Como montar um serviço de reciclagem de lixo eletrônico no Brasil

Aviso:
Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir. O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender?



Com o avanço da tecnologia houve um aumento considerável no consumo de equipamentos eletrônicos gerando um acumulo de lixo eletrônico. Diante deste cenário, surgiram as Empresas de Reciclagem de Lixo Eletrônico.

Mas então:
Como montar uma empresa de reciclagem de lixo eletrônico no Brasil

O lixo eletrônico é formado por aparelhos eletrônicos, como por exemplo, baterias recarregáveis, celulares, placas de circuito impresso, monitores, lâmpadas fluorescentes, baterias e outros.
As Empresas de Reciclagem de Lixo Eletrônico são responsáveis por triturar ou transformar equipamentos diversos, evitando que materiais tóxicos contaminem o meio ambiente. Os metais presentes na maioria desses equipamentos podem causar sérios danos à saúde das pessoas se descartados em aterros sanitários ou nas águas de rios e córregos.

Se for investir em máquinas de grande custo e atuais saiba que poderá recuperar cerca de 17 tipos de metais a partir de lixo eletrônico, alguns bem valiosos como ouro, paládio, platina e outros menos valiosos mas maior em quantidade como ferro, aço, alumínio, cobre....

Para atuar no segmento de Reciclagem de Lixo Eletrônico é preciso obter autorização de órgãos ligados ao meio ambiente, como o IBAMA. Além disso, para alguns tipos de produtos eletrônicos, como por exemplo, lâmpadas fluorescentes, são necessários equipamentos específicos que geralmente são importados e caros, o que leva muitos empresários a desenvolver suas próprias máquinas.

Nesta "Ideia de Negócio" serão apresentadas informações importantes para o empreendedor que tem intenção de abrir uma Empresa de Reciclagem de Lixo Eletrônico com foco em reciclagem de celulares, placas de circuito impresso, e computadores, a escolha desses materiais é justificada pelo fato de alguns tipos de lixos eletrônicos exigirem equipamentos caros demandando alto investimento inicial. Entretanto, este documento não substitui o Plano de Negócios, que é imprescindível para iniciar um empreendimento com alta probabilidade de sucesso.

Para a elaboração do Plano de Negócio devera consultar o SEBRAE mais próximo.

Fonte:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Segue-nos ou partilhe isto...