Como batear ouro na praia
Encontrar ouro de aluvião em uma praia é incomum, mas não impossível.
Praias podem conter ouro de aluvião, mas a praia tem de ser localizada em uma área produtora de ouro. Para encontrar essas áreas, contate um órgão regulador, que possui as informações sobre locais para pesquisa de ouro em áreas particulares ou tente na foz de rios conhecidos por terem ouro de aluvião.
ATENÇÃO:
Consulte sempre a tábua de marés e execute sua busca pela areia preta em períodos de marés baixas para sua segurança.
Tábua de marés no Brasil
Tábua de marés em Portugal e Europa
ATENÇÃO:
Consulte sempre a tábua de marés e execute sua busca pela areia preta em períodos de marés baixas para sua segurança.
Tábua de marés no Brasil
Tábua de marés em Portugal e Europa
Encontre uma praia onde haja ouro de aluvião
Identifique praias próximas a montanhas ou rios conhecidos pela produção de ouro. A água pode carregar o ouro da montanha rio abaixo para a praia e muita desta areia poderá se depositar na foz destes rios junto ao mar.
Procure pela areia negra
Esta é uma mistura magnética de minerais que possuem qualidade arenosa. Se a praia tiver areia preta, isso pode indicar a presença de ouro de aluvião. Não confunda areia preta com areia suja. Você pode pegar areia preta com um imã.
Muito provavelmente caçadores de ouro de praias com seus detectores de metais que correm a areia não vão detectar os pequenos grãos de ouro, deixando este trabalho para os garimpeiros amadores.
Compre equipamento apropriado
Botas (galochas) e luvas de borracha protegem as mãos do prospector enquanto esse move água e areia. Um kit de batear deve incluir uma bateia, um classificador para remover rochas e detritos maiores, uma pisseta e uma pinça para segurar o ouro. Compre pinças e uma lupa para olhar e pegar as pedras menores de ouro, se não tiver essas ferramentas no kit poderá arranjar formas semelhantes para o ajudar na recolha do ouro. Uma pá pequena poderá ajudar a recolher a areia.
Limpe o equipamento
Lave a bateia com detergente de louça e uma bucha. As ferramentas novas têm óleo do processo de fabricação. Limpe para assegurar que o óleo não faça o ouro flutuar para fora. Sim, o ouro flutuará em uma bateia que não esta limpa e tem resíduo de óleo, fugindo da bateia.
Bateie a areia para separar o ouro
Encha a bateia com areia preta da praia. Remova as pedras maiores. Emerja a bateia na água e sacuda para trás e para frente. Leve a bateia ao topo da água e movimente bem para a água lavar a areia como uma onda. Continue a balançar a bateia, movendo-a para trás e para frente. A terra deve ser lavada e o ouro afundado no fundo da bateia.
Para o processo se tornar mais rápido use um imã para separar os fragmentos ferrosos da areia preta como explicado no título a seguir.
Limpe o ouro
Pegue o ouro de aluvião sugando-o da bateia com uma pisseta. Assegure-se que a pisseta esteja parcialmente cheia de água. Transfira o ouro para um recipiente transparente.
Como remover ouro em pó da areia negra
Os depósitos de areia negra, compostos de materiais de metais pesados como ferro e hematita, são comuns em áreas onde é encontrado ouro. Mineradores amadores tipicamente consideram a presença de areia negra como um indicador de depósitos de ouro. As próprias areias podem conter pequenas partículas de ouro, chamadas de ouro em pó, e as areias são processados com frequência para a extração de ouro. Esse processamento requer exames e o uso de um forte ímã industrial, geralmente de neodímio e que pode ser comprado em uma loja de ferragem.
Use um ímã para recuperar o ouro em pó da areia negra
Seque a areia que contém o ouro fino, colocando-a em uma panela de metal e aquecendo-a usando um fogareiro portátil. Use fogo médio por 15 a 20 minutos e execute a tarefa em uma área ao ar livre com boa ventilação. Desligue o fogo e deixe a areia esfriar.
Poderá secar a areia ao sol se preferir, mas isto exige um pouco mais de paciência.
Use um pedaço de 15 cm² de tela (pode ser aquelas de janela) para peneirar as partículas finas, colocando a areia seca na tela e apertando levemente sobre uma tigela pequena. Coloque os materiais que não passaram pela tela em uma folha de papel e utilize uma pinça para remover as partículas maiores do ouro a partir dos materiais que eram demasiado grandes para passar pela tela.
Peneire os materiais finos novamente, usando um coador de cozinha que tenha uma malhagem inferior à da tela de janela. Coloque as projeções maiores em uma folha de papel e remova quaisquer flocos visíveis de ouro.
Coloque os materiais finos que passaram as duas seleções em uma folha de papel. Passe um forte ímã sobre a areia para separar a areia negra restante. Ela contém impurezas metálicas que vão ficar no ímã que passa, deixando o ouro no papel. Remova as areias conforme elas enchem o imã, repetindo o processo até que o ouro seja tudo o que permanece no papel.
Utilize um pequeno funil para transferir o ouro em pó processado para um pequeno frasco com uma tampa fechando-o bem.
Concentradora de ouro ciclone
Você pode também usar uma bacia concentradora de ouro para fazer este serviço para você.
Procure por uma em sites como o OLX ou compre no site do Mercado Livre.
Caso ache esta bacia concentradora de ouro cara poderá fazer uma em casa, veja como clicando no link a seguir:
Fontes:
Queria saber onde registar me garimpar se do rio Tejo ponta corvos há ouro??
ResponderEliminarse há na ponta dos corvos no barreiro tambem deve haver que e muito perto
EliminarNão tenho a certeza de que ali haja ouro. Quanto ao Barreiro, ao menos sei que lá na Alburrica encontranse por vezes boas pedras como jasper, ágatas, piritas e outros minerais, assim como algumas turitelas e caranguejos fossilizados, alguns em bons estados para colecionadores. Fica bem e boa sorte
Eliminar