Quanto ouro podemos obter a partir de telefones celulares

Diz-se que um saco de telefones celulares utilizados contém um grama de ouro. Há uma grande quantidade de telefones celulares do mundo, então, grande parte do ouro que precisamos é o que podemos obter a partir deles.



"Há ouro no lixo.
Literalmente é preciso uma tonelada de minério para obter 1g de ouro, mas você pode obter a mesma quantidade se reciclar 41 telefones celulares.".


Isto parece ser correto, se falando de uma tonelada imperial, ou uma tonelada métrica (onde o primeiro é 1,016kg, e o segundo 1.000 kg).

1g de ouro:

Mas não é 1g de ouro em cerca de 35-40 celulares?

Algumas 7,4 toneladas de ouro seriam extraído por dia se nós trocássemos eles em pelo menos a cada 23 dias.

Num depósitos de minério rico em ouro, há concentrações de ouro em uma ou duas partes por milhão, diz Dave Holwell, um geólogo económico na Universidade de Leicester. Isso equivale a 1g ou 2g de ouro por tonelada.

E a ideia de que 41 aparelhos contêm 1g de ouro decorre de um relatório das Nações Unidas sobre o lixo eletrônico.

A UMICORE, empresa de tecnologia de recuperação de metais baseada em Bruxelas diz  que se pode realmente ter essa quantidade de ouro de apenas 35 telefones.

A Umicore, diz que 1 tonelada de telefones antigos (pesado sem as baterias) produz cerca de 300g de ouro.

Mas o caso pode não ser tão claro pois a preços correntes de ouro, o montante em OURO de seu aparelho vale menos do que £ 1 ($ 1,67). Enquanto a Umicore diz que a extração de ouro a partir de telefones é comercialmente viável, uma outra empresa, Genuine Solutions Group, de Londres, diz que faz pouco ou nenhum dinheiro desta forma.

Claro, você pode reciclar ouro de uma gama de produtos diferentes, mas quão longe poderíamos satisfazer o nosso apetite por ouro a partir de apenas um telefone?
Cerca de 2.700 toneladas de ouro são produzidas a cada ano a partir de mineração - cerca de 7,4 toneladas por dia. Para começar a partir de telefones móveis que tínhamos necessidade de reciclar 300 milhões deles. E se fizéssemos isso todos os dias, sete bilhões de telefones móveis do mundo em uso ativo seria exterminado em apenas 23 dias.

E entre muitos artigos que pesquiso quase que diariamente, este mostra o seguinte infográfico que segundo 1 tonelada de telefones celulares usados produzem 1.000 vezes mais ouro do minério de ouro.


Videos:

Fontes:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Segue-nos ou partilhe isto...