oficina70.com: Formação e tipos de depósitos de ouro

Formação e tipos de depósitos de ouro

Os minérios de ouro desenvolvem-se em contato com falhas norte-sul que se cruzam com xistos paleozóicos, arenitos e calcários dolomíticos em veios de alguns metros de espessura. Nomeado em uma ganga quartzica, seus minerais opacos metalíferos mais abundantes são sulfitos: mispickel, pirita e pyrrhotite enquanto galena e calcopirite são freqüentes. Mineralização eruptiva associada ao vulcanismo granítico e ácido em uma zona de subducção.
Formação e tipos de depósitos de ouro

Os depósitos de ouro são divididos em dois tipos principais:
1- Depósitos primários de ouro
Formação e tipos de depósitos de ouro
Depósitos primários são anomalias geológicas, isto é, concentrações excepcionais de ouro em rochas, concentrações freqüentemente encontradas em veios de quartzo. A tectônica e o vulcanismo algumas vezes reformularam rochas e, em alguns casos, fizeram com que metais aparecessem.
formação e tipos de depósitos de ouro
Atualmente, a mineração primária de ouro representa apenas uma pequena parte da produção total (5%), pois requer uma tecnologia complexa que envolve principalmente trabalho subterrâneo: perfurar poços e desvios a um mínimo de a uma profundidade de cem metros, seguida de uma remoção mecânica do minério por esmagamento, moagem, assentamento ...

2- Depósitos secundários de ouro
formação e tipos de depósitos de ouro
Os depósitos secundários provêm da destruição gradual dos depósitos primários pela erosão. A mineralização de ouro das rochas intemperizadas é então liberada, elas são transportadas pelo escoamento.
formação e tipos de depósitos de ouro
Suas acumulações, no local, provêm da destruição e da lixiviação das rochas pela erosão, formando assim depósitos eluviais. Quando seu transporte termina em terraços aluviais planos ou em leitos de rios, a mineralização forma depósitos aluviais.

Estas são as principais fontes de produção de ouro no mundo.

Saiba mais sobre ouro nativo:
Os tipos de solos que contém ouro:

Principais tipos de depósitos de ouro no Brasil:

Minerais que estão associados ao ouro:

Formações rochosas que contém ouro:

Como identificar ouro em uma pedra:

Variedades do ouro na natureza:

Segue oficina70.com