oficina70.com: Onde achar ouro de aluvião

Onde achar ouro de aluvião

Lugares para procurar por um aluvião de ouro
Onde achar ouro de aluvião

Conforme a água se move de locais altos para locais mais baixos, o fluxo leva junto materiais sólidos. Nos pontos em que o fluxo de água diminui, esses materiais se acumulam lentamente, formando os chamados depósitos de aluvião. Em regiões em que o ouro surge naturalmente, a força de erosão da água frequentemente carrega pequenos pedaços de ouro para encostas de montanhas e cânions. Quando um aluvião se forma nessas áreas, o ouro é um material frequentemente encontrado. Apesar de aluviões de ouro surgirem em locais diferentes, algumas regiões são mais produtivas do que outras.
Onde achar ouro de aluvião
Depósitos de ouro são mais comumente encontrados dentro ou perto de correntes e rios.

Curva de rios
Onde achar ouro de aluvião
No ponto em que a corrente do leito de um rio vira, a velocidade da água diminui. Devido ao peso do ouro, a corrente deve mover-se rapidamente, para carregá-lo. Isso significa que a maioria dos depósitos de ouro surge durante grandes eventos relacionados à água, como depois de grandes temporais e nas inundações que as águas geram. Garimpeiros podem encontrar aluviões de ouro não somente em leitos, mas também em bancos de cascalhos e outras áreas mais altas, que ficam sob a água quando a corrente sobe.

Bancos de areia e de cascalho
Onde achar ouro de aluvião
Bancos de areia e de cascalho são depósitos por contra própria. Essas áreas são fáceis de se enxergar em rios lentos. Em muitos locais, um garimpeiro de ouro pode caminhar dentro do rio para garimpar em áreas com bancos de areia e cascalho. Os garimpeiros podem encontrar ouro mais próximo da superfície no lado acima da lateral de um banco, onde a corrente deposita o ouro após uma inundação. No entanto, é possível encontrar ouro em qualquer parte do banco. A superfície do leito do rio em frente a um banco também pode conter ouro, pois ele é mais pesado do que outros materiais e assentará na água lenta antes que os outros sedimentos.

Cachoeiras
Onde achar ouro de aluvião
Nos chamados turbilhões de cachoeiras. Cachoeira é a parte de um rio em que um desnível brusco no leito fluvial causa a queda de um grande volume de água. Se no leito acima desta cachoeira o solo tiver ouro, então é possível que quando detritos e o ouro levados pelas correntes de uma chuva forte desçam rio abaixo fiquem pressos ai. Quando o ouro encontra uma cachoeira ou cascata que é, digamos, uma cachoeira menor, é possível que no turbilhão de cachoeriras fundas e não nos rasos, possam conter o ouro no fundo da fosa da cachoeira. Alguns garimpeiros procuram pepitas de ouro ai, porém é muito PERIGOSO devido a quantidade de água, à força da água na queda desta cachoeira ou aos repuxos da água no turbilhão. Geralmente as propções pela procura de ouro nestes locais são feitos em época de seca do rio.

Áreas amplas
Onde achar ouro de aluvião
Quando um rio se alarga, o fluxo de água diminui, o que permite aos sedimentos se assentarem e criarem depósitos. Essas áreas podem criar regiões rentáveis para o garimpo, sendo que o acesso ao material pode ser difícil, por estar em depósitos sob a água. Devido à dificuldade de trabalhar nessas áreas, garimpeiros amadores tendem a estender o tempo de trabalho. Outra vantagem que essas regiões oferecem é que os trabalhadores podem localizar áreas amplas em uma corrente, antes de visitar o local, com auxílio de mapas on-line e impressos, isto para áreas previamente estudadas e catalogadas.
Locais que nunca foram estudados deverão ter uma atenção melhor de quem esta na procura de ouro. 

Outros locais onde você poderá achar ouro
Onde achar ouro de aluvião
Garimpeiros podem encontrar sedimentos provenientes de inundações presos na vegetação ao longo da corrente. Esses sedimentos podem conter ouro. As bases de quedas d'água frequentemente causam erosão, com o tempo, criando uma depressão. Durante períodos em que o nível da água está baixo, um garimpeiro pode ser capaz de procurar nos sedimentos do leito de um rio sob uma cachoeira e encontrar ouro. Qualquer obstrução em uma corrente diminuirá o fluxo de água e poderá criar um depósito. Por exemplo, é possível encontrar pequenos depósitos em frente a pedras grandes, suportes de pontes e toras de madeira submersas.
O ouro também pode se encontrar nos locais onde a água da chuva que veio de uma área mais acima conhecida por ter ouro passou. Geralmente nestes caminho há barreiras naturais em que pepitas de ouro podem ter sido retido. Use um detector de metais ou um detector iônico para procurar ouro em locais secos.

Praia
Onde achar ouro de aluvião
O ouro de aluvião, ou seja que desce com as águas do rio podem dar ao mar.
Alias, o mar é o maior depósito de ouro do mundo mas a sua obtenção é um trabalho difícil, aliás, impossível até ao dia de hoje. Sendo prevista a sua prospção quando a maior parte das reservas naturais de ouro se esgotarem em terra.
Onde achar ouro de aluvião
Toda a areia e consequantemente ouro que não foi obstruido no caminho de um rio vão para até ao delta ou foz de praia onde este rio deságua. Procure nestas áreas por areia preta, retire uma amostra e observe com uma lupa, ou então use o sistema de bateia para verificar se há ouro nesta areia e se é ou não viável para você separá-lo da areia.

Poderá separar este ouro fino através do método de garimpo de adesão oleofílica, ou seja usando uma bateia untada com óleo, mas será preciso experiência extra para o fazer.
Onde achar ouro de aluvião

Outros links para tornar seu conhecimento sobre o ouro nativo maior e melhor para quando sair no terreno estar um passo à frente de outros garimpeiros amadores.

Bom estudo e boa sorte, SUCESSO

Fonte:
Enviar um comentário

Segue oficina70.com