Trufas, os diamantes negros da gastronomia

Trufas são conhecidos como os

As túberas (trufas) são apanhadas entre Fevereiro e Março ou entre Agosto e Outubro.
Porém entre Junho e Setembro há uma variedade para a apanha, a trufa de Verão (também chamada da Borgonha) esta cresce um pouco por toda a Europa.

Túberas as trufas alentejanas
As túberas são um segredo muito bem guardado e a maioria dos portugueses desconhece esta iguaria. O segredo da sua apanha é passado de pai para filho e raramente é partilhado fora do círculo familiar.
No entanto de norte a sul do país é possível encontra-las sendo a que a trufa branca a que chamam-lhes as 'trufas alentejanas' que são uma variedade que existe predominantemente no Alentejo e no Ribatejo embora as tenha visto por outras regiões, nomeadamente em Espanha, com sabor que parece ser muito mais discreto. Trufas não são exploradas há muitos anos, dai ,existirem em abundância em vários locais do país. Os preços podem atingir os 6.000 euros para trufas de qualidade, mas geralmente não passam dos 1.000 euros o kilo, com preços médios entre os 500 e os 600 euros.
trufas em Portugal
O método de ensino dos porcos é simples e eficaz.

Trufas são fungos subterrâneos que formam uma relação simbiótica com as raízes de árvores como carvalhos, sendo encontradas em solos calcários com pH neutro ou alcalino. Existem no mundo várias variedades sendo uma muito mais raras de se encontrar sendo que isto dita os seus altos preços no mercado gastronômico.

Um ensinamento passado de gerações na Europa e USA

Prefira cães ao invés de porcos:
Pegue nas pequenas crias destes animais e alimente-as com estas espécies de cogumelo. Quando os animais tiverem cinco ou seis meses" estão completamente domesticados" e prontos para irem para a floresta à procura das trufas, um fungo subterrâneo que nasce nas raízes de castanheiros, pinheiros ou carvalhos.
Já para treinar cães o método é parecido no entanto mais eficaz quando o cão é de uma raça com bom faro.
Coloque ou faça um brinquedo com um pedaço de trufa no seu interior e brinque com isto com ele escondendo este brinquedo a fim de que ele o fareje e encontre-o.
Quando o cão conseguir encontrar ofereça algo que ele mais gosta de comer (petiscos de cães) mas só para o efeito de treino.

Em ação:
Percorra os montes com o animal preso por uma trela à procura.
Procure saber onde encontrar as trufas para o trabalho ser mais facilitado.

Quando o animal farejar o fungo, normalmente enterrado a cerca de 20 a 40 centímetros, apanhe o produto com "cuidado".
Depois de encontradas e com ferramentas apropriadas, cava-se o local para recolher a trufa, tomando os devidos cuidados para não danificar as raízes das árvores e que, meses depois, produzirão novas trufas e que você saberá onde estará (mantenha segredo sobre os melhores locais de apanha, como fazem os congéneres estrangeiros).

Só devem ser retiradas as trufas em bom estado de maturação, e devem ser armazenadas em baixas temperaturas.

há trufas em Portugal?
As trufas são retiradas por cães treinados, e preferidos aos porcos, porque os porcos que tendem a comer o que encontram, porém há açaimes para porcos.
Em Itália, esta é uma atividade que chega a ser perigosa pela competitividade que a escassez do produto cria, sendo que a caça é feita à noite e no maior secretismo possível para que outros caçadores não saibam onde foram encontradas as trufas. Por isso, os cães não ladram, usam açaime para evitar envenenamentos, e depois da busca, a terra é reposta para apagar vestígios.

onde achar trufas em Portugal
O trabalho é árduo mas recompensa, e bem.

É que, por cada quilo de trufas que apanhe, poderá ganhar cerca de 800 a 1.000 euros.
O preço varia consoante a procura e quantidade de trufas que apanhar.


Trufas em Portugal, incluindo a trufa negra de verão (Tuber aestivum) que foi descoberta espontaneamente nas zonas de Alenquer e Sobral de Monte Agraço em 2024, e a trufa branca alentejana (Túbera), também conhecida como "tubra", que se desenvolve no Alentejo, particularmente nos concelhos de Mértola e Castro Verde.

Variedades de Trufas em Portugal
Trufa Negra de Verão (Tuber aestivum):
Esta é a mais recente descoberta, encontradas pela primeira vez de forma espontânea em Portugal em 2024. Têm um aroma e sabor intensos e são muito valorizadas na gastronomia.

Conhecida localmente como "tubra", é uma trufa branca que se destaca pelo seu sabor e odor únicos. 


Onde são encontradas
Regiões: O Alentejo e o Ribatejo são as regiões com maior incidência de trufas.

Zonas específicas:
Trufa negra de verão: As primeiras foram encontradas nas zonas de Alenquer e Sobral de Monte Agraço, no distrito de Lisboa.

Trufa branca alentejana: Desenvolve-se nos concelhos de Mértola e Castro Verde, no Alentejo. 


Características do Ambiente
Solo:
Solos argilo-calcários são ideais para o desenvolvimento das trufas, pois proporcionam boa drenagem. 

Árvores:
As trufas são fungos subterrâneos que têm uma relação simbiótica com as raízes de certas árvores, como o carvalho e o pinheiro.

Potencial Económico e Gastronómico
A descoberta da trufa negra de verão em Portugal abre novas oportunidades para o cultivo e exploração sustentada deste produto, o que poderá colocar o país na rota do turismo gastronómico
A trufa alentejana é considerada um "segredo" local com um valor gastronómico inegável, sendo alvo de festivais e degustações.

Variedades que não são portuguesas mas são cultivadas em Portugal

Tuber melanosporum (Trufa Negra de Inverno):
É considerada uma iguaria de alto valor, com um preço que pode atingir cerca de 1.000€/kg, e pode ser cultivada em Portugal.

Tuber magnatum (Trufa Branca):
Embora mais associada à cultura da Toscana, Portugal também tem condições favoráveis para o seu desenvolvimento, especialmente no Alentejo, onde já existem plantações que a cultivam através da simbiose com as raízes de árvores características da região.


No Brasil não há trufas nativas,
porém alguns entusiastas estão começando a se dedicar ao cultivo de trufas. Os preços de trufas importadas para o Brasil alcançam valores extraordinários no Mercado Municipal de São Paulo e onde vendem-se trufas como importadas da Europa sendo que na realidade são importadas de cultivadores do Chile.



Seria possível treinar um cão para farejar ouro?
Seriam eles o melhor detector de metais? uma vez que eles já são usados para farejar diversas coisas como drogas ou trufas?
Leia o seguinte artigo para saber como.



Fontes:


Sem comentários:

Enviar um comentário