Como identificar um diamante bruto

Diamantes brutos são frequentemente confundidos com materiais parecidos, como a zircônia cúbica, a moissonita e o quartzo.
A maneira mais fácil de identificar um diamante bruto verdadeiro é usando um testador de diamantes a baterias (diamond tester). Esses testadores podem ser comprados a partir de sites específicos, e são muito precisos em detectar diamantes genuínos. Seu tamanho o torna especialmente útil para garimpeiros, clientes, joalheiros e donos de lojas de penhores.
roug diamond

Testes caseiros para identificar um diamante bruto:
1. Deixe a pedra em temperatura ambiente por 10 minutos, sem manuseá-la.
Pegue-a e coloque-a próxima à sua boca. Expire sobre a pedra para "embaçá-la".
Olhe para a pedra e veja quanto tempo demora para o embaçamento diminuir. Se levar de 3 a 5 segundos ou menos o diamante possivelmente é verdadeiro.

2. Coloque a pedra sobre um jornal, se ela não for completamente turva. Tente enxergar a impressão através dela. Se conseguir ler a impressão ou vê-la com clareza, a pedra provavelmente é falsa. Esse teste pode ter resultados diferentes, se a pedra for muito turva ou opaca.

3. Risque a superfície de um pequeno espelho compacto. Um diamante verdadeiro deve arranhar o espelho sem problemas. Tente esfregar a pedra com uma lixa. Um verdadeiro diamante não deve sofrer riscos.

Nota:
Mesmo sendo verdadeiro, ele pode acabar soltando um pedaço pequeno, pelo que não recomendo pois os diamantes são duros, mas quebráveis. Pode-se usar uma lixa, mas ela não é a única forma confiável de teste. Além disso, você pode acabar estragando uma pedra que, mesmo não sendo um diamante autêntico, se parecia bastante com um, podendo arruinar lindas joias de zircônia cúbica, se for o caso.

4. Pelo peso. Teste sua pedra usando o método de gravidade relativa/específica de minerais.
Este é um dos testes mais simples e eficientes, na qual você terá que ter somente uma balança de precisão, não serve qualquer balança.
Saiba como fazer o teste da densidade relativa, clicando AQUI

5. Leve a pedra a um joalheiro se seus testes forem inconclusivos. Ele será sua melhor e mais precisa opção e dirá na hora se a pedra é verdadeira ou não. Com frequência, poderá encontrar um joalheiro disposto a verificar a pedra de graça.

6. Diamantes são hidrofóbicos, ou seja, repelem água. A superfície do diamante é altamente incomum, pois resiste a ser umedecido pela água, mas adere facilmente à graxa.
Efetue teste com graxa, ou construa uma mesa de graxa caseira para diamantes. Saiba como clicando no artigo do link a seguir ou clicando AQUI
https://www.oficina70.com/metodo-de-separacao-de-diamantes-e-ouro.html

Como testar pedras suspeitas de diamantes com graxa, óleo ou vaselina
https://www.oficina70.com/como-testar-pedra-suspeita-de-diamante.html

Outros testes:
Luz de vela
Também pode detectar um diamante colocando a pedra sobre uma luz de vela, olhe no interior dela parado se mudar de cor por dentro certamente será diamante.

Imã de Neodímio
(Este é um método extremamente técnico, fica para um artigo futuro)

Minerais que são indicadores de diamantes
https://www.oficina70.com//minerais-indicadores-de-diamantes.html

Luz Ultra Violeta (UV)
Saiba como a luz UV incide sobre um diamante
https://www.oficina70.com/como-luz-ultra-violeta-incide-sobre.html

Você acha que encontrou um diamante?
Então veja estas informações no link a seguir:
https://www.oficina70.com/como-identificar-diamantes-brutos.html

Quer apenas testar seu diamante em uma jóia, clica AQUI.

Lista de testes caseiros para você identificar um diamante bruto:

ATENÇÃO:
Diamantes quebram sim
NUNCA bata com um martelo em um diamante ou em uma pedra suspeita para fazer o teste de dureza.
O diamante é altamente duro, ou seja, ele risca qualquer outro material existente, no entanto, sua tenacidade não é grande como sua dureza. Então, o diamante pode sim ser quebrado, mas só pode ser riscado por outro diamante.

Uma martelada em uma pedra de diamante pode quebrá-lo em diversos pedaços.

Diferenças entre:
DUREZA OU TENACIDADE
Dureza: se relaciona à capacidade de um material riscar e ser riscado por outros materiais. Quanto maior for a dureza do material, maior será a sua capacidade em riscar outros materiais ou maior será a sua capacidade em resistir ao risco.

Tenacidade: se relaciona à capacidade de resistir ao impacto. Ou seja, quanto maior for a tenacidade de um material, maior será a sua capacidade em resistir à um impacto físico.

Nota:
Não bata uma pedra com um martelo para testar se é ou não um diamante, dureza não tem nada a ver com tenacidade, um diamante simplesmente irá se quebrar se o martelar.

Outros links sobre diamantes:
Clicando no link a seguir você vai ser direcionado para uma página onde poderá encontrar vários artigos sobre testes caseiros de diamantes e muitas informações sobre diamantes:
https://www.oficina70.com/p/diamantes.html

Lista de pedras parecidas com diamantes
https://www.oficina70.com/lista-de-pedras-que-se-parecem-com.html

Como identificar um diamante verdadeiro
https://www.oficina70.com/como-identificar-um-diamante-verdadeiro.html

Testadores de diamantes funcionam mesmo?

Conheça os melhores:

Como uma planta te ajudara a encontrar um diamante

Diferenças entre a zircônia, a moissonita e os diamantes
 https://www.oficina70.com/duvidas-sobre-diamantes-moissanite-e.html

1 comentário: