Como conhecer os indicadores naturais de ouro

Este é um estudo não completo sobre a Geologia do Ouro para que você possa entender melhor um pouco sobre onde encontrar ouro no solo e que tipos de solo contêm ouro.
que tipo de solo contém ouro, onde achar ouro
Geologia do ouro e os indicadores naturais que podem ajudá-lo a encontrar ouro
Nem todos os depósitos de ouro foram encontrados e extraídos. Ainda existem lugares que contêm ouro que nunca foram trabalhados, apesar do fato de os mineiros terem procurado ouro por centenas de anos até agora. Então você pode encontrar um desses depósitos de ouro não descobertos, e você terá uma boa chance de encontra-lo se estudar um pouco da geologia do ouro, algo que muitas pessoas não sabem. Para encontrar um desses depósitos, você precisa identificar os indicadores naturais que o levarão a encontrar o ouro.

Aprenda a geologia da área a qual quer pesquisar
É extremamente importante aprender sobre a geologia do local onde quer garimpar ouro. Todas as áreas são diferentes, e você precisa entender o que procurar na área específica que você está procurando ouro. Há certas coisas que são comuns a todos os locais onde há ouro, mas entender exatamente onde e como o ouro é encontrado num local em particular que você está procurando é extremamente importante.

Tipos de rocha produtiva para a área
Ao pesquisar um local de mineração, boas referências de geologia de ouro indicarão os tipos de rocha geral que são associados às minas de ouro produtivas da área. Preste atenção a esses tipos de rochas mais comuns e sempre esteja procurando por elas quando estiver em prospecção. Elas podem ser um indicador de onde o ouro ocorrerá.

O tipo de rocha, por si só, geralmente não é um ótimo indicador de onde procurar, já que provavelmente é comum quando você está dentro de uma área de ouro conhecida, mas é uma das muitas coisas que vale a pena considerar.

Provavelmente, tão importante que identificar as rochas associadas ao ouro é ser capaz de identificar as rochas hospedeiras que geralmente não estão associadas ao ouro. Se sua pesquisa nunca indicou que o ouro ocorre dentro de um certo tipo de rocha, então você certamente não quer gastar uma quantidade significativa de tempo pesquisando nesse tipo de geologia.

Zonas de contato geológico
Ser capaz de identificar pontos de contato geológicos é muito importante (e muitas vezes completamente ignorado) pelos garimpeiros para encontrar áreas que o ouro irá ocorrer. Simplificando, esta é uma área onde dois tipos diferentes de rochas se juntam. Sua pesquisa indicará que tipos de rocha existiu um contato. Muitas vezes, os tipos de rocha são irrelevantes, pois o ouro parece ocorrer em todos os tipos diferentes. O que é mais importante é que ocorra algum tipo de contato, que criou pressão entre dois tipos de rocha e, muitas vezes, temperaturas extremamente elevadas que causaram a formação de fissuras e o ouro foi empurrado para a superfície.

Procure por pontos de contato onde diferentes tipos de rocha se juntam em um ângulo de 90 graus. Esses contatos resultaram em condições de alta pressão e alta temperatura que normalmente produzem ouro. Você descobrirá que muitas dessas áreas terão algum funcionamento histórico, ainda existem áreas que são zonas de contato que provavelmente você estudo na escola nos seus "livros didáticos" e que são muito ricas em ouro mas que nunca foram extraídos.

Geologia do ouro e alterações na cor do solo
As mudanças de cor no solo são outro indicador de um ponto de contato. Dependendo de quanto o suporte esta exposto em uma área, você pode ou não ser capaz de identificar facilmente os pontos de contato onde diferentes tipos de rocha se juntam, mas você poderá ver onde a cor do solo muda. Uma vez que o solo é composto da rocha hospedeira, mesmo uma pequena alteração na cor do solo pode ser um excelente indicador de uma zona de contato.
Algumas mudanças de cor podem ser facilmente evidentes, enquanto outras podem ser bastante sutis. Você não está procurando pequenas áreas com mudanças menores aqui, você quer tentar identificar linhas distintas de diferentes tipos de solo.

Essas zonas de contato podem ser geralmente curtas, mas às vezes elas são muitas longas e retas, em uma linha que geralmente estendem-se por muitas milhas. Você também pode ter sucesso em encontrar novas áreas de ouro, localizando minas produtivas e depois anotando uma mudança de cor que se estende da mina. Pode haver valiosos depósitos de ouro em uma drenagem próxima que são uma extensão da mesma zona de contato que ocorre em uma mina bem conhecida apenas ao longo de uma colina. Lembre-se de sempre estudar os diferentes tipos de geologia do ouro e logo você descobrirá que existem muitas áreas que ainda não foram pesquisadas.

Lembre-se também de ver filmes ou fotos de minas antigas como a da Mina de Serra Pelada e note a cor do solo, que neste caso, o solo era de cor avermelhada.
E não é preciso voltar muito ao passado da Serra Pelada, basta fazer uma pesquisa da maiores minas a cêu aberto do mundo e reparar nas cores do solo, geralmente amarelado, preto ou um vermelho alaranjado.

Indicadores de ouro natural
Os seguintes metais descritos são vários indicadores muito fortes de potenciais áreas que podem conter ouro.

Mancha de ferro,
Hematite,
Magnetite,
Areia negra.

Se você alguma vez fez prospecção de ouro, provavelmente você sabe que o ouro e o ferro têm um relacionamento muito forte. O ouro é quase sempre associado ao ferro. Quando você escolhe o ouro e encontra as areias negras entre o ouro fino que geralmente é composto de hematita e magnetita. Estes são ambos os tipos de óxido de ferro que são comuns a praticamente todas as áreas de ouro.

Você também descobrirá que a maioria das áreas que você pode encontrar pepitas (nuggets) de ouro com um detector de metais também possuem alto teor de ferro.
Isso é facilmente visível pela presença de solos muito escuros. Eles são freqüentemente de cor preta ou avermelhada, mas podem até mostrar roxo, laranja, amarelo e uma variedade de cores diferentes. Estes solos escuros ou de cores vivas podem ser um indicador de alto teor de ferro, bem como muitos outros minerais associados ao ouro.

Este é o motivo pelo qual é recomendável usar detectores de metal especificamente projetados para detectar pepitas de ouro, já que eles são especificamente projetados para lidar com esses ambientes altamente mineralizados e ricos em ferro.

Quartzo
A maioria das pessoas conhece a associação comum de ouro com quartzo. As veias de ouro geralmente se formam na rocha de quartzo e certamente é um indicador a ser procurado. No entanto, muitos prospectores dão mais atenção ao quartzo do que ele realmente merece.

O quartzo é o segundo mineral mais abundante na superfície da Terra, e pode ser encontrado em muitos locais que têm muito pouco ou nenhum ouro. Assim, a presença de quartzo por si só é um indicador bastante pobre do potencial de ouro, porém, não o substime.

Embora a presença de quartzo sozinho não seja um indicador muito bom de onde o ouro pode ser encontrado, não há dúvida de que existem muitas áreas de ouro onde ouro e o quartzo têm uma forte correlação.
Eu geralmente considero o quartzo como um bom indicador, uma vez que sei que estou em uma área conhecida de ouro e que existe uma relação entre ouro e quartzo.

Deixe-me explicar isso um pouco mais para esclarecimentos. Existem algumas áreas de ouro onde o ouro e o quartzo são comumente encontrados juntos. Muitas vezes, as pepitas de ouro que são encontrados terão uma textura muito grosseira e ainda terão um quartzo preso a eles nos sulcos da pepita. Isso indica que eles foram corroídos diretamente do quartzo. Nessas áreas, vale a pena passar algum tempo em detectar metais em torno de afloramentos de quartzo e escanear peças de quartzo com seu detector.

A pesquisa é mais uma vez uma boa maneira de determinar o valor do quartzo como um indicador em uma área. Os relatórios de mineração ou mapas gemológicos específicos mencionam frequentemente se as veias de ouro ocorrem no quartzo.

Outra coisa que vale a pena notar sobre o quartzo é que o tipo de quartzo que o ouro geralmente é encontrado não é o puro branco. Mais comumente, mostrará manchas de ferro significativas, e o quartzo terá uma aparência suja com manchas avermelhadas / castanhas.
O ouro pode ser encontrado em quartzo branco puro, mas é muito mais raro e altamente colecionável. Portanto não é aconselhável recuperar o ouro deste tipo de quartzo uma vez que o valor será maior se o ouro ainda permanecer nela.

Aparência semelhante nos locais de ouro nas proximidades
Uma das melhores maneiras de encontrar novos depósitos de ouro não descobertos é estudar a geologia de locais de ouro conhecidos e depois explorar as margens circundantes desse local. Identifique áreas que tenham uma aparência geológica semelhante.

Não estamos discutindo nenhum indicador específico aqui.
Este poderia ser um ou vários indicadores naturais que são semelhantes a um local de ouro com um histórico conhecido de produção de ouro. Esta é uma das melhores maneiras de encontrar uma área que ninguém já tenha prospectado antes, mas pode levar muito tempo e paciência, e você provavelmente passará muito tempo procurando antes de tropeçar com qualquer ouro.

Depósitos bancários de placer
Os depósitos de bancos são locais próximos do canal do rio que foram deixados "altos e secos" à medida que o rio corroeu e se moveu ao longo do tempo. Alguns rios estão constantemente em movimento e mudando seu caminho. Alguns rios que estão profundamente arraigados na rocha realmente não se movem muito, mas muitos rios que têm um caminho mais largo e sinuoso mudarão a localização com freqüência com cada enchete de água. Essas mudanças podem ser tão pequenas quanto alguns pés ou às vezes são centenas de pés. Quando isso acontece, os depósitos de placeres ricos em ouro podem ter "deixados para trás" pelo rio, e permanecerem no local longe do canal atual do rio.

Os depósitos de bancos também ocorrem quando um rio naturalmente corrompe-se para baixo. Nestes casos, uma camada de cascalho de ouro será encontrado frequentemente a poucos metros acima da atual marca de águas altas do rio.

Parece que a maioria dos mineiros de placer estão concentrados na borda da água, e não demoram para olhar ao redor e estudar o rio. Mesmo em áreas que foram prospectadas com força ao longo dos anos, encontrar uma pepita perto da água pode ser difícil, os depósitos bancários são muitas vezes deixados quase intocados.

Canais de rios antigos
Um pouco semelhante aos depósitos de bancários, a presença de canais de rios antigos é algo que muitos prospectores ignoram completamente, ou nem sequer conhecem. A coisa emocionante sobre a localização de rios antigos é que eles são, em algum momento, quase desconhecidos e que nunca foram pesquisados ​​com detectores de metais.

Então, o que é um rio antigo?
Imagine por um momento que estamos no período jurássico, aproximadamente 200 milhões de anos atrás. Um rio rico em ouro está fluindo; Um rio que nunca foi prospectado e que não foi tocado pelo homem. Tem milhões de onças de ouro dentro do seu cascalho.

À medida que os anos passam, a Terra muda de maneiras dramáticas. As placas tectônicas se juntam e criam as montanhas que agora existem em todo o oeste dos Estados Unidos. Algumas áreas que antes eram fundos do vale agora estão localizadas no alto de uma montanha.
Muitas pessoas têm dificuldade em compreender o quanto a Terra pode mudar ao longo de milhões de anos, mas certamente tem. Existem rios antigos que já estavam cheios de água e ricos em ouro que agora são encontrados acima da linha de água existente. Claro que eles não contêm mais água, mas o antigo canal do rio (e ouro) permanece.

Identificar um antigo canal do rio é realmente bastante simples, uma vez que você sabe o que procurar. Pense em quão diferente é a rocha desgastada pela água em comparação com a rocha média que você encontra no lado de uma montanha. A aparência lisa e polida de cascalho dentro de um canal de um destes rios  vai estar sempre lá, mesmo depois de milhões de anos.

Se você notar rochas desgastadas pelo rio e cascalho longe de uma via navegável atual, pergunte-se "Como chegou lá?"

Mais uma vez, estudar relatórios de mineração antigos pode fornecer alguma visão sobre onde canais de rios antigos podem ser encontrados.
Em caso de dúvida, coloque as suas botas de caminhada e comece a explorar!

Outros artigos sobre ouro nativo para que possamos o ajudar a encontrar a sua primeira pepita de ouro:
http://www.oficina70.com/p/como-identificar-ouro-em-uma-pedra.html

Nota:
Este não é um estudo conclusivo e muito menos completo sobre os indicadores de ouro, é apenas um parte para o seu conhecimento e enriquecimento no quesito, ouro.
Se ainda tiver tempo, inscreva-se em um curso de geologia ou gemologia e obtenha muito mais conhecimentos.

Fonte:

Sem comentários:

Enviar um comentário