadeira e ágata vermelha:
Ágata de fogo verdadeira e falsa
Muitas pessoas confundem ou são enganadas ao comprar ágatas vermelhas ou ágatas laranjas craqueladas, como se fossem ágatas de fogo verdadeiras.
Conheça a ágata de fogo verdadeira clicando AQUI

Crisoprásio
crisoprásio da Bahia, via mindat.org
Crisoprásio da Bahia, coleção de Rafael Hernandes Corrêa-Silva via mindat.org
O crisoprásio (também denominada crisópraso) é uma variedade verde de calcedônia, que foi colorida pelo óxido de níquel. O crisoprásio é uma pedra translúcida de cor verde-maçã, e é uma das variedades mais valiosas de calcedónia. Ela pode esmaecer à luz do sol e muitas vezes são confundidas com o bom Jade.
crisoprásio de Goiás
Crisoprásio de Goiás
As variedades mais escuras de crisoprásio também são chamadas de prásio. No entanto, o prásio é uma outra calcedónia verde, tem uma cor mais escura e é muito mais raro e, em certa medida, é um descritor de cores, em vez de uma variedade mineral rigorosamente definida.

A calcedônia de cor azul às vezes é chamada de "crisoprase azul" se a cor é suficientemente rica, embora sua cor seja derivada da presença de cobre e não esteja relacionada à crisoprase contendo níquel.

Ágata musgo
Ágata muscínea ou ágata musgo
Ágata muscínea ou ágata musgo é uma variedade de ágata com inclusões dendríticas em forma de árvore com cores que vão de verde a negro ou de castanho a vermelho.
Elas contém inclusões verdes semelhantes a filamentos, dando a aparência superficial de musgo ou queijo azul. Também há ágata arbórea, semelhante à ágata musgo, exceto que ela é branca sólida com filamentos verdes, enquanto a ágata musgo geralmente tem um fundo transparente; portanto, o "musgo" aparece em 3D. Não é uma forma verdadeira de ágata, pois não possui a característica definidora de banda concêntrica da ágata.

Calcedônia Cromo
Mtorolite is a variety of the mineral chalcedony
Calcedônia Cromo também é conhecida como Mitorodita (Mtorolite).
A calcedônia de cromo é uma variedade verde de calcedônia, colorida por compostos de cromo. É conhecida como "Mtorolite" quando encontrado no Zimbábue e "Chiquitanita" quando encontrado na Bolívia.
A calcedônia de cromo tem aparência semelhante ao crisoprásio, mas difere na medida em que, enquanto a calcedônia do cromo é colorida por cromo (como óxido de cromo (III)), o crisoprásio é colorido pelo níquel.

Ônix
Ônix de Minas Gerais, da coleção de Rob Lavinsky po Mindat.org
Ônix de Minas Gerais, da coleção de Rob Lavinsky po Mindat.org
Ônix é uma variante de ágata com faixas em preto e branco. Da mesma forma, a ágata com faixas marrom, laranja, vermelha e branca é conhecida como sardónica.

Ônix refere-se principalmente à variedade de faixas paralelas da calcedônia mineral de silicato. Ágata e ônix são duas variedades de calcedônia em camadas que diferem apenas na forma das bandas: a ágata possui bandas curvas e o ônix possui bandas paralelas. As cores de suas faixas variam de preto a quase todas as cores. Geralmente, as amostras de ônix contêm faixas de preto e / ou branco. O ônix, como termo descritivo, também foi aplicado a variedades paralelas de alabastro, mármore, obsidiana e opala, e enganosamente a outros materiais com faixas distorcidas.
Ônix dendrítico
Nota: tanto o ônix, o sárdio e a sardónica são variedades de calcedónia muito parecidos e ao olho de alguém que não conheça são pedras iguais, porém elas tem detalhes que as identificam.

Saiba mais sobre as diferenças do Sárdio, Sardonica e Cornalina
clicando AQUI.

Jaspe
jaspe vermelho brutojaspe vermelho polido
Jaspe é um mineral opaco, polimorfo de SiO2 e variação criptocristalina do quartzo de coloração vermelha, amarela ou variada. O jaspe é maciço, de grãos fino e opaco mas facilmente polido. Quebra deixando uma superfície lisa. Ocorre em tonalidade castanhas, azuis acinzentadas, vermelhas, amarelas e verdes. Quando as cores estão em listras ou faixas, é chamado jaspe listrado ou unido. Se for de um azul intenso, a pedra foi pintada, ou seja, a pedra seria falsa.
O jaspe "orbicular" apresenta padrões com forma de olho, brancos ou cinzentos, rodeados por jaspe vermelho.

Notas:
É incomum encontrar calcedônia verde com marcas que são apenas de cor vermelha. Geralmente existem pontos, faixas ou riscos em branco, amarelo, laranja e marrom. Se essas outras cores são menos abundantes do que as marcas vermelhas, o material ainda é chamado de pedra de sangue por muitas pessoas.
Quando predominam outras cores além do vermelho, sozinho ou em grupo, o material geralmente é chamado de "jaspe chique". O nome "jaspe" é usado porque a calcedônia opaca é, por definição, um jaspe.
Já a chamada "pedra de sangue, (bloodstone) não é chamado de "jaspe" porque o nome "pedra de sangue" é mais específico.

Heliotrópio, (pedra de sangue e plasma)
pedra de sangue de Goiás
Pedra de sangue bruto, heliotropo, de Goiás
O heliotrópio ou heliotropo é uma variedade verde de calcedônia, contendo inclusões vermelhas de óxido de ferro que se assemelham a gotas de sangue, dando ao heliotrópio seu nome alternativo de pedra de sangue. São opacas, verdes ou sarapintadas.
Em uma variedade semelhante, as manchas são amarelas, conhecidas como plasma. O plasma também pode ser verde e pode ter pintas amareladas.
pedra do dragão
Pedra do dragão bruto, Austrália
Já a pedra chamada de "Sangue de Dragão" tem uma cor de fundo verde escuro onde destacam-se partes de vermelho intenso ou vermelho mais escuro.
Pensa-se que outras pequenas inclusões de clorito, anfibólio e piroxeno contribuam para as cores base verdes da pedra de sangue. Os salpicos de vermelho são concentrações de minerais de óxido de ferro, hematita.

Variedades de Cherte:
Cherte, Sílex e Moganita.
Moganita
Sílex
Raridades:
Ágata Rio de Sol
Specimen owned collection by Jerry Schaber.
Espécime pertencente a coleção de Jerry Schaber.
Ágata e quartzo revestindo um geodo grande e complexo.
Coleção de Jerry Schaber

Isso mostra o interior de um geodo altamente complexo. Os geodos são cavidades pequenas a grandes, subesféricas a irregulares e revestidas de cristal nas rochas. Eles se formam quando a água entra no vazio de uma rocha hospedeira e precipita cristais. O mineral mais comum para revestimento de geodos é o quartzo. As áreas em camadas finas são ágatas.
Os cristais brilhantes próximos ao centro de cada cavidade são quartzo macrocristalino. As massas de pustulose que revestem algumas das cavidades são calcedônia mamiforme.

"Ágata" é um termo de coletor de rochas para massas de quartzo microcristalino em camadas irregulares e concentricamente. Camadas individuais consistem em quartzo fibroso translúcido ou opaco, microcristalino, chamado calcedônia. Impurezas em diferentes camadas causam variações na cor. Muitas massas de ágata são simplesmente geodos que foram completamente preenchidos com quartzo. As cores comuns de ágata são cinza-esbranquiçado-esbranquiçado, vermelho-acastanhado e marrom-amarelado. Ágatas comerciais que ocorrem em verdes, azuis e roxos são quase sempre tingidas (falsificadas).

Sem comentários:

Publicar um comentário

Segue oficina70.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...