oficina70.com: Formações rochosas que contém ouro

Formações rochosas que contém ouro

Em que formações rochosas o ouro pode ser encontrado?
ouro em quartzo hidrotermal
Ouro em quartzo hidrotermal
O ouro é mais frequentemente encontrado em quantidades muito pequenas misturadas com outros materiais. Prospetores de ouro experientes raramente procuram ouro, mas sim procuram por rochas e formações rochosas que são conhecidas por conter ouro.

Quartzo
Formações rochosas que contém ouro
O ouro é mais frequentemente encontrado na rocha de quartzo. Quando o quartzo é encontrado em áreas de rolamentos é possível que o ouro seja encontrado também. O quartzo pode ser encontrado como pequenas pedras em leitos de rios ou em grandes costuras em encostas. A cor branca do quartzo facilita a localização em muitos ambientes.
Formações rochosas que contém ouro
A maioria do ouro encontrado relacionado com o quartzo acontece em áreas hidrotermais.

Aluvião
O aluvião é encontrado em material erodido.
ouro de aluvião
O aluvião é um depósito de materiais erodidos e sedimentos que é reunido em uma área. Como o ouro e outros materiais são erodidos, os pequenos pedaços são empurrados pela água e outras forças para o leito do rio e outras depressões. Como o ouro é mais pesado do que a maioria dos materiais que ocorrem naturalmente, ele fica no fundo desses depósitos.
O ouro de aluvião é encontrado no barranco das margens dos rios ou em seu leito. Recebe essa denominação porque se mistura a outras substancias ,argila, areia; acumuladas pela erosão. 

A exploração do ouro de aluvião dispensava o trabalho de prospecção, sondagem profunda. Para encontrar ouro emprega-se técnicas rudimentares, usando-se poucos equipamentos: bateia , peneira de madeira em forma de cone, carumbi, vasilha para transportar o cascalho e almocafre, enxada utilizada na mineração manual do ouro.

Rocha intrusiva
Rochas intrusivas ou rochas plutónicas
Rocha intrusiva é formada quando magma derretido é empurrado entre camadas de rocha existente. Rocha intrusiva é tipicamente muito dura e erode lentamente. Isso permite que a rocha circundante seja desgastada pelo vento e pela água, deixando apenas a rocha mais dura no lugar. Partículas pesadas, como ouro, provavelmente se acumulam contra as rochas mais duras, enquanto os materiais mais leves são mais facilmente removidos.

Fonte:

Segue oficina70.com