Howlita
Howlita natural polida com veias de magnésio |
Saiba mais sobre a pedra do ano de 2018
Howlita, é um hidróxido de borossilicato de cálcio, é um mineral borato (minerais de borato são minerais que contêm na sua composição química o anião borato) encontrado em depósitos de evaporita. Howlita foi descoberto perto de Windsor, Nova Escócia em 1868 por Henry How (1828-1879), um químico, geólogo e mineralogista canadense.
A forma mais comum de howlita é o nódulo irregular, às vezes parecido com a couve-flor.
As formas cristalinas (como na imagem abaixo) da pedra são raras e encontradas apenas em depósitos raros ao redor do mundo. Quando são encontrados, os cristais de howlita atingem um tamanho máximo de um centímetro.
Os nódulos de howlita são brancos com finas veias cinza ou pretas em um padrão errático, muitas vezes semelhante a uma teia, opaco com brilho subvítreo. Já os cristais são incolores, brancos ou marrons e muitas vezes são translúcidos ou transparentes.
A pedra opaca com brilho vítreo pertence ao sistema cristalino monoclínico. A densidade de howlita varia entre 2,53 e 2,59. Quanto à sua dureza, é de aproximadamente 3,5 na escala de Mohs, tornando-se uma pedra relativamente frágil.
Cristais de howlita são raros, tendo sido encontrados em apenas algumas localidades em todo o mundo. Os cristais foram relatados pela primeira vez em Tick Canyon, na Serra Pelona Mountains of California, e mais tarde em Iona, Nova Escócia. Os cristais atingem um tamanho máximo de cerca de um centímetro. Os nódulos são brancos com veias cinzas ou pretas finas em um padrão errático, geralmente em forma de rede, opaco com um brilho sub-vítreo. Os cristais encontrados em Iona são incoloros, brancos ou castanhos e muitas vezes são translúcidos ou transparentes.
Howlita é comumente usado para fazer objetos decorativos, como pequenas esculturas ou componentes de jóias.
Não compre gato por lebre:
Não existe howlita azul
Devido à sua textura porosa, howlita pode ser facilmente tingido para imitar outros minerais, especialmente turquesa devido à semelhança superficial dos padrões de veia, o que muitas vezes engana os incautos.
Exemplo de uma mesma pedra Howlita tingida artificialmente de azul e vendido sob o nome de Turquenita.
Ovo de howlita natural polida |
Ovo de howlita tingida de azul e vendida como turquenita |
Howlita também é vendido em seu estado natural, às vezes sob os nomes comerciais enganosos de "turquesa branca" ou "búfalo branco turquesa", ou o nome derivado "pedra de búfalo branco".
No entanto, aqui temos a cor como deveria ser, em um nódulo excepcionalmente fino completo ao redor.
Um nódulo de howlita, (hidróxido de cálcio e silicato de cálcio), da Nova Escócia, Canadá.
Fontes:
Sem comentários:
Enviar um comentário