Oficina70: Métodos e técnicas artesanais de garimpo de ouro

Métodos e técnicas artesanais de garimpo de ouro

O método mais eficaz de mineração artesanal do ouro é o denominado "lavagem"

Este baseia-se num princípio físico: objectos com alta densidade, mais pesado, são mais pesados do que os de baixa densidade, mais leves. Este princípio também se aplica ao ouro. Uma característica do ouro é que ele tem uma alta densidade, que varia entre 15 e 19. As areias por sua vez, são de baixa densidade. Por conseguinte, é fácil de separar estes dois materiais com a técnica de lavagem, garimpo.

Este pode ser um passatempo que poderá ditar se você fica rico ou não.

Os métodos tradicionais e acessíveis de garimpo de ouro são:
A bateia
A bateia é uma ferramenta ancestral simples e eficaz. A forma ligeiramente cónica do instrumento podem ser fabricadas em diferentes materiais: madeira, folha de metal, plástico, etc. O seu diâmetro pode variar de 25 a 60 cm.

Como utilizar:
Coloque seus materiais na bateia, raspando o fundo da água.
Realizar a agitação para dividir os materiais de acordo com a sua densidade. Quanto mais pesados os flocos de ouro descem e permanecem no fundo do cone.
Faça movimentos lentos de rotação, criando um fluxo de água, os resíduos de areias sobem à superfície pois são mais leve e com os movimentos circulares vão para fora da bateia.

Eclusa
A eclusa (sluice box) ou comumente chamada de armadilha de ouro é, em alguns aspectos um canal que pode variar de tamanho, indo de 2 metros a dez metros o ideal, porém garimpeiros amadores usam eclusas menores e que variam de 60 centímetros a até um metro. O seu comprimento vai depender de onde ela irá ser utilizada. Ela pode ser de metal, madeira ou chapa de metal.

Como usar:
A água vai ser introduzida na parte superior da eclusa ou pela corrente do rio, quer através de um sistema de bomba ou não.
Os materiais são colocados na entrada (boca) da eclusa e levados por ondulações sobre uma pequena malha que vai "segurar" os materiais mais densos, de modo que os flocos de ouro serão presos no caminho.
A areia vai ser conduzida para fora pela corrente de água.
Uma caixa de esclusa moderna feita de metal;
em sua base são usados diversos tipos de materiais para pegar o ouro sedimentar no fundo, nos chamados, riffles.

Riffles em uma caixa de sluice.
As manchas pequenas são de ouro, as maiores são apenas seixos de pedras.

Eclusas artesanais ou caseiras são feitas com peles de animais ou grama sintética no caminho do canal o que melhora e retêm os flocos de ouro para impedi-los de serem arrastados pela corrente.


O berço californiano
No século 19 foi usado pela primeira vez na Califórnia, de onde tira o seu nome, o berço da Califórnia permite garimpar ouro um pouco mais rápido a amadores ou garimpeiros de hobby.

Como usar:
A matéria-prima é colocada na caixa junto com a água.
Areia e ouro passam pela peneira.
Em seguida, a correnteza da água e da areia ou cascalhos passam sobre a tela ou pelos riffles onde os flocos menores de ouro ficarão presos onde a corrente ao longo do caminho fará com que os flocos maiores fiquem retidos na malha enquanto a água e areias vão para fora da eclusa.

Fontes:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Segue nossa oficina.