Como fazer água régia

A água régia é uma mistura de ácido nítrico e ácido clorídrico concentrados, geralmente na proporção de uma para três partes. (1x3)

Solução de ácido nítrico concentrado.

Ácido nítrico: (1)
O ácido nítrico, que tem a fórmula molecular HNO3, é um ácido de elevado grau de ionização e volátil à temperatura ambiente. É produzido industrialmente pelo processo Ostwald. Também conhecido como ácido azótico ou água-forte.

Ácido clorídrico: (3)
Em sua forma de baixa pureza e com concentração não informada, é conhecido como ácido muriático (muriático significa pertencente a salmoura ou a sal), sendo vendido sob essa designação para a remoção de manchas resultantes da umidade em pisos e paredes de pedras, azulejos, tijolos e outros. O ácido muriático, quando aquecido, libera vapores tóxicos e irritantes.

A mistura de Água Régia:
É um líquido altamente corrosivo de coloração alaranjada. É uma das poucas substâncias que podem dissolver o ouro (Au) e a platina (Pt), tendo o nome de "água régia" devido à propriedade de dissolver os metais nobres ("regios"), embora otantálio (Ta), irídio (Ir) e outros metais extremamente inertes possam suportar o seu ataque. O descobrimento da água régia é atribuído ao alquimista árabe Geber; ela era muito empregada por outros alquimista e, ainda hoje, é utilizada em diversos procedimentos analíticos.

ATENÇÃO...
Hazard C.svgHazard O.svg
...água régia é altamente corrosiva e comburente.

Anedota histórica
Durante a Segunda Grande Guerra, o químico húngaro residente na Dinamarca, George de Hevesy, laureado com o Prémio Nobel no ano de 1943, decidiu literalmente dissolver as medalhas de ouro de pelo menos dois, também laureados, colegas (Max von Laue e James Franck) em água régia, para escondê-las dos nazistas. E assim o fez, quando Copenhagen acabara de ser invadida. Após a guerra, o ouro foi recuperado e a Fundação Nobelgenerosamente refez as medalhas. Dissolver o ouro foi uma tarefa difícil, segundo Hevesy, pois trata-se de um metal extremamente resistente e inerte.

Dissolvendo o Ouro:
A água régia converte o ouro numa solução de ácido cloroáurico.

Veja a dissolução progressiva de ouro em água régia.

Dissolution of gold in aqua regia (II).JPG
Dissolution of gold in aqua regia (III).JPG
A maneira mais convencional e trivial de se obter o ácido cloroáurico é a dissolução de ouro elementar em água régia (uma mistura de três partes de ácido clorídrico para uma parte de ácido nítrico).

Outros nomes:
água-régia 
aqua regia 
aqua regis 
mistura de ácido azótico e clorídrico
cloreto de hidrogênio nítrico 

Para recuperar o ouro dissolvido em Água Régia o processo é o seguinte:
Como recuperar o ouro da água régia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Segue-nos ou partilhe isto...