Como treinar um cão para encontrar ouro

Já pensou se um cão fosse capaz de cheirar o ouro?
Então como treinar um cão para encontrar ouro e outros metais preciosos.
How to Train a Dog to Find Gold
¿Cómo entrenar a un perro para encontrar oro?

Os cães podem sentir o cheiro de ouro?
Rowdy sniffer gold dog
Rowdy, o cão que fareja ouro, até abaixo da linha de água.
Podem ser eles melhores que o melhores detectores de metais?

Não seria bom ser capaz de treinar um cão para farejar ouro se eles são treinados para encontrar drogas, explosivos, busca e salvamento de pessoas e outros.

"Estas são algumas dicas para as pessoas interessadas na prospecção de ouro e outros metais preciosos com a ajuda de um cão treinado. Estas informações mostram como uma pessoa pode facilmente ensinar as habilidades necessárias para treinar seu cão na busca de metais valiosos em campo".

O Ouro não tem cheiro
Não para nós humanos, mas talvez para os cães sim.

O focinho dos cachorros é um órgão perfeito
O ser humano tem cerca de 6 milhões de receptores olfativos, o que não é pouco, já que somos capazes de detectar algo como 1 trilhão de aromas. Mas, dependendo da raça, os cães têm até 300 milhões desses receptores, localizados nos tecidos das vias respiratórias, que reconhecem as moléculas de odor e enviam sinais elétricos ao cérebro, onde os aromas são analisados. Para aumentar essa diferença, a parte do cérebro dos cachorros dedicada a analisar os aromas é 40 vezes mais sensível do que a dos humanos.

E se você pudesse treinar seu cão a cheirar os minérios de sulfureto que cercam o ouro?
Talvez ele seria melhor do que um detector de metais, porque ele poderia detectar o cheiro de ouro mesmo quando está amplamente disperso, ou talvez especialmente quando é muito disperso.

Esse é um pensamento muito emocionante para muitos prospectores de ouro.
File:French Urban Search and Rescue.jpg
Na década de 1960, na Finlândia, um instituto de prospecção geológica treinou com sucesso cachorros pastores alemães para encontrar jazidas de minérios, como cobre e níquel. Os animais conseguiram farejar minerais enterrados a até 12 metros de profundidade.

Com base neste modelo há quem treine cães para encontrar ouro, mas como?
A capacidade olfativa é um fator decisivo na seleção dos animais, mas hoje o que qualifica, de fato um cão para esses serviços é o seu interesse por procurar e encontrar objetos”, um senso de curiosidade e claro um "nariz" extremamente apurado, o filhote de que precisa para treinar é tipo aquele que mete (literalmente) o nariz em tudo.

Raças caninas com melhor olfato:
Labrador, Golden Retriever, Pastor-alemão e Pastor-belga Malinois
são as raças certeiras para a tarefa, eles podem farejar ouro que esta num leito de rio abaixo da linha de água, poderá ver o vídeo no final da postagem.

Depois de passar na peneira os bons de fuça, serão escolhidos os animais mais curiosos e perseverantes, que gostam de procurar e recuperar objetos e não desistem facilmente de uma busca de brincadeira.

Em geral comece a socializar o cão com objetos de ouro, comece a brincar com um anel escondido em uma pequena e fina bola em tecido de algodão sem tinta ou serigrafia. O ideal seria um pedaço de rocha de solos mais propícios ao ouro ou então objetos em ouro 24k.


Faça vários brinquedos iguais e esconda o ouro em um destes.
O treinamento costuma demorar muitos meses nesta primeira etapa da bola de tecido com ouro, depois que o cão completa 1 ano de idade, aumente o grau de dificuldades e aumente (se puder) o volume de ouro no brinquedo preferido do cão.


Ouro nativo ou de jóias?
Ouro nativo será melhor para quem deseja procurar ouro na natureza, já se fizer com ouro de jóias, ou seja, ouro que tem liga de um outro metal, pode tentar encontrar ouro na natureza mas o melhor seria testar e usar o seu cão para procurar objetos de ouro nas areias da praia, por exemplo.


ATENÇÃO:
O treino poderá durar meses, tenha paciência e não maltrate seu cão.
Após o cão se acostumar com o cheiro do ouro, faça a primeira incursão em um terreno diferente do habitual, peça há um amigo para esconder um objeto em ouro e vá com seu cão ao terreno para ver como ele se sai, faça que ele pense que você escondeu o brinquedo dele e solte-o, observe o que este faz e como ele encontra a peça em ouro.

Sempre que o animal encontra o ouro escondido, ele devera receber elogios e agrados do treinador. Caso ele não seja bem-sucedido, não dê punição, mas, se dá mostras de que não vai dar conta do recado, paciência e não o afaste do treinamento, e faça este teste mais vezes.

Para não cansar o cão o treinador deve intercalar períodos iguais de até 50 minutos de trabalho (prospecção) e descanso. O tempo pode variar, mas em geral um cão fica mais ativo até os 10 anos de idade.

Se você com paciência e muito amor conseguir a ter sucesso no treinamento ele poderá mostra o seu valor.....em ouro.

(No entanto não tente vendê-lo, poderia colocar tudo a perder pois uma vez que o seu amigo viveu desde pequeno contigo é provável que com outro dono ele não faça a prospecção).

Agora é só procurar um solo propício ao ouro:
https://oficina70.com/que-tipos-de-solo-contem-ouro.html

Videos:
Neste video o dono esta ensinando o seu cão a encontrar ouro.
A amostra de rocha é sulfeto de ouro.

Rowdy a cadelinha que snifa ouro:


Livro:
How to train your dog to find gold
Como treinar seu cão para encontrar ouro

Outras oportunidades para encontrar ouro:

Como treinar porco ou cão para encontrar trufas, o ouro negro
https://www.oficina70.com/como-treinar-porco-ou-cao-para.html

Como formigas e plantas podem ajudar a encontrar ouro

Plantas indicadoras de ouro

Planta que ajuda a encontrar diamantes

Saiba também como cupins e formigas estão ajudando geólogos e encontrar ouro

Sem comentários:

Enviar um comentário