gtag('config', 'UA-48662746-2'); oficina70.com: Lista de pedras que se parecem com diamantes

Lista de pedras que se parecem com diamantes

Lista de pedras que são confundidas com diamantes
Imagens de minerais comuns que riscam o vidro, muitos deles podem apenas se parecer ou então são confundidos como sendo diamantes mas não são, muitas destas pedras são muito mais comuns do que os diamantes.
No Brasil pedras como a Petalita ou o Topázio incolor são as pedras mais confundidas com os diamantes principalmente nas regiões de Minas Gerais e no Mato Grosso por pessoas que estão começando no garimpo de pedras preciosas e não as conhecem bem.
Segue a tabela de comparação de pedras que se parecem com diamantes.

Albita
(Albita encontrada no Maine-USA)

Berilonita
(Berilonita encontrada em Oxford County, Maine-USA)

Boracita
(Boracita encontrada na Alemanha)

Corindo
(Há várias espécies de coríndo, mas esta cristalizada é encontrada no Sri Lanka)

Danburita
(Danburita com pirita encontrada no México)

Diamante Herkimer
Os diamantes de Herkimer não são realmente diamantes, mas são cristais de quartzo de terminação dupla de clareza excepcional (clara de água) descobertos em afloramentos expostos de dolomona encontrados ao redor de Herkimer County, Nova York e Vale do Rio Mohawk.  O "diamante" em seu nome é devido tanto à sua clareza quanto à facetada natural, os cristais possuem pontos de terminação dupla e 18 facetas totais (seis em cada ponto, seis ao redor do centro). Como os primeiros locais de descoberta estavam na vila de Middleville e na cidade de Little Falls, respectivamente, o cristal também são conhecidos como um diamante Middleville ou um diamante Little Falls.
Os diamantes de Herkimer tornaram-se amplamente reconhecidos depois que os trabalhadores os descobriram em grandes quantidades ao cortar a dolomia do Vale do Rio Mohawk no final do século 18. Os geólogos descobriram o dolostone exposto nos afloramentos do Herkimer County e começaram a minar por lá, ficando apelidado de "Herkimer diamond". Cristais de quartzo de ponto duplo podem ser encontrados em vários sites de venda de cristais do mundo, mas somente aqueles minados no município de Herkimer podem receber esse nome.

Elbaíte
(Elbaíte é da família das turmalinas, mas o exemplar da foto em forma de cristal foi encontrado no distrito de Barra de Salinas, Coronel Murta, Vale de Jequitinhonha, Minas Gerais, Brasil)

Euclase
(Euclasa encontrada em Borborema, Rio Grande Do Norte, Brasil)

Grossularia
(Grossular encontrada na California,USA)

Marialita
(Marialita encontrada na Tanzânia)

Oligoclase
(Oligoclasse, a reparar no espectro de arco-íris que inscide sobre a pedra)

Ortoclase ou Ortoclásio
(Orthoclase encontrada em Benono, Madagáscar)

Petalita
(Petalita encontrada em Minas Gerais)

Fenaquita
(Fenaquita encontrada no Rio Piracicaba (antigo São Miguel de Piracicaba), Minas Gerais, Brasil)
O nome é derivado do grego "phenakos" que significa "mentiroso", pois o seu aspecto transparente, brilhante com tons de amarelo, rosa ou roxo fazem-nas parecer diamantes.
Seus cristais apresentam sistema cristalino trigonal. E transparente a semitranslúcido, brilho vítreo, incolor ou tons de amarelo, rosa, roxo ou vinho, com raias de cor branca.

Goshenita
É uma variedade de berilo incolor e transparente, que tem seu nome devido à jazida de Goshen, nos EUA.
O berilo é comumente encontrado em pegmatitos graníticos, mas ocorre também em micaxistos nos Montes Urais, estando muitas vezes associado a depósitos de minérios de estanho e tungsténio. Além das muitas ocorrências na Europa como na Áustria, Alemanha, Irlanda, Portugal e outros, o berilo é encontrado também em várias regiões da África, como Madagascar (especialmente morganita) e Transvaal (esmeraldas), e também na América do Sul, como no Brasil (Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo), e Colômbia, a qual possui a mais famosa fonte de esmeraldas no mundo em Muso, onde o berilo pode ser excepcionalmente encontrado em calcários.

Polucita
(Pulucita encontrada no Myanmar)

Quartzo
Nota: o quartzo é dentre estas a pedra mais comumente encontrada no Brasil e mais confundida com o diamante, sendo o quartzo hialino mais conhecido como "cristal de rocha" a variedade de quartzo mais confundida como diamante por pessoas que desconhecem as diferenças do diamante.
(A foto acima é de uma variedade de quartzo, o Prásio que apresenta-se numa forma vidrada e esverdeada sendo que muitas pessoas a confundem como garrafas de vidro quebradas; o prásio ou prase esta muitas vezes associado ao jaspe.)
(Citrino que também é outra da muitas variedades de quartzo)

Sanidina
(Sanidina encontrada em Madagáscar)

Selenita
É a forma incolor, transparente e cristalizada do gipso.
Pode ser encontrado em toda a Europa, México, Brasil e em minas no sudoeste dos Estados Unidos

Sillimanite
(Cristal de Sillimanite do Sri Lanka)

Espodumena
(assim com na oligoclasse, repare no espectro de arco-íris que inscide sobre a pedra)

Topázio
(Topázio do distrito de Antônio Pereira, Minas Gerais, Brasil)

Zircão ou Zirconita
(Nota: Os compostos de zircão têm uma toxicidade muito baixa e não são percebidos como um risco ambiental potencial.)

Zoisite
(Zoisite encontrado como um cristal amarelado na Tanzânia)

Petalita
Petalita de Minas Gerais - Brasil

(...)

Sem comentários :

Segue oficina70.com