Como recuperar ouro por galvanização reversa

Como recuperar e refinar o ouro banhado da sucata de eletrônica
Muitas vezes, as pessoas ficam surpresas ao saber quanto metais preciosos são perdidos sempre que jogam fora seus antigos dispositivos eletrônicos. Ouro, prata, platina e paládio podem ser recuperados de circuitos e processadores eletrônicos. De todos os metais preciosos, o ouro é o mais freqüentemente recuperado e refinado da eletrônica. Embora seja possível recuperar o revestimento de ouro de todos os circuitos, você vai perder outros metais preciosos. A maneira mais eficaz para recuperar o ouro de componentes de sucata é usar um processo referenciado como galvanização reversa.

(exemplos de sucatas banhadas a ouro)

Coisas que você precisa:
Eletrônica de sucata
Luvas de borracha grossas
Avental de borracha
Proteção para o rosto
Máscara respiratória
Copo de vidro bekers com medidas (béquer de forma alta)
Bateria (9 ou 12 volts)
Fios (qualquer tamanho)
2 clipes de jacaré
Pequena haste de aço inoxidável
2 copos de vidro bekers (béquer de forma baixa)
(béquers são vidros de laboratórios)

Produtos químicos que você precisa:
Hidróxido de sódio (NaOH)
O cianeto de sódio (NaCN)
Meta nitro benzeno sulfonato de sódio

Metabissulfito de sódio

Separando a sucata que tem valor
1. Começe obtendo muitos componentes eletrônicos de sucata para recuperar ouro. De um modo geral, os aparelhos eletrônicos mais antigos funcionam melhor porque os processos de fabricação atuais usam menos ouro do que os eletrônicos mais antigos, então um velho computador 386 ou 486, por exemplo, contém mais ouro do que um computador moderno. Antigos telefones celulares analógicos também contêm mais metais preciosos do que os telefones digitais. Naturalmente, a eletrônica nova igualmente tem o ouro que pode ser refinado, mas nunca gira em torno de um equipamento mais antigo.
2. Corte ou separe todos os componentes banhados a ouro da sua sucata eletrônica. Você não quer desperdiçar seu tempo tratando a placa-mãe inteira de um computador quando todo o ouro é chapeado nos pinos do conector, nos processadores e nas microplaquetas. Corte todos os componentes banhados a ouro das placas de circuito. Não jogue fora o que sobrou porque ainda há prata e outros metais preciosos que você pode querer recuperar mais tarde.

ATENÇÃO:
3. Prepare-se para trabalhar com produtos químicos. Você estará usando o processo com produtos químicos para remover o chapeamento de ouro e um outro processo químico para refinar o ouro tornando-o ouro puro 24k. Trabalhar com produtos químicos significa tomar precauções de segurança para evitar queimaduras químicas e respeirar tóxicos. Você deve usar um avental de borracha e luvas de borracha grossa pois você está manipulando produtos químicos. Você também deve usar uma máscara respiratória semelhante ao que os trabalhadores de asbesto usam e se possível um escudo de rosto para proteger-te se eventuais salpicos.

Preparando o eletrólito
4. Faça um eletrólito para seu processo de galvanoplastia reversa. O eletrólito é uma solução que atua como um banho químico para o seu metal precioso, bem como um condutor de eletricidade. Fazer o eletrólito despejando uma mistura de 70 por cento de cianeto de sódio (NaCN), 15 por cento de hidróxido de sódio (NaOH) e 15 por cento de meta nitro benzeno sulfonato de sódio. Cuidadosamente derrame estes ingredientes em um copo de béquer e agitá-los com uma varinha de vidro.

Preparando a fonte de energia
5. Configure sua fonte de energia para que ela esteja pronta para ser conectada. Pegue dois pedaços de arame e tire cerca de uma polegada de isolamento fora no final de cada ponta de cabo. Em cada pedaço de fio, ligue um pequeno clipe de jacaré a uma extremidade do fio. Conecte a outra extremidade do fio a uma bateria de 9 ou 12 volts. Use as grandes baterias quadradas com pinos tipo mola na parte superior. Conecte um fio ao borne negativo e um fio ao borne positivo.

6. Prepare o ânodo. Pegue o fio que está conectado ao borne positivo sobre a bateria. Prenda o grampo de jacaré desse fio para a sucata banhada a ouro de sua eletrônica. Você pode somente ser capaz de fazer pequenas quantidades a tempo, mas você pode manter tudo funcionando em um ciclo contínuo, enquanto a bateria ainda tem energia. Uma vez que o clipe de jacaré é conectado à sucata eletrônica, solte a sucata em seu copo de solução de eletrólito.

7. Prepare o cátodo. O fio restante é conectado ao terminal negativo da bateria. Prenda o grampo jacaré deste fio na haste de aço inoxidável. Será mais fácil trabalhar se o aço estiver em uma haste em forma de cilindro, em forma de lápis, mas qualquer peça de aço inoxidável funcionará bem. Uma vez que o aço foi anexado ao clipe de jacaré, abaixá-lo para a solução. Seu circuito elétrico não está ativo.

8. Espere. A bateria estará carregando sua sucata eletrônica com carga positiva e o aço inoxidável com uma carga negativa. A solução de eletrólito que você fez irá dissolver o ouro da sucata, e a carga positiva no ouro fará com que atraia para o aço carregado negativamente. Todo o ouro na sucata eletrônica vai se fixar no aço, agora ele pode ser descascado e reservado (guardado) em um recipiente de vidro até que você tenha o suficiente para refinar.

Refino do ouro
9. Misture uma solução de refino. Embora você tenha recuperado o ouro da sucata eletrônica, ele pode não ser ouro puro. Pode ser ouro de 12k ou 18k, por isso agora vamos refiná-lo para se tornar ouro fino puro 24k. Pegue um segundo copo e despeje metade cheio de Água Régia. Tenha muito cuidado, Água Régia (AR) queima através do tecido humano, por isso use luvas grossas de borracha e tome as devidas precauções de segurança.

10. Refina o ouro. Despeje o ouro para a Água Régia, em seguida, encha o copo com metabissulfito de sódio. Esta solução vai comer qualquer cobre ou outros metais que podem ter sido fundido no ouro quando foi fabricado. A substância de ouro de cor acastanhada restante irá para o fundo do copo e será puro ouro 24k.

Armazenagem para fundir
11. Despeje sua solução de refino em um recipiente de armazenamento de vidro para fundir no futuro quando obter mais.

Onde comprar químicos:
ou em sites como MercadoLivre ou OLX, 
ou pesquise no Google na barra abaixo deste site.

Fonte:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Segue-nos e partilhe com amigos...