Quartzo Hollandita

 Quartzo Hollandita, o quartzo com inclusão de hollandita

O Quartzo hollandita é um tipo de cristal de quartzo que possui inclusões muito pequenas de Hollandita, que se parecem com pequenas estrelas negras.

Cristal de quartzo hollandita
Cristal de quartzo hollandita de Alex Reis Minerais

Os melhores espécimes são os cristais transparentes de quartzo, onde pode-se ver perfeitamente a inclusão das estrelas de hollandita como a peça da foto acima.
Frequentemente estes tipos de quartzos são chamados de quartzo ouriço, quartzo carrapicho ou quartzo estrela.

Em inglês pesquise por: Star Hollandite Quartz

Inclusão de hollandita no quartzo são raros

exemplos de quartzo com inclusão de hollandita

O quartzo hollandita é uma variedade de quartzo, dióxido de silício, que possui inclusões "estrela" de seis pontas cinza-escuras/pretas do mineral Hollandita. As formações de Hollandita em estrela são formadas quando depósitos de Hollandita ficam presos no Quartzo durante sua formação. À medida que a holandita fica sujeita a altas temperaturas térmicas dentro da Terra, a holandita explode em formações estelares dentro do quartzo. Essa variedade de quartzo é muito rara, ou teoricamente, rara.

exemplos de hollandita no quartzo
A holandita é um mineral raro da classe dos óxidos. Ocasionalmente, ele se forma como inclusão em forma de estrela em cristais de quartzo. Se você olhar de perto, verá que a estrela hollandita está localizada na face do cristal deste quartzo fantasma.

star hollandite in phanton quartz
Estrelas de hollandita em quartzo fantasma.

Informações sobre a Hollandita

A holandita é um mineral óxido. Um mineral monoclínico-prismático branco contendo alumínio, bário, ferro, chumbo, manganês, oxigênio, silício e sódio. É o bário-manganês (III) membro final do grupo coronadita.

Informações sobre o Quartzo

O quartzo é um mineral cristalino rígido composto de átomos de silício e oxigênio. O quartzo pertence ao sistema de cristal trigonal. A forma de cristal ideal é um prisma de seis lados terminando com pirâmides de seis lados em cada extremidade. Variedades de cores comuns incluem citrino, quartzo rosa, ametista, quartzo fumê, quartzo leitoso e outros. Essas diferenciações de cores surgem da presença de impurezas que alteram os orbitais moleculares, fazendo com que algumas transições eletrônicas ocorram no espectro visível gerando cores.

O quartzo por sua natureza pode ter muitas inclusões de diferentes minerais no seu interior, e algumas  são as que estão descrito no artigo a seguir:

https://www.oficina70.com/quartzo-pedra-preciosa-menos-apreciada.html

Se você encontrou um quartzo com um carrapicho de cor azul na inclusão, não se trata do mineral Hollandita mas sim do mineral Dumortierita.

Comprar quartzo hollandita de:

Alex Reis - Minerais (MG)

cristal de quartzo hollandita
Cristal de quartzo hollandita de Alex Reis - Minerais

Raimunda Torres - Minerais (SP)

drusa de quartzo hollandita
Drusa de cristais de quartzo hollandita de Raimunda Torres

Fontes:

http://www.geologyin.com/star-hollandite-quartz.html

Fontes de imagens:

hollandite on quartz

https://www.mindat.org/Hollandite+with+Quartz

Sem comentários:

Publicar um comentário

Segue oficina70.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...