Quartzo rutilado

O que é o quartzo rutilado?
quartzo rutilado de Ibitiara, Bahia
O quartzo rutilado é uma variedade de quartzo que contém inclusões aciculares (semelhantes a agulhas) do rutilo.
O quartzo é um dos minerais mais abundantes na superfície da Terra. É à base de sílica e forma cristais prismáticos romboédricos em uma variedade de tipos, tamanhos e cores. Algumas variedades de quartzo são pedras preciosas, incluindo ametista, citrino, jaspe e cornalina. O quartzo rutilado é talvez a variedade mais incomum desse mineral.

Rutilo
quartzo rutilado de Ibitiara, Bahia
De acordo com o livro do Smithsonian "Rock and Gem", "tirando seu nome do latim rutilis, 'vermelho' ou 'brilhante', o rutilo é uma forma de óxido de titânio". É tipicamente vermelho, marrom ou quase preto, e cresce em cristais prismáticos e esguios com estrias verticais.
As inclusões de rutilo, em sua maioria, parecem douradas, mas também podem parecer prateadas, vermelhas ou pretas. Eles podem ser distribuídos aleatoriamente ou em feixes, que às vezes são organizados como estrelas, e podem ser esparsos ou densos o suficiente para tornar o corpo de quartzo quase opaco.
De fato, inclusões rutílicas são a causa do asterismo em rubis e safiras. O quartzo rutilado é criado quando o rutilo se forma dentro de uma pedra de quartzo.

Características
O quartzo rutilado é único porque em vez de inclusões vermelhas ou pretas, em quartzo as inclusões rutílicas são de uma cor bonita, translúcida, amarelo-dourada. Não há duas pedras iguais. Uma pedra pode ter apenas algumas inclusões; outro pode ter tantos que a pedra parece opaca. Além disso, as inclusões em forma de agulha podem se formar todas juntas como tufos ou outras formas de maneira mais aleatórias. Embora o quartzo seja classificado como 7 na escala de dureza de Mohs, o rutilo é classificado entre 6 e 6,5.

Formas diferentes de inclusão do rutilo no quartzo:
⦁ Os minerais que se formaram antes do que quartzo: Os cristais de quartzo crescem e "amarram" E assim se conserva a forma original do mineral.
          Esses inclusões são chamados de protogenéticas.
⦁ Os minerais e o quartzo cresceram ao mesmo tempo sendo estes chamados de inclusões singenéticos. A forma dos sais minerais muitas vezes desviam-se das formas típicas, e se desenvolvem durante o crescimento sem obstáculos.
⦁ Os minerais podem incluir em outra por exsolution, que é a separação dos dois minérios diferentes ao esfriar o mineral. Esses inclusões são chamados epigenética.

Observação das agulhas de rutilo no interior da pedra de quartzo encontrada em Minas Gerais.
quartzo rutilado encontrado em Minas Gerais
quartzo rutilado encontrado em Minas Gerais
quartzo rutilado encontrado em Minas Gerais

Geografia
Porque o quartzo é um mineral tão abundante, pode ser encontrado em todo o mundo. Pedras de quartzo rutiladas foram descobertas na Austrália, Brasil, Madagascar, Suécia, Itália e França sendo o Brasil o maior produtor mundial de quartzo rutilado. O quartzo rutilado também foi encontrado no leste dos Estados Unidos, inclusive na Pensilvânia, Carolina do Norte e Virgínia. As cordilheiras tipicamente têm grandes quantidades de quartzo.

Valor
 É usado como pedras preciosas em jóias.
Quartz rutile from Minas Gerais, Brazil
Embora, de outra forma, as inclusões frequentemente reduzam o valor de um cristal, o quartzo rutilado de fato é valorizado pela qualidade e beleza dessas inclusões.
Como regra geral, as gemas são mais valorizadas se tiverem pouca inclusão. O quartzo rutilado é único porque é o mais valorizado por suas inclusões. Também chamado de Venus's-hairstone, (cabelos de pedra de Vênus) esta jóia tem sido considerada como uma pedra ornamental durante séculos e usada para criar jóias incomuns.
Depois de coletada da natureza, estas pedras podem ser polidas para melhor visualização do cristal de quartzo rutilado mostrando assim os cristais rutílicos invulgarmente individuais e robustos.

Identificação
O rutilo não é o único mineral que forma inclusões dentro de pedras de quartzo. O quartzo rutilado é por vezes confundido com quartzo turmalino. O quartzo turmalina (ou turmalinizado) é uma pedra de quartzo com inclusões em forma de agulha de turmalina preta ou verde-escura incorporadas nela. Esta pedra preciosa, como o quartzo rutilado, pode ser usada em peças ornamentais ou em jóias, seja facetada ou como cabochão.

Fotos de pedras de quartzo com rutilo:

Imagens de:

Fontes:

Sem comentários :

Segue oficina70.com