GDA o substituto do cianeto na recuperação do ouro

É o fim do uso do cianeto na mineração do ouro
Alemanha, República Checa, Hungria, Turquia, Costa Rica, os estados de Montana e Wisconsin nos Estados Unidos e muitas regiões da Argentina baniram a mineração do ouro com o uso do cianeto que é altamente tóxico.
Ainda assim, quase 90% de toda a produção mundial de ouro é feita a partir do processo de cianetação do ouro.

Este novo método usa um açúcar ecológico derivado do amido de milho para se eliminar o uso de cianeto tóxico para purificação de ouro.

Este substituto também pode ser usado para extrair ouro de resíduos eletrônicos.
Uma vez que o cianeto ainda é usado na solução eletrolítica na recuperação do ouro via galvanização reversa.

Mas então, como o cianeto é usado para  extrair o ouro
A cianetação do ouro, também chamada de cianeto de lixiviação ou cianidação, é um processo utilizado para extrair ouro a partir de minério bruto retirado do solo. Este método utiliza o cianeto para dissolver o ouro dentro da rocha, que, em si, não é solúvel em cianeto. O ouro é então retirado em forma líquida, podendo ser tratado para remover o cianeto. Quase 90% de todo o ouro extraído comercialmente é feito por cianetação . O processo tem sido considerado controverso desde o seu início, devido à natureza tóxica do cianeto e a ameaça que representa para o ambiente e as pessoas que trabalham nas instalações de extração e mineração.

A cianidação começa após a descoberta do ouro e da separação do minério bruto, muitas vezes, por meios explosivos. O minério é moído até facilitar o processo de lixiviação. A quebra do minério em pedaços mais finos é chamada de lixiviação. O processamento do minério imediatamente, sem esmagá-lo, é conhecido como lixiviação de despejo. Cada processo, no entanto, utiliza o cianeto para remover o ouro a partir do minério.
Dependendo dos outros metais que estão presentes no minério, os procedimentos preliminares muitas vezes são necessários para assegurar uma extração produtiva e eficaz. Tal processo é a lavagem de minério, ou a submersão do minério em água com um pH elevado, conhecido como uma solução alcalina. 

Uma solução de óxido de cálcio alcalina é frequentemente utilizada para neutralizar os ácidos potenciais. Após isso, a solução é inundada com ar, ou gaseificada. Estes métodos limitam a extensão em que o ferro e o sulfeto, comumente encontrados em minério, interagem com o cianeto. A utilização de cálcio pré-óxido de cianidação ajuda a assegurar que nenhum cianeto de hidrogênio, uma forma altamente tóxica de cianeto, seja liberado durante o processo.

A cianidação começa com a separação do ouro a partir do minério bruto, por meios explosivos.
O método de cianetação do ouro é geralmente realizado em um ambiente ao ar livre, apesar de uma instalação interna, que atenda às normas de segurança, por vezes ser aproveitada. Um sal de cianeto, tal como potássio, sódio, ou de cálcio de cianeto, é misturado com água e em seguida é aplicado ao minério. Esta parte do processo está completa quando a maior parte do ouro obtenível está liquefeita e foi removida.

A quantidade de tempo necessária para completar a cianetação varia entre 10 a 44 horas, e depende do tamanho das partículas de ouro presentes no minério. Quanto mais oxigênio presente no momento da cianidação, menos tempo o processo irá levar. Quando o ouro for suficientemente dissolvido, é recuperado por dois métodos. No primeiro, ele é absorvido em partículas de carbono grandes que são filtradas a partir do minério. No processo de precipitação Merrill-Crowe, o oxigênio é removido da solução, que é então infundida com zinco em pó e passada através de um filtro.

Os riscos ambientais da utilização da cianidação do ouro são inúmeros, especialmente porque o processo muitas vezes ocorre ao ar livre. Se as precauções de segurança apropriadas não forem tomadas, pode haver consequências graves para os trabalhadores e os ecossistemas circundantes. Embora sejam tomadas medidas para garantir que nenhum cianeto de hidrogênio se desenvolva, outras formas de cianeto ainda representam um perigo para os organismos expostos.

Os efeitos do cianeto no homem
Devido à alta toxicidade, o cianeto se torna um forte veneno para o homem. Seus sintomas estão diretamente relacionados à dose de cianeto, à via de exposição e ao tipo do composto. Os sintomas a uma exposição leve de cianeto são: dor de cabeça, agitação, náuseas, desmaios, vômitos, confusão e incontinência. Já em caso de exposição a concentrações mais elevadas, os sintomas são: hipertensão seguida de hipotensão (diminuição da pressão arterial), taquicardia seguida de bradicardia (diminuição da frequência cardíaca), dispneia (dificuldades para respirar), descoordenação de movimentos, convulsões, cianose, coma e disfunção cardíaca ou respiratória, que pode ser fatal.

O substituto do cianeto

Conhecido como Agente de Depuração do Ouro (Gold Dressing Agent - GDA), este produto é fácil de se obter, ele tem origem chinesa, atende aos requisitos ambientais, reduz o tempo de lixiviação, aumenta a taxa de recuperação de ouro, reduz os custos de energia e o tratamento de efluentes.

Embora o cianeto seja barato, eficaz e biodegradável, sua alta toxicidade levou os pesquisadores a desenvolverem novos métodos para extrair o ouro usando reagentes menos tóxicos. Outros extractantes foram examinados incluindo tiossulfato (S2O32-), tioureia (SC (NH2) 2), iodo / iodeto, amoníaco, mercúrio líquido e alfa-ciclodextrina. Mas todos estes desafios esbaram nos custo dos reagentes e na eficiência da recuperação do ouro.
A venda de cianeto é controlada pelas forças de segurança.
Sir Fraser Stoddart, chemistry and Zhichang Liu
Sir Fraser Stoddart, químico e Zhichang Liu os inventores do novo método.
Este novo método de recuperação de ouro foi descoberto por acaso quando o estudante Zhichang Liu, misturou o conteúdo de dois tubos de ensaio, um com alfa-ciclodextrina (um tipo de açúcar resultante da degradação do amido de milho por uma bactéria) e o outro com uma solução que continha ouro.

De forma inesperada, minúsculas agulhas se formaram rapidamente na mistura.

As verificações revelaram que essas agulhas surpreendentes eram complexos de íons de ouro capturados por átomos, água e ciclodextrina.
Assim Zhichang Liu acabava de encontrar uma fórmula mágica para isolar o ouro de qualquer outra coisa, e de forma ecológica".

Fonte principal:
https://www.ecycle.com.br
https://www.terra.com.br

Onde comprar o Agente de Depuração do Ouro (GDA), no Alibaba:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Segue oficina70.com