Como recuperar ouro e metais preciosos do esgoto


Fezes humanas contêm ouro e metais preciosos,
constata estudo que descobriu que fezes contêm metais preciosos.



Cientistas estimam que fezes da população podem valer milhões de dólares.
Metais que saem em fezes vêm de produtos de limpeza, entre outras fontes.
Sewage Treatment Plant
(uma ETAR/ETE na China)
Fezes humanas contém ouro e outros metais preciosos que poderiam valer centenas de milhões de dólares - afirmaram especialistas. Agora o truque é saber como recuperá-los gerando um ganho potencial que poderia também ajudar a salvar o planeta.

"O ouro que encontramos foi no nível de um depósito mineral mínimo", afirmou Kathleen Smith, da US Geological Survey, após sua equipe descobrir metais como platina, prata e ouro em resíduos tratados.
Um estudo recente realizado por outro grupo de especialistas na área constatou que os resíduos de um milhão de americanos poderiam conter até 13 milhões de dólares em metais.

"Há metais em todos os lugares - em seus produtos para cabelo, detergentes, até mesmo nanopartículas que são colocadas nas meias para evitar maus odores".
Ainda há pequenas partículas de metais nobres como o ouro em alimentos como frutas ou legumes para isto algumas plantas que são cultivadas em solos em que há minerais como estes são canalizados no crescimento destas plantas como é o caso da bananeira, isto pode parecer um absurdo, mas é verdade um exemplo recente foi que cientistas encontraram minusculas partículas de ouro em folhas de eucaliptos em solo aurífero.

Em oito anos de estudos que envolveram testes mensais de amostras de esgoto tratados, constatou-se que 1kg de lama de esgoto continha cerca de 0,4 mg de ouro, 28 mg de prata, 638mg de cobre e 49 mg de vanádio.


Quando o cocô chega a uma estação de tratamento de águas residuais, a água é tratada restando assim o biossólido tratado. Inevitavelmente cerca de metade dos biossólido são enviado para aterros ou incinerados, enquanto a outra metade é usada como fertilizante, ou seja vai voltar para nossa cadeia alimentar.

Mas como recuperar estes metais?
Encontrar uma maneira de extrair os metais poderia ajudar o meio ambiente ao reduzir a necessidade de mineração e reduzir a liberação indesejada de metais no meio ambiente.
A tarefa de peneirar esgoto para as quantidades microscópicas de ouro pode soar desagradável, mas pode ter uma variedade de benefícios inesperados sobre a mineração de ouro tradicional.
Então se pudessemos pegar nestes biossólidos que vão para aterros ou usados como adubos em campos e florestas, e recuperar os metais valiosos e outros elementos que há nestes biossólidos seria de grande valia.

Sendo assim para os recuperar usaríamos os mesmos produtos químicos (chamados de lixiviados) que os mineiros usam para puxar metais fora da rocha  e que poderia ser usado com segurança para recuperar metais a partir de resíduos.
Os pesquisadores examinaram amostras de resíduos de pequenas cidades bem como em áreas rurais e cidades. Eles detectaram algumas concentrações consideráveis ​​de platina, prata e ouro quando eles analisaram as amostras sob um microscópio eletrônico.

Segundo os pesquisadores o ouro que encontram nos esgotos e que vão para as ETAR´S são considerados em perspectiva uma mineração potencial e rentável a condizer com os preços atuais destes metais nobres no mercado de commodities.

O valor econômico da mineração do cocô ainda não está claro, mas algumas projeções recentes têm sido promissores. Um outro grupo de pesquisadores publicou um artigo na revista Environmental Science & Technology, estimando-se que os metais extraídos de cocô em uma população de 1 milhão de pessoas poderia produzir $ 13 milhões por ano em metais preciosos.

Países como Japão e Coréia do Sul estão na vanguarda desta nova tecnologia e EUA e China para lá já se encaminham com grandes plantas de tratamento de águas residuais a serem adaptadas afim de que se desenvolva este processo.

Por exemplo, a instalação de tratamento de esgoto em Tóquio, que já começou a extração de ouro a partir de lamas relatou um rendimento que rivaliza com os encontrados em algumas das principais minas de ouro do mundo.

Lembrando que desde a década de 90 o Japão comprava lodo de esgoto da SANEPAR, Companhia de Saneamento do Paraná.

Outras valias a partir do esgoto que você gera
Em alguns lugares, estações de águas residuais estão removendo fósforo e azoto, que pode ser vendido como fertilizante e em outras já utilizam o metano para gerar eletricidade tornando-as auto-suficientes e vendendo o excedente para rede pública.
Uma estação de tratamento da Suécia esta testando a viabilidade de fazer bioplásticos a partir de águas residuais.
Sem contar que a Fundação Bill Gates demonstrou sua confiança em um sistema de purificação de esgoto radical onde é viável beber um copo de água limpa extraída de resíduos humanos.

Fontes:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Segue-nos ou partilhe isto...