Como recuperar Ouro (Técnicas)

Técnicas de recuperação de ouro:
O ouro é uma das substâncias mais importantes no mundo. Embora associado com jóias e moedas, o metal precioso é também um componente de computadores e outros equipamentos eletrônicos. Uma vez que já não é de utilização, o ouro pode ser transformado em sucata. Grandes quantidades de ouro, como o encontrado em jóias, simplesmente pode ser derretido. Quantidades menores pode ser recuperado através de uma variedade de processos químicos.

Desplacantes de Ouro:
Para revestimentos de ouro
Quantidades visíveis de ouro dentro de computadores e outras máquinas pode ser cuidadosamente raspada. Mas há Ouro que é difícil de alcançar, tais como as das bordas das placas principais, pode ser facilmente libertada por extracção usando CBX em pó. O pó CBX dissolve o material ao qual o ouro é ligado. CBX não deve ser aplicada aos interiores delicadas de máquinas, devido ao perigo de destruir componentes essenciais por este e mais motivos tornou-se um produto obsoleto.
Ouro aqui é melhor tratada com um eletrólito, chamado StripFree. StripFree remove camadas finas de ouro de chips de computador, e outros artigos semelhantes, chegando ao ouro longe de metais subjacentes. StripFree irá trabalhar com qualquer um dos seguintes metais: aço inoxidável e aço substratos, níquel e ródio. Coloque a peça em uma solução de StripFree e carregá-lo com 3-6 volts de corrente elétrica. O processo é o inverso de galvanoplastia. A corrente eléctrica faz com que o ouro para desalojar-se a partir do metal, e se dissolvem na solução StripFree.

Ácidos:
Ouro que é difícil chegar
Água régia é uma combinação de ácidos, 3: 1.

Por vezes, o ouro é extremamente difícil de alcançar, ou está disponível apenas em quantidades pequenas numa dada peça. 

1. Ácido Clorídrico e Ácido Nítrico
Para a recuperação deste ouro, tente água régia. Água Régia (AR) é uma combinação de ácido clorídrico e ácido nítrico. Usado desde os tempos medievais, é o único ácido capaz de dissolver o ouro. Água régia é extremamente corrosivo e perigoso. Ele deve ser usado em uma área bem ventilada. 3 e 4,5 mililitros de água régia é necessária para remover o ouro a partir de cada 1 grama de sucata. Água régia vai reagir extremamente violentamente com todos os itens não-ouro que estão presentes na sucata. Por esta razão, o ácido deve ser adicionado muito lentamente. A reacção completa pode levar vários minutos. Pedaços maiores de sucata podem realmente aparecer sem ser perturbado, mas instantaneamente pode ser quebrado com uma vareta. A reacção é completa quando todo o borbulhamento for interrompido, e o ácido é arrefecido até à temperatura ambiente. A mistura arrefecida é passada através de um funil de Buchner com papel de filtragem, porém se não tiver poderá um filtro de café com um porta filtro (tipo Melitta) no entanto deverá saber que nunca mais deverá utilizar este filtro e o porta filtros. O ouro é precipitado a partir da mistura usando sulfato de ferro, também conhecido como sulfato ferroso. A mistura é novamente filtrada através do filtro de Buchner. O ouro pode ser lavado com água destilada, e tratado com ácido clorídrico, para remover mais impurezas.

Sodium metabisulfite.jpg
Metabissulfito de sódio ou pirossulfito de sódio ou ainda Dissulfito de sódio (IUPAC sodium metabisulphite ou sodium pyrosulphite)

2. Ácido Muriático e Água Oxigenada
Além da água régia outra solução mais segura e barata é a solução Ácido Muriático e Água Oxigenada, facilmente encontrados.
Este método só precipita ouro placado (chapado) como o encontrado em placas de telefones celulares e/ou cartões SIM de telefones.

Eletrólise:
Recuperação do ouro via eletricidade + ácidos.

Copelação:
Técnica antiga que reside em recuperar ouro impregnados em rochas.

Queima e/ou "pirometalurgia":
Uso de altas temperaturas para obtenção e purificação de metais.
Método que consiste em queimar placas, processadores e outros e depois o ouro é recuperado por processos eletrolíticos.

Moagem/usinagem:
Há quem use este método, geralmente sem produtos químicos, mas o processo é trabalhoso.
Consiste em separar todos os componentes que tem ouro em uma placa de computador, telefone, etc, como chips ic´s, eeprom, etc.
Depois de separado há que moer tudo em grão bem finos (pó) e depois usar uma bateia usando método de "garimpar" o ouro, mas há quem garimpe usando bombas de água e uma bacia (já mostrei aqui em OPHICINA70). 

----- ***** -----
Pesquisar:
Pesquise na internet, há vários métodos de recuperação de ouro e prata de equipamento eletrônicos, cabe a você decidir o qual é mais rentável e fácil de obter.
SUCESSO

Como recuperar Ouro de água Régia
http://ophicina70.blogspot.pt/2015/10/como-recuperar-o-ouro-da-agua-regia.html

Onde comprar:
http://ophicina70.blogspot.pt/p/onde-comprar.html
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Segue-nos ou partilhe isto...