Formações rochosas que contém ouro

Em que formações rochosas o ouro pode ser encontrado?
ouro em quartzo hidrotermal
Ouro em quartzo hidrotermal

O ouro é mais frequentemente encontrado em quantidades muito pequenas misturadas com outros materiais. Prospetores de ouro experientes raramente procuram ouro, eles querem logo encontrar o veio principal de onde sai o ouro, ou seja, de onde saem as pepitas os flocos de ouro ou o ouro em pó que se soltam, eles procuram por rochas e formações rochosas que são conhecidas por conter ouro.

Prospetores profissionais sabem que a abundância de ouro nas rochas da crosta terrestre é uma restrição importante na formação de depósitos de ouro. As concentrações de ouro em rochas ígneas, sedimentares e metamórficas não mineralizadas variam de 0,05 a 20 ppb com concentrações médias comumente entre 0,5 e 5 ppb. Métodos analíticos com limites de detecção ultrabaixo são necessários para observar toda a gama de concentrações. As concentrações de ouro em rochas ígneas são fortemente controladas pelo comportamento do enxofre. Concentrações mais altas de ouro ocorrem em rochas subsaturadas com enxofre em comparação com as rochas ígneas saturadas com enxofre. O basalto da dorsal oceânica média tem menor concentração de ouro do que o basalto da ilha do oceano e do arco vulcânico, principalmente devido à menor fugacidade do oxigênio nas configurações de MOR, que causa saturação de enxofre. As concentrações de ouro em rochas sedimentares aumentam com o aumento da abundância de minerais sulfetados diagenéticos e matéria orgânica. As concentrações de ouro em rochas metamórficas diminuem sistematicamente com o aumento do grau metamórfico. Rochas de fácies anfibolito comumente contêm entre 50 e 80% menos ouro do que suas rochas protolíticas não metamorfoseadas.

Quartzo
Formações rochosas que contém ouro
O ouro é mais frequentemente encontrado na rocha de quartzo. Quando o quartzo é encontrado em áreas de rolamentos é possível que o ouro seja encontrado também. O quartzo pode ser encontrado como pequenas pedras em leitos de rios ou em grandes costuras em encostas. A cor branca do quartzo facilita a localização em muitos ambientes.
Formações rochosas que contém ouro
A maioria do ouro encontrado relacionado com o quartzo acontece em áreas hidrotermais.
Veio de ouro em quartzo hidrotermal
Veio de ouro em quartzo hidrotermal.

Rocha intrusiva
Rochas intrusivas ou rochas plutónicas são as designações dadas em geologia e petrologia às rochas ígneas que se formaram pelo arrefecimento lento do magma, em geral a grandes profundidades e em grandes massas. Este grupo de rochas constitui a quase totalidade do manto e a maior parte da crosta, formando a maioria do volume da Terra.
Rochas intrusivas ou rochas plutónicas
Rocha intrusiva é formada quando o magma derretido é empurrado entre camadas de rocha existente. Rocha intrusiva é tipicamente muito dura e erode lentamente. Isso permite que a rocha circundante seja desgastada pelo vento e pela água, deixando apenas a rocha mais dura no lugar. Partículas pesadas, como ouro, provavelmente se acumulam contra as rochas mais duras, enquanto os materiais mais leves são mais facilmente removidos.

Rocha ígnea
Abundância de ouro em rochas ígneas; tendo em vista a mineralização de ouro
Ouro no Granito Rosa Porrinho, Portugal
ouro disseminado no granito, Portugal
Ouro disseminado no granito, amostra de Antônia Ribeiro

O ouro é um constituinte do granito e das rochas plutónicas.
Essas rochas cristalinas podem ser uma fonte primária do ouro, que se concentram nos veios.
Geralmente a disseminação do ouro no granito ocorre em pequenas escamas, raramente ultrapassando um milímetro de diâmetro, distribuído pelas escamas de mica e aparentemente encerrado em grânulos de feldspato e quartzo como é o exemplo da foto acima.

Formação de Gossan
chapéu de ferro, gossan
Os gossans auríferos formaram-se in situ a partir da oxidação de corpos sulfetados que continham pirita, galena, calcopirita e esfalerita, com pequenas quantidades de ouro e prata. A goethita é o mineral mais abundante, mas o ferro também está presente como hematita e em compostos amorfos. São também observadas texturas boxwork típicas derivadas da alteração da pirita. A assinatura geoquímica dos gossans são particularmente altas em Pb e Zn, moderadas em Cu, com teores anômalos de Au e Ag.
gossan de ferro
Os elementos calcófilos precipitaram com o ferro, resultando nos altos teores determinados por MEV-EDS nos óxi-hidróxidos de ferro. O ouro ocorre com partículas sub-milimétricas irregularmente distribuídas no plasma ferruginoso. O teor médio de Au nos gossans é 2 ppm, podendo atingir localizadamente 30 ppm. Raros são as formações de gossan acima desta volumetria.
ouro na limonita
Um geólogo ou um prospector experiente ao ver um gossan pode simplesmente pelas suas cores, determinar, imediatamente, se ele tem um maior interesse econômico.
O ouro do gossan pode ser facilmente recuperado por meio de um banho em ácido clorídrico*.

Veja mais em:
A associação do ouro ao gossan

Aluvião
O aluvião é encontrado em material erodido.
ouro de aluvião
O aluvião é um depósito de materiais erodidos e sedimentos que é reunido em uma área. Como o ouro e outros materiais são erodidos, os pequenos pedaços são empurrados pela água e outras forças para o leito do rio e outras depressões. Como o ouro é mais pesado do que a maioria dos materiais que ocorrem naturalmente, ele fica no fundo desses depósitos.
O ouro de aluvião é encontrado no barranco das margens dos rios ou em seu leito. Recebe essa denominação porque se mistura a outras substancias ,argila, areia; acumuladas pela erosão. 

A exploração do ouro de aluvião dispensava o trabalho de prospecção, sondagem profunda. Para encontrar ouro emprega-se técnicas rudimentares, usando-se poucos equipamentos: bateia , peneira de madeira em forma de cone, carumbi, vasilha para transportar o cascalho e almocafre, enxada utilizada na mineração manual do ouro.

ATENÇÃO:
*Todo cuidado ao manusear ácidos, use luvas de borracha e óculos de proteção além de usar em local bem ventilado.

Veja mais em que tipos de solos contém ouro:
https://www.oficina70.com/que-tipos-de-solo-contem-ouro.html


Fontes:

4 comentários:

  1. Muito agradecida querida oficina 70.vi sim as áreas em sp mais perto rio em Guarulhos e em perus darei uma olhada. Você tem ferramentas para garimpo?quero um detector prova d'água ou nao/se tiver loja entra no meu e-mail e tmb calha pequena e outros si puder indicar ou tiver formas onlaine. Aguardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Vera. Obrigado pelo carinho, é por causa disto que pesquiso para trazer artigos e levar informações para quem quer iniciar no garimpo quer seja de ouro ou pedras preciosas. Pode entrar no nosso grupo de oficina70 no Facebook para poder interagir mais conosco e trocar informações e conhecimentos. Fica bem e boa sorte

      Eliminar
  2. Agora vai meu mimo kkkkkk vocês são top super eficiente sabem tudo. Amei 😍 💕 recomendo viu gente. Vocês aí qui gosta do garimpo e tem sangue na veia para o grande desafio bora falar com a oficina70.com. Vera

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado mais uma vez. Ajude me e compartilha oficina70 com seus amigos nas suas redes sociais. Obrigado

      Eliminar

Segue oficina70.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...