Quanto ouro estão nos smartphones e computadores

Há ouro em eletrônicos de consumo.
A maioria das pessoas imagina  o cobre quando pensam como a eletricidade é transportada, isto provavelmente porque é o condutor mais comum.
No entanto a prata é realmente o melhor condutor elétrico, seguido de perto pelo ouro. O cobre é mais barato do que metais preciosos, mas também é muito mais lento no transporte de elétrons do que os seus irmãos glamourosos. No mundo da informática e das comunicações, a velocidade é mais importante que o custo, por isso cobre permanece renegado para construção e para as moedas de um centavo.

Já a prata é rápido como condutor mas corrói ou mancha facilmente sempre que ela entra em contato com a água - mesmo com a humidade do ar. E a corrosão é para os elétrons tal como seria uma estrada de alcatrão fresco para corredores olímpicos.

Ouro, por outro lado, é altamente resistente à corrosão. Assim, enquanto não é tão rápido como prata, ele não desmoronar como prata e é muitas vezes mais rápido do que o cobre.

No entanto...
Alguns fabricantes estão olhando para a rapidez com que as pessoas atualizam seus dispositivos eletrônicos para saber se é necessário mesmo usar muito ouro.

Se os consumidores substituem seus aparelhos mais rápido então as empresas de eletrônicos podem decidir depor ouro como o governante de condutores para engordar suas margens. Por que pagar para instalar materiais de alta qualidade e caros, quando tantos compradores anseiam novidade?

Foi esta tendência que fez com que os dispositivos teriam expectativa de vida mais curtos, o que sufocam os mercados de revenda e, não por coincidência, aumentar o fluxo de produtos não desejados para os recicladores.

Para saber mais sobre o ouro e como ele é removido a partir de dispositivos descartados, o vice-presidente de vendas e marketing da Sims Recycling Solutions-North America, uma divisão da empresa de reciclagem Sims Metal Management, diz assim:
(tendo-se em conta um peso médio).

Quanto ouro está em um smartphone?
Em números muito ásperos, existem 311g de ouro por tonelada de smartphones.

Quanto ouro está em um laptop, notebook?
Duzentos laptops renderia 156g de ouro.

Quanto ouro está em um computador?
Uma placa de circuito PC, (que é onde está o ouro), pesa cerca 454g. Se você tem uma tonelada dessas placas, você deve ter 156g de ouro.

Há fabricantes que usam mais ouro do que outros?
Os fabricantes de computadores não fazem suas placas de circuito, porque eles são itens de commodities. Eles compram de terceiros. A tendência no uso de ouro entre todas essas empresas é definitivamente para baixo. É um material muito caro, então eles estão procurando maneiras mais eficientes de fazer as placas, tentando usar menos ouro possível.

Quanto tempo leva para se obter todo o ouro de um smartphone?
Os indivíduos podem desmontar um smartphone facilmente à mão, mas o volume de ouro vai ser pequeno.

Não é incomum para um país em desenvolvimento como China ou Índia aceitar todos os tipos de lixo dos países desenvolvidos, incluindo eletrónicos, em troca de dinheiro. Os empresários locais normalmente queimam placas de circuito e usam cianeto na cinza para separar o ouro. Isso não é o que qualquer um chamaria de um processo verde, mas é uma indústria caseira, porque ele começa fazendo um trabalho razoavelmente barato.

Empresas especializadas em reciclagem de eletrónicos usam um processo mecânico, retalhando os componentes do computador em pedaços de 6mm para libertar o plástico, alumínio, aço, ouro e outros materiais. Ímãs agarram o aço. Correntes de Foucault são utilizados para impulsionar metais não ferrosos (incluindo metais preciosos) a partir de plásticos.

O retalhamento de computadores é a melhor maneira de chegar ao ouro?

Há muitas idéias interessantes para tecnologias que poderia ser melhor, mas é difícil competir contra nações em desenvolvimento que estão quebrando manualmente as coisas, muitas vezes de forma prejudiciais ao meio ambiente. Fazê-lo e proteger o meio ambiente é muito mais caro.

Fonte:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Segue-nos ou partilhe isto...