Como identificar pedras preciosas na natureza

Pedras preciosas são um tipo de tesouro extremamente raro.
Não é em qualquer lugar que se consegue encontrar esta preciosidade e isso levou a que, durante vários anos, homens escavassem minas em vão na procura de pedras preciosas que teimavam em aparecer. A verdade é que a maioria das pedras preciosas não estão presentes na natureza tal como nós as conhecemos, lapidadas e brilhantes. A maioria delas apresenta-se em bruto, passando praticamente despercebidas no meio de rochas vulgares, e só pessoas com conhecimentos de gemologia conseguem identificá-las com precisão. No entanto não é preciso ser formado nessa ciência para saber como identificar pedras preciosas na natureza, e neste artigo lhe damos algumas orientações para que também você possa encontrar gemas.

(quartzo branco bruto)

Quer seja um trabalho ou apenas um passatempo, você poderá encontrar a pedra que pode mudar a sua vida, quer economicamente quer sentimentalmente.

Ter uma pedra preciosa é fácil, é só acessar a Internet e comprar, no entanto nada é mais recompensador do que você mesmo sair para procurar uma pedra única e a encontrar.


Irá necessitar de alguns instrumentos próprios para identificar pedras preciosas e semi preciosas na natureza:
(Tente reunir o máximo deles)
Algum tipo de lâmina de aço (pode ser um canivete);
Pequena placa de porcelana branca não esmaltada;
Ímã (se possível, imã de neodímio);
Lupa que aumente 10X (lupa de joalheiro);
Frasco com ácido clorídrico diluído em 90% de água;
Lâmpada de luz ultravioleta - UV, (luz negra);
Fotos de algumas pedras semi ou preciosas.

Na internet:
Informações de solo e pesquisa em banco de dados de minerais da região que vai fazer a sua busca ou pesquisa mineral.

As pedras preciosas mais fáceis de encontrar são aquelas que você poderá identificar pela cor. Você sabe que o rubi é vermelho, que o diamante é branco/transparente e por aí em diante.
No entanto, tal como já referido, na natureza a pedra pode não apresentar a mesma cor, sendo chamada de mineral alo-cromático, que é o caso do quartzo.
Para tirar as dúvidas, a solução é partir a pedra e observar a cor no interior dela, porém não indico isto, pois você poderá correr o risco de quebrar uma ótima pedra ou rara.

Outra forma de detetar uma pedra preciosa é conhecendo a dureza dos minerais segundo a escala de Mosh. O diamante, por exemplo, é a rocha com maior dureza, de 10, risca qualquer outra e nunca é riscada, a não ser por outro diamante.
Já o topázio, que  tem uma dureza de 8, o que significa que pode ser riscado por uma pedra de dureza maior mas nunca de dureza inferior.

Alguns minerais mantêm determinadas formas na natureza que lhes são caraterísticas, chamadas de hábito, o que permite identificá-los rapidamente ou, pelo menos, saber que estamos na presença de uma pedra peculiar. O quartzo, por exemplo, costuma apresentar-se sobre a forma de prisma, já a pirita mantém um formato cúbico, ainda que não perfeito.

Com o auxílio da lâmpada de luz ultravioleta também poderá identificar pedras preciosas, devido à sua fluorescência e fosforescência. Estes conceitos estão relacionados com a luminosidade que o mineral emite quando está sob uma radiação invisível, neste caso os raios ultravioletas.
Procure saber como determinada pedra preciosa reage a este tipo de luz para mais facilmente a identificar.
É também possível identificar uma pedra preciosa através do magnetismo, é por essa razão que deverá transportar um ímã consigo quando estiver procurando gemas. Ate o ímã a um fio e aproxime-o da pedra. Algumas delas são atraídas pelo poder do ímã, como o caso da magnetita e da pirrotita.

Existem outras formas práticas de identificar pedras preciosas que você poderá pôr em prática em campo, utilizando os restantes materiais referidos acima e para os quais você encontrará um uso consultando manuais específicos, como o Introdução à Mineralogia Prática.
Vale a pena dedicar algum tempo ao estudo, pois tendo conhecimento acerca da morfologia das pedras torna-se mais fácil identificar pedras preciosas.

Link com dicas de vários testes identificativos caseiros para pedras e minerais:
https://www.oficina70.com/p/minerais.html

Saiba que pedras preciosas e minerais há no seu estado clicando no link a seguir:
https://www.oficina70.com/p/serie-minerais-do-brasil.html

Se for sair à procura de pedras preciosas à noite,
tenha em mãos uma lanterna UV, (ultra violeta) e as dicas dos link a seguir:
http://www.oficina70.com/minerais-fluorescentes-parte-i.html
http://www.oficina70.com/minerais-fluorescentes-parte-ii.html
http://www.oficina70.com/minerais-fluorescentes-parte-iii.html
http://www.oficina70.com/minerais-fluorescentes-parte-iv.html

Fontes:

7 comentários:

  1. tenho umas amostra de pedras encontrei sitio sublinha no pr gostaria de saber se são materiais que pode ser exprorado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se puder me mandar a foto posso tentar ajudar . 61995071036 zap

      Eliminar
  2. Toda pedra tem um valor ? Encontrei uma pedra que não sei identificar, talvez seja um quartzo, um cristal ou até mesmo um diamante. Está na sua forma bruta como faço pra identificar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por favor envie fotos por mensagem privada ou poste no nosso grupo para ter mais opiniões. Segue o link do Grupo Oficina70: https://www.facebook.com/groups/835460939940743/

      Eliminar
  3. Olá, estou com vários tipos de pedra e quero indentificar o tipo.
    São de várias cores e com magnética.

    ResponderEliminar
  4. Como identificar se uma pedra é niobio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não existe Nióbio puro na natureza. Nióbio puro é um elemento químico e o que existe são os minérios de Nióbio. Pesquise no Google assim: "informações sobre o Nióbio, oficina70".
      Ou copie este link https://www.oficina70.com/2019/07/niobio-informacoes-gerais.html

      Eliminar