Extrair o ouro do quartzo

Como recuperar o ouro da pedra do quartzo
Extrair o ouro do quartzo
Triturando e peneirando a pedra
Compre um pilão de aço ou de ferro fundido. A melhor forma de triturar pedras em casa sem um equipamento profissional é com a ajuda de um pilão. Porém, a peça precisa ser feita de um material mais duro do que o quartzo e o ouro, como aço ou ferro fundido.
Esse método vai destruir o pedaço de quartzo.

ATENÇÃO:
Experimente outras técnicas se não quiser acabar de vez com a pedra.
Nota:
Algumas pedras de quartzo com ouro valem mais que seu peso em ouro, por isto pense duas vezes se vale mesmo apenas tentar extrair o ouro da sua pedra de quartzo, pois se a pedra for bonita e o ouro bem visível ela pode ter um valor comercial maior que o peso de ouro que esta contido nela.

Triture o quartzo até ele virar pó
Coloque um pedaço de quartzo na tigela do pilão e pressione-o com o bastão até ele começar a quebrar. Em seguida, amasse os pedaços pequenos até transformá-los em poeira, com o quartzo e o ouro misturados.
Caso solte algum pedaço que contenha apenas quartzo, separe-o dos restantes e concentre-se nos que contêm partículas douradas.
Se as pedras de quartzo forem grandes para caberem no pilão então quebre-os com um martelo reduzindo a pedaços menores.

Compre uma bateia e mergulhe o pó na água
Você pode encontrar uma bateia para ouro na internet em sites como o eBay ou no Mercado Livre. Na bateia, misture o quartzo em pó com água. Em seguida, execute movimentos de garimpo de bateia na água.
Bateie até o ouro se separar do quartzo.
Faça movimentos circulares para girar a água na bateia. Por ser pesado, o ouro verdadeiro vai afundar, ao passo que as partículas mais leves do quartzo vão flutuar até a superfície.
Incline levemente a peneira para jogar a água com as partículas mais leves em outro recipiente e descarte-as assim que tiver a certeza de que não haja mais partículas de ouro.
Pode ser que você tenha que repetir este passo diversas vezes até o ouro afundar.
Caso o pó dourado flutue em vez de afundar, isso significa que o ouro não é verdadeiro.

Com uma pinça, passe os pedaços de ouro para um vidrinho
Após peneirar o pó, você verá um acúmulo de partículas douradas no fundo da peneira. Remova-as com a ajuda de uma pinça e passe-as para um vidro para mostrá-las para um ourives e descobrir o quanto elas valem ou então para deixar guardado.
Caso encontre uma areia preta no fundo da peneira, junto com o ouro, separe-a das partículas douradas com um ímã bem forte ou um imã de neodímio.

Extrair o ouro com vinagre e outros ácidos da pedra de quartzo
Extrair o ouro com vinagre e outros ácidos da pedra de quartzo
Faça um teste ácido com vinagre.
Caso não se importe de destruir o quartzo, faça um teste ácido na pedra para descobrir se ela contém ouro. O ouro não é atacado por nenhum ácido, somente é dissolvido com água régia (ar) que é a combinação de dois ácidos.
Extrair o ouro com vinagre e outros ácidos da pedra de quartzo
Coloque o quartzo em um pote de vidro e cubra-o com vinagre branco. O ácido vai dissolver os cristais de quartzo em algumas horas, deixando intactos apenas os pedacinhos que contêm ouro.
O ouro verdadeiro não será afetado pelo ácido.
Extrair o ouro com vinagre e outros ácidos da pedra de quartzo
No exemplo acima, o que se pensava se tratar de ouro era apenas pirita de ferro.

Outros materiais dourados, porém, podem acabar sendo dissolvidos ou danificados.
Você também pode usar um ácido mais potente e rápido no teste. Já ensinamos estes procedimentos em outros artigos, porém, é bom tomar medidas de proteção. 

Já o vinagre é um ácido seguro para o uso doméstico.

Fonte:

Sem comentários :

Segue oficina70.com