Como testar e identificar ouro bruto

Identificar o ouro não é tão difícil como muitas pessoas pensam
pepita de ouro

Garimpar ouro, seja profissionalmente ou por lazer, se trata basicamente de procurar flocos, pepitas ou pó em ouro escavando o solo com a ajuda de água ou escavando partes de alojamento de ouro nos rios.
Veios auríferos podem sofrer erosão de um rio, fazendo com que o pó de ouro caia na água e acumule-se em suas margens.
ouro em pó na areia preta
As pessoas costumam usar bateias, caixa de eclusa (sluice box) ou recipientes planos para coletar os depósitos de um rio em busca de pó de ouro. De acordo com o site Gold Fever Prospecting, entre 95 e 98% do ouro do planeta está na forma de pó, não em pepitas.


Você pode ter lidado com ouro de tolo ou pedras brilhantes que eram douradas na cor e as confundiu com ouro. Tais itens são um pouco diferente em aparência em comparação com o ouro bruto real.

O ouro é aleatório em formato e mede desde pequenos pedaços à grandes e arredondadas pepitas que é mais difundido, sendo assim é mais fácil identificar ouro bruto quando se refere a uma imagem de ouro refinado ou pepitas de ouro, sendo que flocos de ouro ou ouro em pó pouco conseguem identificar.

Entretanto, só porque parece ouro e está no mesmo lugar, não significa que é. Muitas pessoas não fazem ideia do que procurar, e mesmo que encontrem ouro, podem acidentalmente jogá-lo fora.
ouro em pó na bateia
Existem alguns testes simples para identificar flocos de ouro e pepitas quando os encontrar, já o pó de ouro muito provavelmente um iniciante facilmente o jogará fora por falta de conhecimentos.

Classificação do ouro, pó, pepita e flocos:
classificação do ouro, pó, pepita e flocos
O ouro é frequentemente classificado e rotulado de acordo com seu tamanho.
O sistema comumente usado para classificar as diferenças de tamanho do ouro é normalmente realizado com o uso da tela de malha. "Malha" significa o número de aberturas contidas ao longo de uma polegada linear de tela ou tela metálica. Por exemplo, uma tela rotulada “10 mesh” conteria 10 aberturas por polegada linear, ou 100 aberturas por polegada quadrada. "Vinte-malha" teria 20 aberturas por polegada linear, ou 400 aberturas por polegada quadrada, e assim por diante.
ouro fino ou ouro em flocos
“Ouro grosseiro” ou “pepitas” são aceitos como quaisquer peças de ouro que não passem por uma tela de 10 malhas.
Peças de tamanho médio de ouro, flocos e assim por diante, são da faixa de 10-20 mesh. O "ouro fino" é do tamanho da malha de 20-40.
"Farinha de ouro" ou "pó" inclui todas as peças que são menores que 40 mesh, incluindo as partículas de tamanho microscópico.

Identificação caseira de ouro bruto
pepita de ouro presa na calha sluice box
Avalie a cor da substância. Ouro bruto possui um amarelo-bronze e é brilhante.
Segure a substância sob a luz. Ouro de verdade possui uma superfície brilhante que reluz quando misturada a luz, mas não cintila nem bruxuleia como o ouro de tolo que reflete a luz e cria um efeito de glitter. Ouro de verdade é de um amarelo brilhante de camada metálica.

Sinta a textura da objeto. O ouro bruto tem uma camada suave e o ouro de tolo é entalhado devido à sua estrutura de cristal. A camada do ouro bruto pode possuir corcovas e elevações, mas ele é claramente metálico em sua textura e não cristalizado.

Perfure o ouro com um alfinete. O ouro é extremamente macio e maleável, por isso, se ele rachar ou se estilhaçar, não é ouro de modo algum.
Ouro é um metal macio e maleável que pode ser dobrado facilmente, ao contrário de outros minerais que quebram ao serem martelados. Acerte o ouro firmemente com um martelo para checar se ele fica machucado mas sem quebrar, porém não recomendo isto, pois se for uma pepita ou um floco de ouro ele terá melhor valor devido a estar em estado natural, execute este teste a menos que quera depois fundir o ouro.
pepita de ouro bruta vale mais
As pepitas de ouro são raras e, consequentemente, mesmo uma pequena pepita em estado bruto vale uma vez e meia a duas vezes o preço do ouro em cotação.

Se tiver uma pepita, tente arrastá-la em um espelho. O ouro real é mais macio que o vidro espelhado e não deixará nenhuma marca no espelho.

pepita de ouro encontrada na Bahia
Teste as pepitas e os flocos de ouro com um ímã. Se o ouro for atraído pelo ímã, não é verdadeiro, mas provavelmente ouro de tolo a pirita, que contém ferro.

Coloque o ouro em ácido nítrico. Ouro bruto não dissolve ou mancha. Contudo, o ouro de tolo também não é afetado por esse ácido, mas os outros métodos de identificação acima ajudarão a determinar se o objeto é ou não ouro de tolo.

ATENÇÃO:
Tenha cuidado ao usar ácido nítrico.
É necessário precaução, como usar óculos e luvas de proteção além de estar em local bem ventilado.

Nota:
detector de ouro by ParáDetectores
Pepita e flocos de ouro podem ser detectadas com um detector de metais razoável, mas o ouro em pó não, a menos que este esteja acumulado.

Três das maiores pepitas de ouro do mundo foram encontradas no Brasil, em Serra Pelada (Pará), e estão expostas, em estado natural, no Museu de Valores do Banco Central do Brasil, em Brasília.

Fontes:

2 comentários:

Segue oficina70.com