Saiba o que é uma drusa

Saiba o que é uma drusa, como se forma e onde se encontram
Drusa de Ametista
Drusa de Ametista

Drusa é um agregado de pequenos cristais dentro de uma cavidade, especialmente aqueles que revestem uma cavidade em uma rocha ou mineral.

Uma superfície interna com uma crosta de pequenos cristais.
Drusa de Calcita
Drusa de Calcita

Em geologia, drusa refere-se a um revestimento de cristais finos em uma superfície de fratura de rocha, veio, dentro de um vug ou geodo.

O quartzo é um dos tipos de drusa mais comuns devido à prevalência da sílica em todo o mundo. Não importa o mineral que forme o drusa, a aparência geralmente lembra a do açúcar. Os minúsculos cristais são considerados bonitos porque, como grandes gemas, eles brilham e captam raios de luz.
Drusa de Celestita ou Celestina
Drusa de Celestita ou Celestina

Minerais como: Granada, Dolomita, Malaquita e Calcita são os mais comuns encontrados em cristais de drusa, mas também uma enorme variedade de minerais podem ocorrer como revestimentos de drusa em diferentes locais do mundo e dependendo só do tipo de minerais do solo onde crescem.

Esses intercrescimentos ou aglomerados de cristais podem ser formados por muitos minerais diferentes. As espécies minerais e as formas dos cristais formados dependem também da composição do fluido. O tamanho do cristal é uma função da temperatura e pressão do fluido.

Diferenças entre um Cluster de Cristal e uma Drusa
Um aglomerado de cristais (cluster) é um grupo de cristais que se formam em um ambiente de espaço aberto e exibem uma forma de cristal euédrica determinada por sua estrutura cristalina interna.

Já um aglomerado de pequenos cristais que revestem as paredes de uma cavidade são chamados de drusas.

Drusa pode acontecer também em rocha orgânica ou fóssil
Mini drusa de cristais de quartzo em rocha de Cherte glacial
Mini drusa de cristais de quartzo em rocha de Cherte glacial

O espécime de Cherte da foto acima contém pequenos vazios revestidos de cristal. A fina camada de cristal é identificada como drusa. Embora os cristais sejam encontrados de quartzo, eles podem ser de uma grande variedade de outros minerais. Neste exemplo a drusa esta em uma rocha, uma vez que o Cherte é uma rocha siliciosa de origem orgânica.

Já na imagem abaixo uma drusa de calcita foi formada em um fóssil de concha.
Drusa de Calcita em fóssil de concha
Drusa de Calcita em fóssil de concha

Onde podem ser encontradas
Geralmente, é possível encontrar drusas de gemas naturais em qualquer local onde haja um local para a água se acumular e evaporar na rocha. Geralmente aparece ao longo do leito de rios e linhas costeiras. Portanto, é útil para os coletores de minerais e rochas, sejam eles comerciais ou não, estar cientes dos minerais comuns em uma área quando procuram um tipo específico de drusa.

Como uma drusa de forma
Drusa de quartzo hialino com calcita branca e verde
Drusa de quartzo hialino com calcita branca e verde

O processo geológico que forma uma drusa, a camada de cristais na rocha, ocorre quando a água traz minerais para a superfície da rocha. Quando a água evapora, ocorre o resfriamento e os minerais são deixados para trás para formar cristais no topo da rocha. Dependendo dos minerais, as gemas drusa podem ter quase qualquer cor do arco-íris, incluindo branco, rosa, azul, roxo, verde ou preto.

A maioria das drusas se forma como revestimento de cavidades em geodos. A massa botrioidal dos geodos de ágata é irregular como um cacho de uvas. Como resultado, normalmente a área de superfície para cortar é pequena. Pedras grandes são menos comuns.

Na maioria das drusas, as terminações dos cristais parecem aleatórias e as pedras brilham como um punhado de minúsculos diamantes conforme o ângulo de visão muda com o movimento. Algumas formações raras de drusas ocorrem nas quais o alinhamento das faces do cristal é uniforme em toda a superfície e o brilho se transforma em um flash.

Drusas tingidas
Drusas tingidas
Drusas tingidas

As cores da drusa natural variam amplamente e as variações aprimoradas são infinitas. Drusas de cristal da maioria das espécies de minerais além do quartzo são raras, então 95% das drusas no mercado são quartzo.
Drusa de ametista de titânio ionizado
Drusa de ametista de titânio ionizado

Esses revestimentos e tinturas são populares para melhorar as cores "menos atraentes" de agregados de cristal drusa naturalmente brilhantes, transformando tons de cinza e marrom em “azul cobalto” e “roxo titânio”.

Saiba também o que é um Geodo:

Fontes:

Sem comentários:

Enviar um comentário