gtag('config', 'UA-48662746-2'); oficina70.com: Pedras preciosas mais raras no mundo

Pedras preciosas mais raras no mundo

Lista de pedras preciosas mais raras no mundo
(nenhuma delas é encontrada no Brasil ou em Portugal)

Painita
World's rarest gemstone list
A painite foi descoberta em 1956 em Ohngaing, em Mianmar. O mineral foi nomeado em homenagem ao gemologista britânico Arthur Charles Davy Pain. Em 2005, o painite foi descrito pelo Guinness Book of World Records como o mineral mais raro da Terra.
A pedra mais rara do planeta terra é a Painita, com apenas duas pedras encontradas. Anos depois mais exemplares foram encontrados, mas nenhum tão claro e belo quanto as primeiras.
Em 2005 haviam apenas dezoito exemplares conhecidos deste magnífico mineral, sendo todos numerados e contabilizados.
As cores da Painita variam de rosa a vermelho e marrom, mostrando diferentes matizes em diversos ângulos e, ainda, uma linda tonalidade verde fluorescente. Este raro cristal só é encontrado em Mogok, Myanmar,  no estado de Kachin.
Por ser um cristal muito raro, pouco tem se escrito sobre a Painita. Atualmente, existem apenas 300 pedras conhecidas em todo o planeta.
World's rarest gemstone list
Uma curiosidade sobre esta pedra é que foram encontradas pequenas frações de rubis incrustrados em algumas Painitas. Nos últimos anos, descobriram-se outras jazidas de Painita no norte de Myanmar, mas a maioria é opaca.
Os preços da Painita variam muito e um quilate de uma pedra bem cristalizada pode chegar até aos US$ 5.500,00.

Hibonita
World's rarest gemstone list
Hibonita foi descoberta em 1956 em Madagascar. Foi descoberta pelo geólogo e garimpeiro francês Paul Hibon. O hibonito com qualidade de gemas foi encontrado apenas em Mianmar.
É raro, mas é encontrado em rochas metamórficas de alto grau em Madagascar. Alguns grãos pré-molares em meteoritos primitivos consistem em hibonita. Hibonita também é um mineral comum nas inclusões ricas em Ca-Al (CAIs) encontradas em alguns meteoritos condríticos. O hibonito está intimamente relacionado ao hibonito-Fe (IMA 2009-027, ((Fe, Mg) Al12O19)) um mineral de alteração do meteorito de Allende.
World's rarest gemstone list
Hibonita pode variar em cor, de um azul brilhante, a verde, a laranja, a um marrom quase preto profundo. A cor está relacionada com o grau de oxidação; o hibonito meteorítico tende a ser azul.

Berilo vermelho
World's rarest gemstone list
O berilo vermelho foi descoberto em uma área perto de Beaver, Utah, em 1904, e recebeu o nome do mineralogista americano Maynard Bixby.
O berilo vermelho (anteriormente conhecido como "bixbite" e comercializado como "esmeralda vermelha" ou "esmeralda vermelha"), mas note que os dois últimos termos que envolvem a terminologia "Esmeralda" são proibidos pelos Regulamentos da Comissão Federal de Comércio) são uma variedade vermelha de berilo. O antigo sinónimo "bixbite" é obsoleto do CIBJO, devido ao risco de confusão com o mineral bixbyite (ambos foram nomeados em homenagem ao mineralogista Maynard Bixby). A cor vermelha escura é atribuída aos íons Mn3 +.
O berilo vermelho é muito raro e foi relatado apenas a partir de um punhado de locais: Wah Wah Mountains, Condado de Beaver, Utah; Paramount Canyon e Round Mountain, no Condado de Sierra, Novo México, embora a última localidade não produza frequentemente pedras preciosas, e o condado de Juab, Utah. A maior concentração de berilo vermelho precioso vem das Montanhas Wah Wah, no centro-oeste de Utah, descoberta em 1958 por Lamar Hodges, de Fillmore, Utah, enquanto ele estava prospectando urânio. Sabe-se que o berilo vermelho é confundido com a pezzottaite, um análogo de césio do berilo, que foi encontrado em Madagáscar e, mais recentemente, no Afeganistão; as gemas cortadas das duas variedades podem ser distinguidas de suas diferenças no índice de refração, e os cristais brutos podem ser facilmente distinguidos por diferentes sistemas de cristais (pezzottaite trigonal, red beryl hexagonal). O berilo vermelho sintético também já é produzido. Como a esmeralda e ao contrário da maioria das outras variedades de berilo, o berilo vermelho costuma ser altamente incluído.
World's rarest gemstone list
Embora os berilos de gemas sejam normalmente encontrados em pegmatitos e certas pedras metamórficas, o berilo vermelho ocorre em riolitos que contêm topazos. É formado por cristalização sob baixa pressão e alta temperatura a partir de uma fase pneumatolítica ao longo de fraturas ou dentro de cavidades miarolíticas próximas da superfície do riólito. Minerais associados incluem bixbita, quartzo, ortoclásio, topázio, espessartina, pseudobrookita e hematita.

Jeremejevita
World's rarest gemstone list
Jeremejevita foi descoberto em 1883 na Rússia e recebeu o nome de seu descobridor, Pawel Wladimirowich Jeremejew (1830–1899) para uma ocorrência no Monte Soktui, distrito de Nerschinsk, montanhas de Adun-Chilon, na Sibéria.
Jeremejevite é um mineral raro de borato de alumínio com íons fluoreto e hidróxido variáveis. Sua fórmula química é Al6B5O15 (F, OH) 3.
World's rarest gemstone list
Ocorre como uma fase hidrotermal tardia em pegmatitos graníticos em associação com albita, turmalina, quartzo e raramente gesso. Também foi relatado nas Montanhas Pamir do Tajiquistão, Namíbia e no distrito de Eifel, na Alemanha.

Chambersita
World's rarest gemstone list
A Chambersita foi descoberta em 1957 no Condado de Chambers, Texas, EUA, e recebeu o nome da localização do depósito.
Chambersite é um mineral de borato de manganê. É um membro da série mineral de borato que inclui outros minerais, como ericaíte, e boracito. Quando o chambersite foi descoberto pela primeira vez, foi o segundo análogo químico da boracite a ser encontrado na natureza. Foi descoberto como mineral na cúpula salina de Barber's Hill, no Texas, em 1957, e em 1971, no depósito de Dongshuichang, em Jixian, Tianjin, China numa área que é considerada ter tido muita atividade magnética e vulcanismo submarino em uma lagoa submarina.
World's rarest gemstone list
A chamberite ocorre associada aos minerais evaporitos, halita, anidrite e gipsita.

Taaffeite
World's rarest gemstone list
Taaffeite é um mineral, batizado em homenagem ao seu descobridor Richard Taaffe (1898-1967), que encontrou a primeira amostra, uma gema cortada e polida, em outubro de 1945, em uma joalheria em Dublin, na Irlanda. Como tal, é a única pedra preciosa a ser inicialmente identificada a partir de uma pedra facetada. A maioria das peças da gema, antes de Taaffe, havia sido erroneamente identificada como espinélio. Por muitos anos depois, era conhecido apenas em algumas amostras, e ainda é um dos mais raros minerais de pedras preciosas do mundo.
World's rarest gemstone list
Foi o primeiro caso de um novo mineral descoberto não na antureza mas em uma joalheria.
Taaffeite ocorre em rochas carbonáticas ao lado de fluorita, mica, espinélio e turmalina. Este mineral extremamente raro é cada vez mais encontrado em depósitos aluviais no Sri Lanka e no sul da Tanzânia, bem como em taaffeite de baixo grau em sedimentos de calcário na China.

Musgravite
World's rarest gemstone list
Musgravite é um mineral óxido raro. É usado como uma pedra preciosa. Foi descoberto em 1967 nas Montanhas Musgrave, na Austrália do Sul e nomeado com o nome do local. É um membro da família de minerais taaffeite. Sua dureza é de 8 a 8,5 na escala de Mohs.

Grandidierita
World's rarest gemstone list
Grandidierita é um mineral extremamente raro e gema que foi descoberto por Antoine François Alfred Lacroix (1863 a 1948) em 1902 na província de Tuléar no sul de Madagascar.
World's rarest gemstone list
O mineral foi nomeado em homenagem ao explorador e naturalista francês Alfred Grandidier (1836 a 1912), que estudou a história natural de Madagascar. Ele visitou Madagascar três vezes entre 1865 e 1870, cruzando a ilha três vezes. Com outros, ele escreveu "L'Histoire physique, naturelle e politique de Madagascar", uma obra que abrange 40 volumes.

Poudretteita
World's rarest gemstone list
Poudretteita é um mineral extremamente raro e gema que foi descoberto pela primeira vez como minúsculos cristais em Mont St. Hilaire, Quebec, Canadá, durante a década de 1960.
O mineral foi nomeado para a família Poudrette porque eles operavam uma pedreira na área de Mont St. Hilaire, onde a poudretteita foi originalmente encontrada.
World's rarest gemstone list
 A pedreira de Poudrette é um dos maiores tesouros mineralógicos do mundo e o tipo de localidade onde são encontrados mais de 60 espécies minerais. A família Poudrette contribuiu grandemente para os estudos mineralógicos do Mont Saint-Hilaire, permitindo generosamente o acesso à sua pedreira.

Serendibite
World's rarest gemstone list
Serendibite é um mineral de silicato extremamente raro que foi descoberto no Sri Lanka por Dunil Palitha Gunasekera em 1902 e recebeu o nome de Serendib, o antigo nome árabe do Sri Lanka.
World's rarest gemstone list
O mineral é encontrado em escarros associados ao metassomatismo de boro de rochas carbonáticas, quando intrudidos por granito. Os minerais que ocorrem com serendibite incluem diósido, espinel, flogopita, escapolita, calcita, tremolita, apatita, grandidierita, sinhalita, hialofano, uvita, pargasita, clinozoisita, forsterita, warwickita e grafita.

Zektzerite
World's rarest gemstone list
Zektzerite foi descoberto por Bart Cannon em 1968 em Kangaroo Ridge perto de Washington Pass em Okanogan County, Washington, EUA. O mineral foi nomeado em homenagem ao matemático, geólogo e colecionador de minerais Jack Zektzer, que apresentou o material para estudo em 1976.
World's rarest gemstone list
O mineral foi identificado erroneamente como berilo alcalino (morganita) naquele momento. Posteriormente, em setembro de 1975, espécimes adicionais do mineral foram encontrados em um pedregulho no lado norte de Kangaroo Ridge a uma altitude aproximada de 6500 pés, foi reconhecido que o material não era berilo.

Fonte:

Sem comentários :

Segue oficina70.com