Como limpar Cristais de Quartzo

Quando tirados do solo, os cristais de quartzo não têm aquela aparência transparente de cristal que eles têm quando esta numa loja de pedras.
https://www.youtube.com/watch?v=WmQLkrNOyQ8
Cristais recentemente minados ou agrupamentos de cristais costumam estar cheios de sujeira e terra, e a sua superfície provavelmente estará coberta por uma camada de óxido. São necessários alguns passos para um cristal de quartzo ficar polido e bonito como aquele lá da loja de cristais.

Aqui estão as instruções de como polir cristais de quartzo:
Lave a argila ou sujeira
Imagem de wikihow.com
Com uma mangueira de jardim tire a maior parte da terra, mas não tire a sujeira de dentro das pequenas fissuras e reentrâncias. Se você tiver um agrupamento de quartzo, as rachaduras pequenas e a base do agrupamento estarão cheias de sujeira. Usando uma escova de dentes velha e água limpa, escove o cristais. As cerdas da escova devem remover a maior parte da sujeira de difícil acesso. Um bico na mangueira com pressão também pode forçar a sujeira a sair das rachaduras internas pequenas.

Remova a camada de óxido
Como limpar e polir Cristais de Quartzo
Imagem de wikihow.com
A camada de óxido que fica em volta do cristal de quartzo pode ser removida com ácido oxálico e água. O ácido oxálico está disponível em pó em drogarias ou lojas de pedras. A proporção de mistura recomendada é de 450 g de oxálico para 7,5 l. Misture o ácido com água fria em um balde de plástico grande. Mergulhe os cristais no líquido e deixe descansar ao ar livre num local com sol por vários dias.
ATENÇÃO ao ácido, mais informações sobre ele estão abaixo.
Se estiver com pressa e não puder esperar alguns dias, dá para remover a camada de óxido do quartzo mais rápido. Para acelerar o processo, esquente a mistura de água e ácido oxálico. Remova ácido o suficiente para cobrir o cristal e aqueça o ácido a fogo baixo, sem deixar ferver, ou aqueça-o ao ar livre numa panela de aço inoxidável num fogão portátil de butano ou propano. NÃO DEIXE FERVER. Mergulhe os cristais e deixe-os ficar na mistura quente por vários minutos.

Limpe os cristais
Como limpar e polir Cristais de Quartzo
Imagem de wikihow.com
Usando luvas de borracha, remova os cristais do banho de ácido e limpe-os bem com bastante água limpa de uma mangueira, toamando sempre o cuidado para a água com o ácido não saltar para os olhos e partes desprotegidas do corpo.

Repita conforme necessário
Como limpar e polir Cristais de Quartzo
Imagem de wikihow.com
Pode levar vários ciclos desse processo até os cristais ficarem brilhantes e polidos. Pequenos agrupamentos de quartzo costumam precisar que se repita o processo 3 ou 4 vezes antes de ficarem limpos e polidos de verdade.

Jogue o ácido fora
Como limpar e polir Cristais de Quartzo
Imagem de wikihow.com
É muito importante jogar o ácido que ficou no balde fora adequadamente depois de usá-lo. Antes de jogar fora, o ácido deve ser neutralizado com carbonato de cálcio, bicarbonato de sódio ou cinzas frias.

Seque e faça o polimento dos cristais
Como limpar e polir Cristais de Quartzo
Imagem de wikihow.com
Deixe-os secar ao natural ou use um pano macio. Então, combine 2 partes de água para 1 de vinagre. Molhe um pano seco, limpo e macio na mistura de vinagre e faça o polimento dos cristais. Quando a superfície estiver seca, use um pano seco para polir bem o cristal.

Dica:
Use uma mangueira de jardim em vez de uma pia para remover a terra. Se fizer isso na pia, a sujeira vai acumular nos canos e entupi-los.

AVISO:
Sempre use luvas de borracha ao lidar com o ácido oxálico em forma líquida ou em pó. Ele é cáustico e vai causar queimaduras químicas se entrar em contato com sua pele.
Nunca aqueça o ácido oxálico dentro de casa, pois a fumaça pode ser forte e causar irritação sem uma ventilação adequada.

Materiais necessários:
Cristal de quartzo, aglomerado de cristais, geodes de cristais ou drusa de quartzo;
Escova de dentes velha;
Bico para mangueira de jardim;
Água corrente limpa;
Ácido oxálico;
Balde de plástico grande;
Luvas de borracha;
Panos secos e macios;
Vinagre.

Onde comprar ácido oxálico:
frasco de vidro antigo de farmácia
Ácido Oxalico em frasco antigo de farmácia 
O ácido oxálico é mais comumente conhecido como Sal Azedo.

Outras aplicações deste ácido:

É usado no meio náutico para limpeza do Gel Coat dos barcos.
Elimina ferrugem em metais, mármores e outras pedras.
Usado também para clarear madeiras, entre várias outras aplicações.

Armazenamento do ácido:
Armazene o ácido em áreas cobertas, secas, fresca, bem ventilada, longe da humidade e do calor.

Riscos à saúde:
Nocivo em caso de ingestão e em contato com a pele. Evitar o contato direto com os olhos e pele. Manter fora do alcance das crianças.

Fonte:

2 comentários:

  1. Olá! Primeiramente gostaria de agradecer pela postagem pois é a mais completa que encontrei para limpeza de cristais! A minha dúvida é a seguinte, na minha região é bem difícil encontrar ácidos e reagentes em geral... Existe outro ácido ou substância que eu pudesse utilizar?

    ResponderEliminar
  2. Olá Whelley Izidro. Recomendamos somente os ácidos descritos no artigo acima, no entanto há quem limpe com água sanitária deixando os cristais de molho por algumas horas ou dias dependendo na sujeira e há até quem limpe com produtos "limpa vidro", porém nunca fiz isto e portanto não recomendo. Pode sempre encomendar os ácido na internet, procure por ácido oxálico e veja os resultados de pesquisa. Obrigado, fica bem e boa sorte.

    ResponderEliminar

Segue oficina70.com