Como identificar ouro em uma pedra

Como identificar o ouro em uma pedra de quartzo
Imagine-se vagando em um rio e olhar para baixo e ver uma substância brilhando ao redor de seus pés.
Seria possível que realmente fosse ouro?
Substâncias como mica e pirita de ferro, também conhecidas como ouro de tolo, se parecem muito com o ouro de verdade para um prospector amador, mas não são.

Identificando o ouro na pedra

1. Examine a pedra à sombra ao invés da luz do sol. Ouro verdadeiro ainda terá um brilho amarelo, mesmo em uma sombra, enquanto o ouro de tolo não. Se não houver nenhuma área sombreada, feche as duas mãos juntas e coloque a pedra entre elas para examiná-la.

2. Tente cortar a substância com uma faca ou outro metal que tenha uma ponta. Ouro real é muito maleável e pode ser cortado ou marcado de forma relativamente fácil. Ouro de tolo irá lascar ao tentar cortá-lo. Alternativamente, se suas unhas forem longas e fortes o suficiente, aperte uma área com a ponta dela. O verdadeiro será amassado por essa ação, mas o falso lascará ou nada fará.

3. Examine a pedra sob uma lupa. Se o material parecer esquisito, então é mais provável que o ouro não seja real. O verdadeiro parecerá mais com uma bola do que um floco.

4. Coloque uma gota de ácido muriático sobre as áreas da pedra que procurar ouro. Se ele for verdadeiro, nada acontecerá. No entanto, se a superfície da pedra começar a formar espuma e, eventualmente, a substância dissolver-se, estará lidando com ouro de tolo.
Nota:
Tenha em atenção que este teste em pedras de quartzo que contenha ouro fica sem efeito, isto porque o ácido agirá no quartzo que é uma área maior. Assim o ácido vai corroer o quartzo deixando o ouro.
5. Contate o departamento de geologia em sua faculdade ou universidade local se estiver inseguro. Um geólogo será capaz de olhar para a pedra a uma certa distância e determinar se ela contém ouro.

Dicas:
Mesmo se o "ouro" na sua pedra for realmente pirita de ferro ou mica, isso não significa que ele não tenha nenhum valor. Ainda poderá ser um belo espécime para um colecionador ou poderá mantê-lo como uma peça de conversação.
Nem sempre o ouro esta em uma forma mais compacta na rocha, por vezes o ouro esta disperso na rocha como em algumas encontradas nas Serras Catarinenses.

ATENÇÃO:
Ácido muriático pode ser comprado em lojas que vendem material de piscina ou de construção.
Certifique-se de usar luvas e tenha cuidado ao manusear qualquer tipo de ácido para que não queime sua pele. Se o ácido muriático entrar em contato com a pele, lave a área afetada imediatamente com água. Consulte o seu médico se a queimadura persistir.
Fonte:

17 comentários:

  1. Sou campos Goytacazes tem algum lugar pode me indicar garimpa.. e possível encontrar algo nas cachoeiras e rios daqui

    ResponderEliminar
  2. Ouro também pode ser encontrado em terrenos alagadiços de montanhas

    ResponderEliminar
  3. posso encontrar ouro em terrenos argilosos,?sem rio,mais com veios de agua?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não podemos afirmar isto, pode e não pode. O que vai ditar esta regra é a geologia da área e o tipo de solo envolvente de onde quer garimpar. O melhor é pesquisar na área se já houve minas de ouro perto, indício de ouro ou minerais associados ao ouro. Faça algumas escavações no terreno e garimpe a argila ou cascalho mais grosso da argila, tenha em atenção a areia preta nesta argila, se há ou não. Fica bem e boa sorte.

      Eliminar
    2. então temos um terreno em MG tem uma boa argila acredito que já foi garimpo alguns buracos, tem alguma pedras e retos sedimentares e pedras pedras

      Eliminar
  4. Achei uma rocha mas nao é ouro ..eu quebrei e saiu uns quadradinhos dele gostaria de saber o q é

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Envia fotos para o grupo para ver se podemos o ajudar.

      Eliminar
    2. Achei uma pedra com amarelinho com uma cor incrível parece ouro 24 vou mandar foto

      Eliminar
  5. Tenho umas rochas vermelha, parece cobre com ouro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adere ao nosso grupo no Facebook e depois envia fotos no privado ou posta no grupo para ter opiniões de mais pessoas. Obrigado e boa sorte https://www.facebook.com/groups/835460939940743/

      Eliminar
  6. Encontrei uma pedra mais num tenho certeza ser é Ouro??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem conhece ouro vai dizer que a sua pergunta é inútil, no entanto já não lembram que não nasceram sabendo disto. Eu também não conhecia mas com estudo e pesquisa sei diferenciar, e para quem ainda não sabe distinguir o que é ouro, há muitos testes caseiros na internet e no YouTube. Temos diversos artigos explicando isto é só pesquisar no Google e em seguida do que quer pesquisar colocar o nome do nosso site (oficina70) você será encaminhado para vário de nossos artigos. Mas pode pesquisar no Google que tem muitos artigos bons. Pode também entrar no nosso grupo do Facebook e enviar mensagem privada ou pública para que outras pessoas possam o ajudar. Fica bem e boa sorte

      Eliminar
  7. PARABENS PELO SEU TRABALHO MUITO EDUCATIVO APREDI MUITO .OBRIGADO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns amigo show de bola seu blog..atrás dele estou tendo resutado incrível com ouro você Dirce para procurar no cascalho de areia grossa..Rapaz tive muita sorte olha que foi em um rio do Rio de Janeiro não posso falar o lugar senão dar poblema dar polícia e tudo o negócio é manter sigilo..

      Eliminar