Você pode ter uma mina de ouro a partir de CPUs!
Isto se tiver muitas...
Principalmente usado em jóias, ouro (símbolo químico Au) também são usados geralmente na fabricação de componentes eletrônicos e de informática devido à sua excelente condutividade térmica e elétrica, resistência à oxidação, e inalterabilidade. A indústria de computadores utiliza várias centenas de toneladas (318 toneladas em 2003, por exemplo) de ouro a cada ano.
O metal precioso é encontrado em quase todos os componentes do computador - processadores, placas-mãe, placas de extensão, DIMMs de memória e assim por diante. Naturalmente, as quantidades utilizadas em cada parte são muito poucas. Mas com o preço do ouro subindo rapidamente nos últimos anos, está se tornando mais e mais economicamente viável para recuperar o ouro de antigos componentes eletrônicos e de computadores. É por isso que empresas especializadas surgiram por todo os lados para fazer exatamente isso.
Vamos mostrar-lhe como recuperar o ouro de placas-mãe antigas, usando métodos faça você mesmo.
Atenção:
Os produtos químicos utilizados na demonstração são extremamente perigosos, especialmente nas concentrações usadas, devido aos gases que emitem. Não façam isto em casa, sobretudo em lugares fechados ou sem ventilação. Portanto, desanimá-lo-emos fortemente de tentar reproduzir essa experiência em casa.
Ouro em todos os lugares
O ouro é encontrado em vários lugares em uma placa-mãe: conectores IDE, slot PCI Express, PCI, AGP, ISA, e em outros pontos, jumpers, o soquete do processador, e DIMM (SIMM em placas-mãe mais antigas) de slots.
Todos estes conectores são muitas vezes cobertos com uma fina camada de ouro de alguns mícrons de espessura, depositados por vaporização ou chapeamento.
Ferramentas
A primeira fase da experiência é recuperar todos estes pinos e conectores. Precisamos de alicates e cortadores, chaves de fenda plana e de estrela.
Pinos, pinos e mais pinos ...
Você precisa de um monte de pinos para tornar isto viável e econômico. Pode ir juntando ao longo de algum tempo.
Materiais
... juntamente com alguns equipamentos e produtos químicos.
Como extrair ouro por eletrólise:
Para recuperar os poucos microgramas de ouro depositados sobre os pinos, pode usar uma célula eletrolítica. O banho consiste numa solução de 95% de ácido sulfúrico. O cátodo é de chumbo e o ânodo é de cobre. Os pinos são colocados no ânodo de cobre, em forma de concha.
Eletrólise: como ele funciona
Por execução de uma corrente eléctrica através da célula, utilizando um carregador vulgar, o cobre no ânodo (e os pinos) dissolvem-se e é depositado sobre o cátodo. O ouro, o cobre separado, forma um sedimento no fundo. Além disso, note que a temperatura do banho aumenta significativamente durante este processo.
Recuperando o depósito
Uma vez que todo o ouro tem se destacado com os pinos, o banho é permitido para resolver. Em seguida, recuperar o máximo de ácido sulfúrico quanto possível, antes de diluir o que permanece na parte inferior da célula electrolítica.
Diluindo
Atenção:
Tenha o cuidado de sempre derramar ácido na água, e não o contrário!
Se você fizer isso errado, as primeiras gotas de água que tocam a superfície do ácido sulfúrico serão imediatamente vaporizado e pode causar salpicos de ácido. Por isto, use sempre máscaras, luvas e óculos de proteção.
Tenha o cuidado de sempre derramar ácido na água, e não o contrário!
Se você fizer isso errado, as primeiras gotas de água que tocam a superfície do ácido sulfúrico serão imediatamente vaporizado e pode causar salpicos de ácido. Por isto, use sempre máscaras, luvas e óculos de proteção.
Filtragem
Terminado com a solução diluída de ácido sulfúrico, vários metais (incluindo ouro), e resíduos precisam ser filtrados.
Mas porque não filtrar a solução diretamente, sem diluí-lo?
Bem, os filtros de papel não resistem bem ao ácido sulfúrico fortemente concentrada. É por isso que deve-se diluir.
Dissolver: Preparação
O que permanece no filtro é uma mistura de vários metais e as impurezas. Agora dissolva tudo numa mistura de ácido clorídrico a 35% e branqueador com cloro (hipoclorito de sódio) a 5%, numa proporção de 2 para 1.
2 HCl + NaClO -> Cl2 + NaCl + H2O
Gás Cloro
Cuidado (Altamente perigoso!)
A reação é altamente exotérmica e produz cloro, um gás extremamente perigoso.
A reação é altamente exotérmica e produz cloro, um gás extremamente perigoso.
Nota: O gás de cloro foi usado como arma química durante a primeira Guerra Mundial, sob o nome bertholite.
Dissolução
Na verdade, o cloro produzido pela mistura de ácido clorídrico e de cloro de branqueamento é o que vai dissolver o ouro de modo a formar o cloreto de ouro.
2 Au + 3 Cl2 -> 2 AuCl3
Filtrar novamente
Agora, tudo o que precisa fazer é filtrar tudo mais uma vez. O filtro irá reter todas as impurezas, deixando apenas uma solução de cloreto de ouro.
Precipitando
Para recuperar o ouro metálico, precisa agora precipitar o ouro que está em solução. Para isso, use metabissulfito de sódio em pó. Na presença de água, o metabissulfito de sódio produz o bissulfito de sódio.
Na2S2O5 + H2O -> 2 NaHSO3
Este bissulfito de sódio é o que vai permitir que o ouro separe-se.
3 NaHSO3 + 2 + 3 H2O AuCl3 -> 3 NaHSO4 + 6 + 2 HCl Au
Ouro em pó
Deixe a solução assentar, então recupere o pó marrom coletado no fundo do copo. Tenha o
cuidado para não perder nada, pois é ouro metálico!
Fusão
Agora, tudo o que precisa fazer é derreter o pó em um cadinho.
O ponto de fusão do ouro é de cerca de 1064 ° C (1947,52 ° F), uma tocha de oxi-butano irá fazer o trabalho.
E finalmente... Ouro
Economicamente falando, vale a pena todos os problemas?
Definitivamente não.
O processo só é viável se for feito em escala industrial. A pequena bola de ouro recuperada aqui só vale dois ou três dólares a preços correntes. As empresas que recuperam o ouro de computadores antigos usam outras técnicas e produtos químicos que são ainda mais perigoso. Mas ainda é interessante e divertido de saber que é tecnicamente possível recuperar o ouro de placas-mãe usando um processo caseiro.
Fonte: http://www.tomshardware.com
Também é possível recuperar o ouro de placas de expansão, processadores e chipsets. Mas isso é outra história.
Veja mais como recuperar ouro de eletrónicos no seguinte link:
http://www.oficina70.com/p/links-interressantes.html
Veja mais como recuperar ouro de eletrónicos no seguinte link:
http://www.oficina70.com/p/links-interressantes.html
Sem comentários:
Enviar um comentário