Oficina70: Quanto ouro há nos telefones celulares

Quanto ouro há nos telefones celulares

Boa parte dos eletrônicos possuem alguma quantidade de metais preciosos em suas ligas, frações de grama de ouro são usadas nos circuitos impressos e em alguns dos seus componentes.
ouro nos telefones celulares

Isto em larga escala, despertou o interesse desde pequenos recicladores de eletrônicos até à grandes empresas que agora formaram um nicho pois os ganhos podem cobrir facilmente os custos de extrair metais preciosos a partir de aparelhos eletrônicos.

De acordo com um estudo realizado pela União Europeia, é possível extrair 1 grama de ouro com a reciclagem de 41 smartphones. Outro estudo conduzido pela companhia Umicore mostra um valor ainda mais impressionante: seriam necessários apenas 35 aparelhos para a extração de apenas 1 grama de ouro.

Para manter os valores perto de uma margem de erro adotada por ambos, usaremos o valor médio dos dois estudos, considerando que precisaríamos de 38 celulares para a extração do valor já mencionado e imaginando que não existam perdas durante os processos. Com isso, é só fazer uma conta rápida para chegar à quantidade de ouro dentro de um único dispositivo.

Quanto ouro há nos telefones celulares:
Quanto ouro há nos telefones celulares
1 celular tem em média 0, 026 gramas,
sem contar o ouro que há no cartão SIM e no cartão de memória
38 celulares é igual a 1 grama de ouro

Sendo assim, um celular possui 0,026 grama de ouro, ou 26 miligramas.

quanto ouro há nos telefones celulares
Estes valores refletem apenas uma média, sendo que em telefones mais antigos permanece a velha máxima, mais antigo, maior o teor de ouro, já nos telefones mais novos do tipo smarphones, como a rotatividade de aparelhos é muito maior os fabricantes de placas fabricam-nas com menor teor de ouro, onde muitas vezes subistituem o ouro de alguns componentes por metais de menor como a prata.

Agora é só fazer as contas de quanto custa 1 grama de ouro hoje no mercado para ver o valor que isto representa em um telefone celular.

Então e para ter 1 kg de ouro
Depois de ter sido feito este cálculo para saber quanto ouro existe em um celular, podemos fazer rapidamente a conta para chegar à quantidade de celulares necessários para a extração de 1 kg de ouro.
Com isso, chegamos ao número de (±) 38.461 aparelhos.

Vale a pena por tão pouco?

quanto ouro há nos telefones celulares
É claro que a gente não vai conseguir fazer 1 kg de ouro depois de extrair o metal manualmente de 38 mil smartphones. Mas empresas especializadas em reciclagem de lixo eletrônico podem fazer disso um negócio muito rentável. Para começar, não é apenas o ouro que consegue ser reciclado, uma vez que níquel, prata, cobre, arsênio e chumbo (entre outros) também são extraídos dos telefones celulares.
ouro nos chips de telefones celulares
Mais do que isso, a quantidade de silício também chama atenção dos responsáveis por esses projetos, hoje, há fortes investimentos no silício reciclado para a fabricação de painéis solares, por exemplo. Além disso tudo, existe um fato bem mais complicado: os metais usados na tecnologia estão se tornando cada vez mais escassos.

Não há apenas ouro nos aparelhos, mas também níquel, prata, cobre, arsênio, paládio, chumbo, entre outros materiais, sendo que em um telefone celular há (±) 17 outros tipos de metais.

Hoje, já existe a demanda por encontrar novas tecnologias que substituam os metais tradicionais na fabricação de eletrônicos e não apenas nos de uso pessoal, mas também em itens médicos e vários equipamentos profissionais, por exemplo. Ha longo prazo, essa escassez pode significar um aumento nos preços, e a indústria eletrônica não quer isso.

Vale a pena investir em reciclagem de lixo eletrônico!
Por esse motivo, a resposta é “Sim”.
Se tiver um grande volume e disponibilidade constante de material de sucata eletrônica.

Ou, em vez de jogar seu lixo eletrônico no lixo, doe para alguma instituição social ou encaminhe-os a locais de reciclagem próprios para este fim.



Fontes:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Segue nossa oficina.