oficina70.com: Como identificar ouro em uma pedra

Como identificar ouro em uma pedra

Imagine-se vagando em um rio e olhar para baixo e ver uma substância brilhando ao redor de seus pés.
Seria possível que realmente fosse ouro?
Substâncias como mica e pirita de ferro, também conhecidas como ouro de tolo, se parecem muito com o ouro de verdade para um prospector amador, mas não são.

Como identificar o ouro em uma pedra de quartzo

1. Examine a pedra à sombra ao invés da luz do sol. Ouro verdadeiro ainda terá um brilho amarelo, mesmo em uma sombra, enquanto o ouro de tolo não. Se não houver nenhuma área sombreada, feche as duas mãos juntas e coloque a pedra entre elas para examiná-la.



2. Tente cortar a substância com uma faca ou outro metal que tenha uma ponta. Ouro real é muito maleável e pode ser cortado ou marcado de forma relativamente fácil. Ouro de tolo irá lascar ao tentar cortá-lo. Alternativamente, se suas unhas forem longas e fortes o suficiente, aperte uma área com a ponta dela. O verdadeiro será amassado por essa ação, mas o falso lascará ou nada fará.

3. Examine a pedra sob uma lupa. Se o material parecer esquisito, então é mais provável que o ouro não seja real. O verdadeiro parecerá mais com uma bola do que um floco.

4. Coloque uma gota de ácido muriático sobre as áreas da pedra que procurar ouro. Se ele for verdadeiro, nada acontecerá. No entanto, se a superfície da pedra começar a formar espuma e, eventualmente, a substância dissolver-se, estará lidando com ouro de tolo.
Nota:
Tenha em atenção que este teste em pedras de quartzo que contenha ouro fica sem efeito, isto porque o ácido agirá no quartzo que é uma área maior. Assim o ácido vai corroer o quartzo deixando o ouro.
5. Contate o departamento de geologia em sua faculdade ou universidade local se estiver inseguro. Um geólogo será capaz de olhar para a pedra a uma certa distância e determinar se ela contém ouro.

Dicas:
Mesmo se o "ouro" na sua pedra for realmente pirita de ferro ou mica, isso não significa que ele não tenha nenhum valor. Ainda poderá ser um belo espécime para um colecionador ou poderá mantê-lo como uma peça de conversação.
Nem sempre o ouro esta em uma forma mais compacta na rocha, por vezes o ouro esta disperso na rocha como em algumas encontradas nas Serras Catarinenses.

ATENÇÃO:
Ácido muriático pode ser comprado em lojas que vendem material de piscina ou de construção.
Certifique-se de usar luvas e tenha cuidado ao manusear qualquer tipo de ácido para que não queime sua pele. Se o ácido muriático entrar em contato com a pele, lave a área afetada imediatamente com água. Consulte o seu médico se a queimadura persistir.

Leia mais como remover e recuperar o ouro de pedras de quartzo no link a seguir:
https://www.oficina70.com/p/como-identificar-ouro-em-uma-pedra.html

Quer um mapa Geológico da sua Região?
(indique OFICINA70.COM e tenha vantagens na compra)
Clica AQUI

Consulte também estes links interessantes:
Que tipo de solo contém Ouro
http://www.oficina70.com/2015/07/que-tipos-de-solo-contem-ouro.html

Como testar Ouro em rocha?
http://www.oficina70.com/2016/09/como-testar-ouro-mineral.html

Fonte:
Enviar um comentário

Segue oficina70.com