Oficina70: Melhores bateias para garimpar ouro

Melhores bateias para garimpar ouro

Uma bateia é um utensílio usado na mineração em pequena escala, geralmente em depósitos de sedimentos em cursos de água (placer), para a obtenção de concentrados de minérios metálicos, sobretudo os preciosos, como o ouro ou diamante.

Ao colocar-se uma pequena quantidade de sedimento na bateia e adicionar-se alguma água, procede-se à agitação da mistura através dum movimento aproximadamente circular. Tal agitação, conjugada com a diferença de densidade entre os minérios metálicos e os restantes sedimentos, permite efectuar a separação daqueles.




O processo é uma das maneiras mais simples de extrair ouro e é popular entre os entusiastas da geologia, especialmente por causa de seu baixo custo e do processo relativamente simples e fácil de se proceder.
No entanto, a taxa de produtividade é comparativamente menor em comparação com outros métodos de proporção comercial.

A panorâmica do garimpo de ouro é um processo simples:
Uma vez que um depósito de placer adequado é localizado, uma quantidade do depósito aluvial é recolhido em uma bateia, onde é então agitado suavemente em água e o ouro afunda no fundo da bateia. Os materiais com baixa gravidade específica se espalham pela bateia, enquanto que os materiais com maior densidade específica ficam no fundo, sendo que os sedimentos mais leves saem pelas bordas durante a agitação. Esses materiais densos geralmente consistem principalmente de uma areia preta, de magnetita, com outras pedras ou poeiras de metal que possam ser encontradas no depósito.

Mineração de ouro recreacional (por hobistas):
Em muitas situações, o bateamento do ouro geralmente aparece apenas como uma pequena poeira de ouro que normalmente é coletada como uma lembrança em pequenos tubos transparentes. Pepitas e quantidades consideráveis ​​de pó de ouro são ocasionalmente encontrados, mas geralmente a mineração por bateia não é lucrativa. O bateamento de ouro pode ser um dos indícios usados para localizar os veios de ouro que são a fonte da maioria dos depósitos de placer.

Tipos de bateias:
Bateias expostas no museu do ouro de Navelgas, Espanha
Bateias de ouro de vários projetos foram desenvolvidas ao longo dos anos, sendo suas características comuns aprisionar os materiais pesados ​​durante a agitação. Alguns são destinados a uso com mercúrio, incluem telas, cantos afiados para quebrar o gelo, não são redondos ou são projetados para uso "com ou sem água". Edward Otho Cresap Ord, II, ex-oficial do Exército e co-proprietário de várias minas, patenteou vários projetos de bateia, incluindo desenhos para uso com mercúrio ou seco.
(bateia de ferro com um rifle e fundo achatado)
(bateia caseira de chapa de aço e cônica)
(bateia caseira de ferro cônica)
(bateia de plástico sem rifles e com fundo plano)
(bateia de aço da EstWing com 3 rifles e fundo achatado)
As bateias são medidas pelo seu diâmetro em polegadas ou centimetros. Os tamanhos comuns de bateias de ouro hoje variam entre 10-17 polegadas (25-43 cm), sendo 14 polegadas (36 cm) o tamanho mais utilizado.
Os lados são geralmente inclinados entre 30 ° a 45 °.

Hoje em dia a maioria são fabricadas em metal e plástico de alto impacto.
No entanto ainda poderá encontrar bateias de ferro e aço.
As bateias de aço são mais pesadas e mais fortes que as de plástico. Alguns são feitos de ligas leves para a estabilidade estrutural. Porém as bateias plásticas para o ouro resistem a ferrugem, ácidos e corrosão, e a maioria é projetada com riffles moldados ao longo de um lado da bateia, mas algumas mais atuais vem com dois tipos de riffles.
Das mais variadas bateias de plástico de ouro, os garimpeiros geralmente preferem as de cores verdes e os vermelhos, pois tanto o ouro quanto a areia preta se destacam no fundo da panela, embora muitos também optem por panelas pretas para identificar facilmente os depósitos de ouro.
Mas a ideal é a de cor azul, pois não vai te confundir com a areia preta.

 Menos comum mas mais tradicional são as bateias de madeira feito de uma peça sólida de madeira. Um exemplo é a Yuri-ita que é uma bateia de madeira tradicional usada no Japão. Ao contrário de outras bateias de ouro, é de forma retangular com uma seção transversal côncava e é vedada em uma extremidade com a outra extremidade aberta. Como o nome japonês indica, o ouro é separado com um movimento de balanço.

Saiba quais são as melhores bateias para garimpar ouro:

Minelab Pro-Gold
Várias zonas panorâmicas para recuperação máxima de ouro
É como ter três bateias de ouro em uma! Há uma parede lateral lisa padrão, mais rápidos e finos de raios laterais para capturar todos os tamanhos de partículas de ouro aluviais de forma mais eficiente para que você não perca nenhuma. Os riffles grosseiros facilmente prendem as pepitas de ouro maiores para ajudá-lo a descartar rapidamente o cascalho indesejado, enquanto os riffles finos capturam as pequenas partículas de ouro.

A: Grandes Riffles de 90 ° nas bateias de 15 polegadas e 10 polegadas pegam grãos de ouro maiores antes de lavar. Este é um bom passo inicial para separar a areia preta e o ouro de sedimentos coloridos mais claros.
B: Mini Riffles na bateia de 15 polegadas ajudam a capturar ouro muito pequeno em areia fina e preta, permitindo que a areia se lave deixando o ouro para trás.
C: Parede plana para uma panorâmica final poder ser realizada na lateral, permitindo que você veja claramente o ouro que se acumula no canto inferior, pois fica separado da areia preta restante.
Azul de alto contraste para melhor visibilidade do ouro.

Garrett Gold Trap pan

EstWing Gol pan

Gold Rush Nugget Bucket Gol pan

Compre uma bateia em site como:
 amazon.com,
olx.com ou em mercadolivre.com

Pesquise pelos nomes em inglês:
Gold Pan, Gold Panning kit, Gold Pan kit.

Em breve vou ensinar como fazer uma bateia caseira.

Fontes:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Segue nossa oficina.