Mar de Vidro e Praia de Vidro (sea glass)

As praias de vidros existem um pouco por todo o mundo e sim, é mesmo verdade.
O vidro do mar e o vidro da praia (como são conhecidos só dependendo se são encontrados na praia ou em um rio) são pedaços de vidro naturalmente desgastados, que muitas vezes têm a aparência de pedras caídas.
vidro de mar
O "vidro do mar" é um vidro desgastado física e quimicamente encontrado em praias ao longo de corpos de água salgada. Os processos de intemperismo produzem vidro fosco natural.
O "vidro do mar genuíno" pode ser coletado como hobby e é usado para decoração, mais comumente em joias.
"Copo de praia" vem de água doce e muitas vezes é menos fosco na aparência do que o vidro do mar. O vidro do mar leva de 20 a 40 anos, e às vezes até 100 a 200 anos, para adquirir sua textura e forma características. E sim, além de joalheiros e designers, pasmem, há colecionadores para este tipo de material.
Também é coloquialmente referido como "vidro de deriva" do processo de deriva longshore que forma as bordas lisas. Na prática, os dois termos são usados ​​de forma intercambiável.

As praias de Mar de Vidro mais famosas no Mundo são:
Glass Beach (Fort Bragg, Califórnia)
Glass Beach (Fort Bragg, Califórnia)
Glass Beach é uma praia adjacente ao MacKerricher State Park, perto de Fort Bragg, Califórnia, nomeada em uma época em que era abundante em vidro marinho criado por anos de despejo de lixo em uma área do litoral perto da parte norte da cidade.
É ilegal coletar vidro neste local.

Glass Beach (Eleele, Havaí)
Glass Beach (Eleele, Havaí)
Glass Beach é uma praia em Eleele, uma área industrial em Kauai, Havaí, que é feita de vidro marinho. Fica na Baía de Hanapepe, perto do Porto de Port Allen.
A rocha regular da praia é basalto, mas o vidro do mar se formou após anos de vidro descartado.

Praia de vidro da Baía de Ussuri (Vladivostok, Rússia)
Russian Glass Sea Bay, Vladivostok
A baía é uma área de lazer popular na região devido às suas praias de areia, sendo a mais conhecida a Baía de Lazurnaya. Mas uma pequena parte da praia há o mar de vidro, onde a ação das marés atingiu garrafas de vidro que foram levadas para a costa ou foram despejadas lá pela proximidade de fábricas de vidros e de porcelana deixando-os em seixos de vidro arredondado.
Русский стеклянный морской залив, Владивосток
Русский стеклянный морской залив, Владивосток

A diferença entre esta praia de vidro das outras é que aqui o vidro é mais visível devido ao gelo deixando a praia bem mais colorida.
Em vez de um perigo ambiental, o vidro na praia é considerado seguro.

Origem do vidro nos Oceanos
A origem dos vidros nos mares e que chegam às nossas praias remontam os finais dos séculos 19 e início do século 20 onde devido ao despejo de lixo nos rios e nos mares fizeram que estes seguissem este rumo. Nestes séculos a maioria das embalagens de produtos eram em vidro e não em pláticos como são usados hoje em dia.
Raras procedências de vidros e cerâmicas nas praias vem de naufrágios.
Por causa da densidade do vidro comum, os vidros quebrados no alto mar veem dar à costa marítima.

Formação do Vidro do Mar
"cristais" de mar de vidro
O vidro do mar começa como cacos normais de vidro quebrado que são então persistentemente derrubados e moídos pela movimentação das ondas do mar até que as bordas afiadas sejam suavizadas e arredondadas. Nesse processo, o vidro perde sua superfície lisa, mas ganha uma aparência fosca ao longo dos anos.

O vidro do mar produzido naturalmente "vidro do mar genuíno" origina-se de pedaços de vidro de garrafas quebradas, louças quebradas ou mesmo de naufrágios, que são rolados e tombados no oceano por anos até que todas as suas bordas sejam arredondadas, e a maciez do vidro foi desgastado para uma aparência fosca.

Locais famosos com Mar de Vidros 
O vidro do mar pode ser encontrado em todo o mundo, mas as praias do nordeste dos Estados Unidos, Bermudas, Escócia, Ilha de Man, nordeste e noroeste da Inglaterra, México, Havaí, República Dominicana, Porto Rico, Nova Escócia, Austrália, na Itália e o sul da Espanha são famosos por sua abundância de vidro marinho, garrafas, bocas e rolhas de garrafas, vidro artístico, mármores e cacos de cerâmicas. As melhores épocas para olhar são durante as marés vivas (especialmente as marés perigeana e próxima) e durante a primeira maré baixa após uma tempestade.
Em alguns destes locais acima mencionados, há praias em que os vidros substituem a areia em grande parte de uma extensão do areal.

Vidro de Rio, Vidro de Lago vs Vidro de Mar
Vidro de Rio vs Vidro de Mar
O vidro de rios ou de lagos é semelhante ao vidro do mar, mas na ausência do rigor das ondas e salina oceânica, o conteúdo é tipicamente menos intemperizado. O vidro de rios das regiões do interior geralmente tem desenhos ou letras em relevo, o que pode tornar o rastreamento de sua origem menos desafiador. A superfície externa dos cacos de vidro de praia também pode ser texturalmente variada, com um lado opaco e o outro brilhante. Isso é mais provável porque eles são pedaços quebrados de objetos de vidro maiores que ainda estão embutidos em lama, lodo ou argila, sendo lentamente expostos pela ação das ondas e erosão.

As cores dos Vidros de Mar
A cor do vidro marinho é determinada por sua fonte original, e a maioria dos vidros marinhos vem de garrafas. Além de peças de vidro, também são encontradas peças de cerâmica marinha colorida.

As cores mais comuns do vidro do mar são verde, marrom, branco e transparente. Essas cores vêm predominantemente de garrafas de vidro usadas principalmente por empresas que vendem cerveja, sucos, refrigerantes e outras bebidas. O vidro transparente ou branco vem de placas e vidros transparentes, para-brisas, janelas e diversas outras fontes.
cores dos vidros de mar

As cores menos comuns incluem jade, âmbar (de garrafas de uísque, remédios, destilados e garrafas de alvejante), âmbar dourado ou amberina (usado principalmente para garrafas de destilados), verde limão (de garrafas de refrigerante durante a década de 1960), verde floresta e gelo ou azul suave (de garrafas de refrigerante, garrafas de remédios, garrafas de tinta e potes de frutas do final do século 19 e início do século 20, janelas e pára-brisas). Essas cores são encontradas cerca de uma vez para cada 25 a 100 peças de vidro marinho encontradas.

Cores incomuns de vidro do mar incluem um tipo de verde, que vem principalmente do início a meados dos anos 1900, de garrafas de Coca-Cola, Dr. Pepper e RC Cola, bem como garrafas de cerveja. Cores verdes suaves podem vir de garrafas usadas para tinta, frutas e bicarbonato de sódio. Essas cores são encontradas uma vez a cada 50 a 100 peças.

Vidro marinho roxo é muito incomum, assim como citron, branco opaco (de garrafas de leite), azul cobalto e centáurea (de garrafas de leite de magnésia , garrafas de veneno, obras de arte, recipientes Bromo-Seltzer e Vicks VapoRub) e aqua (de Ball Frascos de pedreiro e certas garrafas de vidro do século XIX). Essas cores são encontradas uma vez para cada 200 a 1.000 peças encontradas.

Cores extremamente raras incluem cinza, rosa (muitas vezes de pratos da época da Grande Depressão), verde- azulado (muitas vezes de garrafas de vinho Mateus), preto (mais velho, vidro verde-oliva muito escuro), amarelo (geralmente de recipientes de vaselina da década de 1930), turquesa (de talheres e vidro artístico), vermelho (muitas vezes de garrafas velhas de Schlitz, luzes traseiras de carros, louças ou luzes náuticas), é encontrado uma vez a cada 5.000 peças e laranja o tipo menos comum de vidro marinho, encontrado uma vez em cerca de 10.000 peças.
A maioria dessas cores são encontradas uma vez para cada 1.000 a 10.000 peças coletadas. Alguns cacos de vidro preto são bastante antigos, originários de grossas lâminas do século XVIII de garrafas de gin, cerveja e vinho.

Identificação de vidro do Mar
Garrafas de vidro preto velhas (o tipo mais raro de vidro do mar) que tinham escória de ferro adicionada durante a produção para aumentar a resistência e a opacidade às vezes eram quebradas no transporte.
vidro de mar e de praia
O vidro preto geralmente é verde ou marrom quando exposto à luz, embora pareça preto a olho nu. O intemperismo e a oxidação, juntamente com a interação da luz UV com óxidos metálicos e produtos químicos no vidro e na água do mar, são fatores que afetam a cor do vidro marinho em longas exposições e prazos. Em textura e cor, o vidro do mar negro assemelha-se à rocha preta da praia, muito parecida com o basalto de rocha ígnea extrusiva, ou obsidiana negra resistida, um vidro vulcânico preto natural. Bolhas de gás são muitas vezes presas em vidro velho, impurezas e irregularidades nas garrafas originais eram comuns e um indicador de idade. Os primeiros exemplos foram soprados à mão, os posteriores utilizaram um molde. Devido à resistência inerente, pedaços maiores de vidro preto velho são mais comuns, incluindo peças que sobreviveram por séculos.

Pequenos pedaços requerem um olho treinado para detectar. A textura, juntamente com a cor, são úteis nas pesquisas. O vidro preto é o mais raro de todos seja no mar ou na praia devido à idade e dificuldade em encontrá-lo. No entanto, se um local confiável for encontrado, poderá produzir uma quantidade considerável de material.

Os colecionadores devem estar cientes da natureza histórica do local e do fato de que coletar itens antigos é considerado roubo cultural em algumas áreas do mundo. Em outras áreas, o vidro do mar é apenas mais um lixo na praia. A maior parte do contexto histórico do vidro marinho perde-se para o mar, mas a sua mera presença em algumas áreas é o património e o legado do local. Existem tesouros nacionais feitos de lixo antigo, como Glass Beach em Fort Bragg, Califórnia. O vidro em Fort Bragg é principalmente de meados do século 20.

Coletores de Vidro de Mar
coletores e colecionadores de vidros do mar
Assim como coletar conchas, fósseis ou pedras, vasculhar as costas em busca de vidro marinho é um hobby que muitos banhistas desfrutam. Hobbyists muitas vezes enchem frascos decorativos com suas coleções e têm grande prazer em rastrear a proveniência de um fragmento, enquanto artesãos criam peças de joalheria, vitrais e outras peças decorativas de vidro do mar. Alguns colecionadores usam suas coleções na criação de obras de arte, colocando-as em cimento ou outro adesivo para criar um mosaico.
Nos E.U.A., o hobby conta com a North American Sea Glass Association, que organiza anualmente uma conferência e emite um boletim informativo. Há também um guia que inclui um levantamento dos principais colecionadores de vidro marinho e os artistas que o utilizam para criar uma variedade de itens.

Vidro do Mar falso
Como tudo, devido a grande procura por artesãos e colecionadores, este tipo de vidro também esta se tornando muito falsificado e vendido como se tratasse de vidro do mar.
O vidro autêntico do mar e da praia está se tornando cada vez mais raro e difícil de encontrar. Mais pessoas estão procurando ativamente por ele, e a mudança para outros materiais, como plástico para recipientes, reduziu bastante o número de recipientes de vidro despejados no mar.

Essa escassez levou alguns artesãos a derrubar pedaços mais pobres de cacos de vidro do mar para criar o que é chamado de vidro "duas vezes jogado", enquanto outros criam vidro do mar artificial, ou "vidro artesanal", a partir de peças de vidro comuns usando um copo de pedra. Embora esse vidro seja mais grosso do que a maioria dos vidros marinhos verdadeiros, carece de sua proveniência romântica e difere em muitos aspectos técnicos (por exemplo, a exposição a longo prazo às condições da água cria uma superfície gravada no vidro que não pode ser duplicada artificialmente), ele atende aos requisitos demanda de artesãos a um preço mais barato e em uma gama mais ampla de cores.
Para fazer vidro artificial do mar, são necessários um copo, areia e vidro.
Tamboreadores de pedras também são usados para polir as bordas afiadas dos vidros.

Várias características destacam as diferenças entre o vidro marinho artificial e o vidro marinho natural, começando pela coloração e textura da superfície de cada peça. Um exemplo de vidro marinho natural geralmente terá uma textura gelada (opaca), quase em pó em diferentes pontos. Um dos indicadores mais confiáveis ​​para o vidro marinho natural é um desenho em forma de "C" em toda a parte externa da amostra. Se o desenho estiver localizado na peça, trata-se de vidro marinho autêntico, pois o vidro artificial normalmente não terá esse desenho específico. O vidro do mar geralmente vem de garrafas de vidro quebradas ou outros utensílios domésticos, então as peças encontradas nas praias não terão o formato perfeito, ao contrário do vidro do mar artificial, muitas vezes vendido como vidro de praia.

Sea Glass, video:

"Partilhe este artigo com seus amigos,
compartilhe conhecimentos."
(J. Charles Silva - oficina70.com)


Fontes:

Sem comentários:

Enviar um comentário